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08 janeiro 2016

Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da Salvação na carta aos Romanos Lição 02: A necessidade dos gentios

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A necessidade dos gentios.
- Depois, utilizem a dinâmica “idolatria não!”
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Idolatria não!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre idolatria.
Material:
Retratos dos alunos do RG ou Carteira de motorista
Procedimento:
- Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da Carteira de Motorista.
- Recolham estes documentos.
- Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de beltrano...
- Agora, perguntem:
O que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
- Agora, observem esta situação:
Se um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente os alunos vão responder negativamente.
- Agora, reflitam com os alunos:
Na 1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas, como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele espírito?
Qual a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para representar Deus?
Uma foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando e idolatrado através de objeto de culto.
- Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia um dos temas da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.