Juvenis - Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração Lição 05: Regras para um louvor nota 10

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Regras para um louvor nota 10.
- Depois, utilizem a dinâmica “Louvor nota 10”, que servirá para introduzir o estudo sobre como deve ser o louvor a Deus e na Igreja e oportunizar a participação dos alunos com ideias que já conhecem sobre o assunto.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Louvor nota 10
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre como deve ser o louvor a Deus e na Igreja.
O oportunizar a participação dos alunos com ideias que já conhecem sobre o assunto.
Material:
01 folha de papel ofício para cada grupo
01 caneta para cada grupo
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador de quadro branco ou 01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em grupos de 03 pessoas.
- Entreguem para cada grupo uma folha de papel ofício com a seguinte frase: Regras para um louvor nota 10.
- Solicitem que eles pensem, reflitam e escrevam algumas ideias para compor as regras de um louvor nota 10.
- Depois, organizem a turma em círculo e peçam que apresentem o que produziram.
- Enquanto os alunos apresentam, escrevam no quadro as indicações dos grupos.
- Depois, apresentem as regras apresentadas na lição. Vejam juntamente com os alunos se houver coincidência algumas delas.
- Em seguida, falem: Vamos agora estudar sobre as regras de um louvor nota 10.

Por Sulamita Macedo.