LIÇÃO 05 - O ARREBATAMENTO DA IGREJA / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS



LIÇÃO 05 - O ARREBATAMENTO DA IGREJA





TEXTO ÁUREO
"Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]." (1 Ts 4.17)




VERDADE PRÁTICA
O arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados.







INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, estudaremos a respeito de um dos acontecimentos mais gloriosos e esperados desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus - o arrebatamento da Igreja. Esta lição é de máxima importância para os nossos dias, já que ultimamente se ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus. 






I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS


Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra. Ele estará "nos ares" ou "nas nuvens" (1 Ts 4.17).

1. A reunião dos salvos no encontro com Cristo. A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1 Ts 5.23), e os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento (1 Ts 4.13).




2. Quem será arrebatado? Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento.  Só chegarão aos céus aqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida cristã não é fácil, exige renúncia. O caminho que conduz ao céu é estreito. Todo crente, em sua jornada aqui na terra, enfrenta montes e vales, alegrias e tristezas. Infelizmente, muitos não perseveram e acabam voltando atrás, se desviam e acabam vencidos pela carne, o mundo e Satanás. Seja fiel, meu irmão e minha irmã, pois há uma recompensa para os que são fiéis e igualmente para todos os infiéis. A Palavra de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios "ficarão de fora" (Ap 22.15), mas os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se encontrar com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer (Ap 3.12). Não desista!











II - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS


1. A ignorância acerca dos mortos (1 Ts 4.13). Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epistolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1 Co 15.12-23, 35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm dúvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a Palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (1 Ts 4.14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Co 15.20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.






2. A primeira e a segunda ressurreição. É a ressurreição dos salvos, daqueles que esperam a volta de Jesus. O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é "as primícias dos que dormem", conforme disse Paulo (1 Co 15.20). Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso: "as duas testemunhas" (Ap 11.1-12); o grupo dos "mártires", aqueles que aceitarão a Cristo na "grande tribulação" (Ap 7.9-17). A segunda ressurreição será para os ímpios, após o milênio (Ap 20.5,6).







3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar. Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1 Ts 4.17). A transformação dos vivos é um mistério: "Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Co 15.51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.

Diz a Bíblia "que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrrupção" (1 Co 15.50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3.21), os salvos poderão ir "ao encontro do Senhor nos ares".










III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE




1. Antes, é preciso vigilância. Como já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente, pois, quando "a trombeta de Deus" tocar, anunciando a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15.52).




2. Depois, viveremos felizes para sempre. Jesus, a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo 14.3). A Igreja, a "Noiva do Cordeiro", há de se encontrar com seu "Noivo", nas nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: "[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18).  Atualmente a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva do Senhor subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo "nas nuvens" (1 Ts 4.17). João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" (Ap 19.7).










CONCLUSÃO


No grande evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos salvos, dar-se-á a reunião de todos os filhos de Deus, que nEle creem, desde a fundação do mundo. Os mortos serão ressuscitados e os vivos serão arrebatados. Por isso, se você crê no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e procure purificar-se a cada dia mais, pois em breve a Igreja do Senhor não estará mais neste mundo tenebroso  (1 Jo 3.3).













------------------------------------------------

Referências

Revista Lições Bíblicas. O FINAL DE TODAS AS COISASEsperança e glória para os salvos. Lição 05 – O Arrebatamento da Igreja. I – Todos os salvos serão arrebatados. 1. A reunião dos salvos no encontro com Cristo. 2. Quem será arrebatado? II – O arrebatamento e a ressureição dos mortos. 1. A ignorância acerca dos mortos. 2. A primeira e a segunda ressurreição. 3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar. III – Antes do arrebatamento e depois dele. 1. Antes é preciso vigilância. 2. Depois, viveremos felizes para sempre. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2016.


Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.
http://www.escola-dominical.com/