OMS: VÍRUS ZIKA COM “PROPAGAÇÃO EXPLOSIVA”, PODE ATINGIR 3 A 4 MILHÕES

Casos de zika no mundo - 28/1/16 (Foto: Editoria de arte/G1)

A Organização Mundial de Saúde diz que a epidemia devírus Zika no continente americano se está a “propagar de forma explosiva” e estima que o número de casos atinja 3 a 4 milhões de pessoas infetadas.


A OMS convocou uma comissão de emergência para o dia 1 de fevereiro, para equacionar a resposta a dar à crise. A diretora-geral da instituição, Margaret Chan, afirmou que “ainda não foi estabelecida uma relação causal entre o vírus Zika e malformações nos fetos ou síndromes neurológicas e é importante frisar este ponto. Mas há uma forte suspeita. As possíveis ligações e suspeitas recentes alteraram rapidamente o perfil de risco do Zika, que passou de uma ameaça ligeira para uma de proporções alarmantes”.

O país mais afetado é o Brasil, onde o número de casos poderá atingir, segundo a OMS, 1,5 milhões. As autoridades sanitárias brasileiras estimam quase 4000 casos de microcefalia associados ao vírus. Detetado pela primeira vez no Uganda em 1947, o Zika não se transmite entre humanos, mas sim através da picada de mosquitos infetados.

Via: G1 e Euronews