SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

09 fevereiro 2016

Dinâmica da Lição 07: Sobre a vingança e o amor (Discipulando 1º Ciclo)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
Para a aula de hoje apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Sobre a vingança e o amor.”
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para o encerramento da lição sugerimos a dinâmica “Perdão é melhor do que vingança”.




Dinâmica: Perdão é melhor do que vingança

Objetivo:
Entender a mensagem bíblica sobre o Reino de Deus
Perguntas Chaves:
Como podemos abrir as portas do Reino de Deus?
O que significa o Reino de Deus?
Material didático:
Uma chave feita em papel cartão, grande e colorida.
Cartolinas coloridas ou não, cortadas em pedaços do tamanho de uma folha de papel ofício A4. Deve ter o número suficiente para que cada aluno receba um pedaço.
Lápis ou caneta e tesouras
Etiquetas colantes grandes
Atividade didática:
O professor apresenta as perguntas-chaves do estudo para os alunos e mostra a eles a chave grande que trouxe. Diz que aquela chave representa uma chave mestra, isto é, uma chave que abre todas as portas de uma casa ou de uma empresa. Essa chave fica nas mãos da pessoa que tem maior confiança do dono do local. Somente ela pode abrir as portas sem a necessidade da chave original, desde o portão.

Distribua as cartolinas entre os alunos e peça que cada um desenhe uma chave mestra para si, do tamanho da cartolina que receberam. Depois de desenhadas elas serão recortadas.

Em seguida, convide todos a escrever na chave a palavra arrependimento, prossiga a dinâmica solicitando para todos sentarem tranquilamente e lê primeiro o Evangelho de Mateus 3.1-3 e depois Mateus 18. 1-4. Ao concluir a leitura, pede aos alunos que reflitam em silêncio sobre as palavras de João e de Jesus e os seus significados. Dá-lhes alguns minutos para refletirem.

Então, pergunte-lhes o que as leituras dizem; o que João queria dizer com a mensagem de arrependimento? O que Jesus quer dizer com essas palavras “tornar-se como uma criança?” Quais as características de uma criança que a faz ser a maior aos olhos de Deus? Para cada pergunta dá um tempo para o debate e ao chegar à última pergunta, ajuda-os a apontar os verdadeiros valores cristãos. Diga-lhes que o arrependimento e conversão é a chave de entrada para o Reino de Deus e a sinceridade, generosidade, humildade, fidelidade, amor, perdão, fé, esperança, etc, são características das pessoas que vivem nesse Reino. Anote cada característica apontado em uma etiqueta que deve fica colada na chave do aluno.

Conclua mostrando que são esses valores que formam a chave mestra que abre as portas do Reino de Deus. Solicite aos alunos que levem as suas chaves para casa e a cada dia, pela manhã peçam a Deus que os ajudem a colocar pelo menos um valor cristão em sua vida; e à noite anotem na própria chave o valor que conseguiu viver naquele dia, agradecendo a Deus por essa graça.

Palavra de Reflexão:
Para explicar o significado principal dessa expressão precisamos compreender que Deus reina sobre todas as coisas desde sempre. Apesar da Bíblia declarar que o príncipe deste mundo é o diabo (Jo 16.11), isso não significa que ele seja o soberano e aja com liberdade plena como um governante soberano. A Bíblia declara claramente a soberania de Deus sobre tudo e todos (Sl 47.8), inclusive sobre o maligno (Fp 2.10-11).
O que significa reino de Deus?
Dessa forma, o reino de Deus é esse domínio pleno que Deus tem sobre todo ser, sobre toda as coisas existentes nesse mundo, inclusive as nossas vidas. Esse domínio se estende além do presente. Deus dominou ontem, domina hoje e dominará amanhã e para todo o sempre. Esse é o reino de Deus que está progressivamente tomando sua forma designada em cada tempo, até que chegue ao seu formato final na segunda volta de Jesus Cristo.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-07-sobre-vinganca-e-o.html#ixzz3zhVD9E5j
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS