SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

18 fevereiro 2016

Dinâmica da Lição 08: Adoração X idolatria (Juvenis)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Adoração X idolatria.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem uma das três dinâmicas sugeridas logo abaixo:



Dinâmica – A quem pertence meu coração?

Objetivo:
Refletir sobre a idolatria na música cristã.
Material didático:
Duas fotos recortadas de cantores que sejam ídolos jovens da atualidade da música secular e duas fotos de cantores gospel que sejam ídolos nos dias atuais.
Uma sacola para guardar as fotos
01 coração grande feito de cartolina e dentro dele o nome DEUS.
Fita adesiva.
Atividade didática:
- Apresente o grande coração com a palavra DEUS no meio e diga: DEUS é o ser que deve ter prioridade em nossa vida e em nosso coração, Ele deve estar acima de tudo e de todos.
- Neste momento pergunte: Depois de estudarmos esta lição, como vocês definiriam a palavra “ídolo” e “idolatria”? Ouça atentamente cada resposta dos seus alunos, caso seja necessário esclareça que ídolo ou idolatria deve ser visto como tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nosso coração. Esclareça que a palavra coração é usada por várias vezes na Bíblia para referir-se a nossa alma (mente, desejos e sentimentos). Diga que DEUS é quem deve ocupara o centro de tudo isso. Solicite de algum aluno para segurar mais uma vez o grande coração com a palavra DEUS, e fale: esse é o grande propósito do Senhor.
Retire da sacola as fotos recortadas de cantores que sejam ídolos jovens da atualidade da música secular e as fotos de cantores gospel que sejam ídolos nos dias atuais, em seguida vá colando as fotos em cima da palavra DEUS que está dentro do coração e esclareça que isso vem acontecendo na atualidade. Diga que o coração é o campo de batalha dos deuses, pois tudo flui a partir dele e aquilo que tomar a primazia em nossa vida será o nosso ídolo.
Encerre dizendo: Se você é uma dessas pessoas que comete tal idolatria, arrependa-se enquanto há tempo, peça perdão a Deus, o Senhor está te dando a oportunidade de arrependimento, pois você corre grande perigo, mude seu foco. Coloque Deus como primazia em sua vida. Feche o encerramento com uma oração.

Por Escriba Digital


Dinâmica: Os ídolos teen


Objetivo:
Mostrar que tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossa vida pode se tornar um ídolo.
Material didático:
As perguntas sugeridas logo abaixo
Atividade didática:
Explique que os ídolos teen (artistas jovens e adolescentes, de sucesso) são realidade no Brasil. Hoje em dia são muitos os nomes na televisão e no mundo gospel. Esses ídolos fazem parte do cotidiano de milhares de adolescentes e jovens crentes, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, além de lotarem shows.
Diante disso, propõe-se um debate sobre o assunto. Comunique que será realizado um debate orientado sobre os ídolos. A sequência na condução do debate será: O professor faz a pergunta um dos alunos dá a resposta e o outro faz a argumentação seguida da análise do professor. É necessário que o professor procure manter o equilíbrio do debate e não permitir sair do tema, desorganização ou confusão.

Vocês sabem o que são ídolos teen?
Como podemos reconhecê-los? Quais deles vocês conhecem?
Como entender o fenômeno dos ídolos teen?
Quais são as características de suas músicas?
Quais elementos esclarecem o sucesso musical desses artistas entre parcela da juventude evangélica brasileira?
Quais de vocês são seguidores desses artistas? Por quais razões o fazem?
E quais de vocês não admiram esses artistas? Por quê?
De que forma esses ídolos influenciam a vida de seus seguidores (as)?
Quais outras coisas podem ocupar o lugar de Deus na vida de um adolescente?

Conclua dizendo que em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria, em seu sentido espiritual, significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do cristão para ficar em segundo plano. Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19), por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus. Porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, por isso, esse assunto é demasiado sério e, merece de sua parte, toda a atenção. Todo idólatra despreza o Senhor Todo Poderoso.

Por Escriba Digital



Dinâmica: Idolatria camuflada

Objetivo:
Levar os alunos a uma autoavaliação a fim de descobrir se existe algo ou alguém tomando o lugar de Deus em nossas vidas
Material didático:
Vários tipos de transparências, slides ou cartazes, conforme sugestões logo abaixo.
Atividade didática:
Antes da Aula:
Prepare recursos visuais (transparências, slides ou cartazes) para ministrar cada ponto da dinâmica.
Durante a Aula:
Explique que idolatria não está restrita ao ato de se prostrar perante uma imagem. Ela possui um significado bem mais amplo. Ela aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, mas também se esconde por trás das atitudes culturais e das intenções pessoais de muitos crentes. Sim, ela pode se manifestar nos pensamentos, nos desejos e nas atitudes. Cedo ou tarde, a camuflagem desaparece, e o que de fato "idolatramos" aparece, principalmente quando a cobiça, a soberba e o materialismo assumem o senhorio de nossa vida. A idolatria camuflada se manifesta de diversas maneiras.
1. A idolatria camuflada se manifesta na autoglorificação - ADORAÇÃO AO EGO. (Ilustre com a imagem de uma pessoa sendo aplaudida por uma multidão.)
2. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que fazemos de um cantor, grupo musical, instituição ou até mesmo de um líder espiritual o nosso "ídolo gospel"- ADORAÇÃO A PERSONALIDADES. (Ilustre com imagens de diversos "ídolos gospel" que fazem sucesso na sua região.)
3. A idolatria camuflada se manifesta quando o adorador, instrumentista ou músico valoriza mais sua participação no culto do que os demais atos do culto - ADORAÇÃO A POPULARIDADE. (Ilustre com a imagem de uma pessoa tocando um instrumento musical.)
4. A idolatria camuflada se manifesta quando o templo, por sua beleza e sofisticação, recebe mais atenção e respeito do que o próximo que se assenta ao nosso lado - ADORAÇÃO AO LUXO. (Ilustre com a imagem de um templo bem bonito.)
5. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que trocamos a fé genuína pela fé ingênua, que se apoia em objetos consagrados ou ungidos - ADORAÇÃO A OBJETOS SAGRADOS. (Ilustre com a imagem de objetos nos quais alguns crentes ainda colocam a fé por considerarem sagrados, abençoados ou ungidos.)
6. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a compulsão sexual é adorada no altar da satisfação pessoal- ADORAÇÃO À PORNOGRAFIA. (Ilustre com uma pessoa olhando obcecado para a tela de um computador ou TV.)
7. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a cobiça prende o nosso coração, fazendo do desejo consumista o altar de nossa vida - ADORAÇÃO AO CONSUMO. (Ilustre com a imagem de pessoas fazendo compras num shopping.)
8. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a avareza toma conta do nosso coração- ADORAÇÃO AO DINHEIRO. (Ilustre com a imagem de notas de dinheiro.)
9. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que acreditamos ser possível desfrutar as bênçãos de Deus sem abrir mão dos prazeres ilícitos que o mundo oferece - ADORAÇÃO A QUALQUER PESSOA OU COISA, QUE NÃO A DEUS.
Ao apresentar esse último ponto, peça que os alunos sugiram outras coisas que as pessoas costumam adorar, como times de futebol, celebridades, o sucesso profissional,  o hábito de assistir televisão (ou um programa de televisão), o computador (ou o hábito de navegar na internet), a vaidade, um familiar, os cuidados com a beleza, etc.


Por Escriba Digital


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-08-adoracao-x.html#ixzz40XadDWcn