SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

18 fevereiro 2016

Dinâmica da Lição 08: A Resistência contra a Tentação (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Resistência contra a Tentação.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Ele só quer um pedacinho”.



Dinâmica – Ele só quer um pedacinho

Objetivo:
Deixar claro que não devemos ceder às tentações, por menor que elas sejam.
Material didático:
Cartolina Guache de cor clara;
Pincel atômico;
Bíblia.
Atividade didática:
Satanás só quer um pedaço. Vamos supor que você encontrava um negócio que não dava para resistir. Você é dono de mil hectares de terra que vale 50,000 reais e não quer vender a sua propriedade a ninguém (neste momento mostre a cartolina representando as terras). Só que você encontrou alguém que quer ficar apenas com um hectare no meio de toda sua propriedade em nome dele e paga por esse hectare 20% do valor de toda terra, ou seja, 10,000 reais. O resto será seu (Faça um quadrado bem pequenininho no meio da cartolina). Parece um negócio que não dá para resistir. Então você vende aquele pequenino pedaço de terra. Daí, depois de fechar o negócio, você descobre a má notícia. Pela lei, o proprietário daquele um hectare no meio dos seus 999 hectares tem direito a cortar uma estrada através da sua propriedade para chegar à dele. E, você não pode fazer nada. Ou seja, você é dono de uma grande propriedade, só que ela é cortada pelo meio por uma estrada do novo dono de uma pequena parte de sua terra para chegar aquele um hectare dele(faça um risco do meio da cartolina, onde está o pequeno quadrado, até a ponta final da cartolina).
Fale que a mesma coisa acontece conosco na tentação. A terra representa o nosso coração. Nós somos donos dele, só que cedemos uma pequenina parte para o inimigo, a princípio ele não quer muita coisa não, só quer um pedacinho de sua terra. Não precisa ser grande coisa, apenas um pedacinho, no meio do nosso coração. E através daquele pedacinho que você cedeu ao inimigo ele passa a ter acesso livre em todo o teu coração. Esclareça que no mundo espiritual, ao cedermos a uma pequena tentação, sem perceber, perdemos a autoridade sobre as terras do nosso coração, pois o inimigo tem acesso livre legal sobre elas.
Diga eu tenho uma boa notícia, Jesus não nos abandonou! E por esse motivo podemos ter de volta o pedacinho de terra que cedemos para o inimigo. Você pode tomar a decisão agora mesmo – “Eu quero meu coração de volta. Eu quero ele todinho, puro e inteiro, somente para Jesus. Não quero ninguém cortando, pisando e sujando meu coração.” Quer seu coração de volta? Entregue ele a Jesus e peça para ele enchê-lo do Espírito Santo. Só Jesus consegue lhe dar seu coração puro e inteiro e cheio do melhor de tudo que Deus tem para você.
Mostre que depois de tomarmos as nossas terras de volta das mãos do inimigo, o Senhor deseja que estejamos firmes para nuca mais cedermos a outra oferta tentadora do diabo que vive a nos tentar sempre. Ele nunca vai deixar de nos fazer novas propostas tentadoras que Bíblia chama de tentações. Mas para vencê-las (Neste momento mostre a Bíblia) você precisará está sempre se alimentando desse livro. Convide-os a ler o Salmo 119.11: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”
Questione: De que forma o cristão pode esconder a Palavra de Deus no coração? Ouça as respostas atentamente. Faça com que todos participem.
Encerre dizendo que o que o salmista quis mostrar é que precisamos ler a Bíblia e procurar viver os seus ensinos, só dessa forma poderemos vencer as tentações que diariamente nos cercam. Termine convidando-os para um momento de oração diga-lhes que Deus tem todo o poder e por isso pode nos dá foçar para vencermos as tentações. É só pedir.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Dinâmica adaptada por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-08-resistencia-contra.html#ixzz40XblUA00