Dinâmica da Lição 01: O que é família? (Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que é família?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir esta lição, aplique a dinâmica “Fundamento divino da família cristã”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: Fundamento divino da família cristã

Objetivo:
Identificar os principais fundamentos divinos para uma família cristã.
Material didático:
Quadro e giz ou
Quadro branco e pincel
Atividade didática:
Antes da aula:
Durante a semana leia alguns jornais e revistas, veja algumas reportagens, e tente ver se consegue identificar nesses meios de comunicação secular algo que mostre a família como uma instituição divina. Acredito que não vai conseguir ver.
Durante a aula:
Fale para os alunos que você procurou algo na imprensa sobre a família como uma instituição divina e nada encontrou. Agora pergunte:
Por que não existe na imprensa secular nada que fale sobre a família como uma instituição divina?
O que você tem visto na sociedade atual que demostre que as pessoas não entendem que a família é uma instituição divina? A medida que os alunos forem respondendo, anote no quadro as sugestões apresentadas, tais como: divorcio, prostituição, desunião, violência, crimes, filhos desobedientes aos pais, drogas, etc.
Comente que nada disso aconteceria se a sociedade realmente entendesse que a família é projeto de Deus e uma instituição divina.
Agora pergunte: Que tipo de projeto temos no mundo moderno que poderia ser comparado a família? Ouça as resposta atentamente. Se alguém sugeriu uma casa dê os parabéns para o aluno e diga que existem elementos que formam uma casa que pode ser comparado ou aplicado com a vida familiar.
Utilize o quadro para fazer o desenho de uma casa desde os seus fundamentos (Se você não souber desenhar convide um aluno que saiba). A cada citação de partes da casa elas devem ser desenhas para que a casa seja formada no final. Escreva ao lado de cada parte da casa o seu significado espiritual.
Comece pelo alicerce. Agora pergunte: Na vida em família a que pode ser comparado o alicerce? Após ouvir os alunos diga que JESUS deve ser o alicerce de toda família cristã. Por isso é importante que busquemos em Sua Palavra as orientações necessárias para uma boa vida em família. As orientações dadas pela sociedade moderna destroem, não constrói.
Agora diga que em seguida vêm as colunas. Mais uma vez pergunte: A que podemos comparar as colunas de uma casa na vida em família? Após ouvir as várias sugestões diga que o AMOR deve ser a coluna de toda família. Diga que o amor é o melhor presente que os membros da família deseja ter, é o amor que sustenta a vida familiar, sem amor a familiar, assim como a casa, pode ruir.
Prossiga informando que após as colunas vêm às paredes da casa. Continue perguntando: O que pode representar as paredes? Depois das sugestões apresentadas diga que a melhor comparação que pode ser feita é ao companheirismo e a união em família. Informe que para a casa está bem construída as paredes precisam estar juntas caso contrário pode cair. Assim também é a vida em família, sem companheirismo e união as famílias podem ser destruídas.
Continue mostrando agora que a casa precisa de telhado. Indague os alunos mais uma vez: Que figura parece ter o telhado? Ouça-os mais uma vez. Em seguida informe que o telhado está localizado na parte superior da casa a fim de protegê-la. Esclareça que a família também precisa de PROTEÇÃO em sua MENTE, quantas famílias já foram destruídas por não está com a mente protegida dos ataques do inimigo. Foram levadas por ensinos errados que nada tem a ver com aquilo que Deus diz.
Seguir com o procedimento dizendo que uma casa também precisa de janelas. Questione agora: Que ilustração pode ser tirada da janela? Atente as colocações dos alunos. Diga que através da janela a casa terá mais VISIBILIDADE, mais CLARIDADE e o AR DO AMBIENTE é renovado. A família cristã também precisa de visibilidade espiritual para poder enxergar com mais clareza aquilo que agrada a Deus e o que não agrada. Ela também precisa de janelas para ter o seu ambiente espiritual a cada dia renovado.
Dê seguimento afirmando que a casa também precisa de portas. Pergunte: Que paralelo pode ser feito da porta de uma casa com a vida em família? Diga que a porta é o local de ENTRADA e SAÍDA da casa. Esclareça que precisamos estar atentos a tudo que entra e o que sai no seio de nossa família.
Por fim, mostre que a casa precisa de chave. Explique que a chave, apesar de pequena, tem uma importância fundamental em uma casa. Jesus ao afirmar: "Eu tenho as chaves da morte e do inferno" (Apoc. 1.18), estava dizendo que tem AUTORIDADE e PODER sobre eles. Quem tem a chave tem autoridade, quem tem a chave tem poder. Um dos grandes problemas na vida de uma pessoa é quando ele perde a chave de sua casa, e o pior é quando essa chave cai na mão de uma pessoa errada. O prejuízo pode ser muito grande. Por isso tenha muito cuidado com a chave que Deus te entregou. Sua família precisa de está sobre sua autoridade, não permita que o inimigo tenha autoridade e poder sobre sua família.

Encerre afirmando que a família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28)
Nunca a família foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na presença do Senhor que a família garantirá a vitória sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa casa.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/03/dinamica-da-licao-01-o-que-e-familia_28.html#ixzz44UW3YdJ7