ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 10 - Revista da CPAD - ADULTO


AULA EM 06 DE MARÇO DE 2016 – LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: MILÊNIO - UM TEMPO GLORIOSO PARA A TERRA
Texto Áureo: Apocalipse 20.4
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente um pequeno resumo dos eventos que ocorrerá nos fins dos tempos.
“Satanás será preso por mil anos”, nesse período ocorrerá o reinado milenial de Cristo na Terra.  O ser humano não estará em um estado de perfeição ainda, mas não haverá mais o tentador, quer dizer que o ser humano ainda não estará livre do pecado.
“ser lançado no Lago de Fogo”, o Lago de Fogo é o inferno definitivo preparado para Satanás e seus anjos, lá ele não será o chefe como não é no hades hoje.
“reinarão, juntamente com Ele”, é possível que os salvos terão funções políticas no governo de Cristo na Terra, devido à afirmação de que reinaremos com Ele.
__________________________________________
I - O REINO MILENIAL

1. A restauração da Terra.
“não é uma utopia como alguns afirmam”, utopia é uma ideia ou um sonho irrealizável. Alguns afirmam que os fatos narrados em Apocalipse estão somente em sentido figurado e nada é literal.
“A Queda rompeu a comunhão direta”, logo após a Queda o homem é expulso da presença de Deus, mostrando o que acontece com aquele que dá lugar ao pecado.
- “toda a natureza foi maculada”, quer dizer que toda a natureza foi corrompida, passou a produzir espinhos, ervas daninhas e os animais mudaram sua natureza passando a serem hostis com o ser humano.
“aguarda a redenção”, essa redenção ocorrerá quando o homem for aceito novamente na presença de Deus.

2. A Terra será governada por Jesus.
“rei sobre toda a terra”, será um império, ou seja, um governo sobre outros governos, será o maior império que já existiu.
“reinos deste mundo são efêmeros”, quer dizer que são transitórios, temporários, o de Jesus será eterno.
“reconhecendo o senhorio do Rei dos reis”, as Escrituras afirmam que Jesus governará com vara de ferro.
“E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.”Ap 2.27
“preparados para este glorioso momento”, pergunte aos alunos como devemos nos preparar para esse evento. Vivendo uma vida de santidade.

3. Jerusalém será a capital do mundo.
“será a capital espiritual e política do mundo”, capital espiritual porque será o principal local para se buscar a presença de Deus, haverá grande fluxo de pessoas para a cidade do Grande Rei. Capital política porque tudo que se fizer no campo político no mundo deverá passar por Jerusalém.
“terão de reconhecer o valor de Jerusalém”, Jerusalém nunca mais será invadida e nem destruída, todos temerão o Rei da cidade.
__________________________________
II - O GOVERNO DE JESUS CRISTO

1. Jesus governará com os seus servos.
- “o governo de Cristo será teocrático”, quer dizer que será um governo de Deus. Será Deus governando diretamente o homem.
“mão do homem, que é corruptível”, será um governo perfeito, livre de denúncias de propinas e favorecimento político e comercial ilícitos, como observamos da atual situação política no Brasil.
“será aniquilado e substituído pelo Reino de Cristo”, não haverá mais impérios, sistemas políticos militares como a OTAN, a OPEP, ALCA e outras. Todos serão desfeitos e os países serão legislados pelo governo de Jerusalém.
- “declaradas no Salmo 96 , serão cumpridas”, aqui está um versículo desse salmo:  “Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão” Sl 96.10

2. A Igreja reinará com Cristo (Ap 20.6; 1.6, 5.10).
- “serão reis e sacerdotes e reinarão com Cristo”, provavelmente serão procuradores do governo de Jesus no mundo, talvez embaixadores ou governadores de determinadas áreas.

3. A Nova Jerusalém.
- “cidade celeste”, quer dizer que será uma cidade do céu, que virá de Deus, as Escrituras a chamam de “Nova Jerusalém que desce da parte de Deus. Ap 21.2
“sua beleza é impar”, será algo que o homem nunca viu, João teve dificuldade de descrevê-la.
“devem desejar alcançá-la”, só os salvos em Cristo poderão morar nela durante o período do milênio, os que sobreviverem da Grande Tribulação se lamentarão por não poderem morar na Nova Jerusalém.
___________________________________________
III - ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO

1. Quem vai participar deste Reino.
- “salvos por Cristo, na batalha do Armagedom”, serão os judeus que serão salvos quando Jesus vier em glória na sua segunda vinda.
“os que escaparem da Grande Tribulação”, serão os gentios que não aceitarão o domínio do Anticristo e nem a marca da besta.

2. Haverá um conhecimento universal de Deus.
- “derramamento pleno do Espírito Santo”, o ser humano terá um conhecimento das coisas de Deus como nunca teve antes. Será a revelação plena de Deus ao homem. 

3. Haverá paz na Terra.
“paz que só Jesus pode dar”, é a paz com Deus, uma paz que só pode ter quem recebe a Cristo. No milênio não haverá guerras, mas a verdadeira paz é estar livre da condenação.
“guerras ou ações terroristas”, o Senhor Jesus derrubará todo o extremismo religioso. Não existirão grupos fundamentalistas islâmicos.

4. A natureza será transformada.
“vão perder sua ferocidade”, essa é a grande propaganda das Testemunhas de Jeová, e de fato isso vai acontecer no milênio. Os animais não verão mais homem como uma ameaça.
“A maldição da Terra por causa do pecado desaparecerá”, essa maldição veio com o pecado do homem, mas no milênio o ser humano retornará à presença de Deus, como era no Éden, e a maldição que desequilibrou a natureza desaparecerá.

5. Haverá saúde e prosperidade para todos.
“condições ambientais”, como já foi dito, não haverá grandes secas e nem excesso de chuvas para as plantações.
“A longevidade surpreenderá a todos”, longevidade é a duração do tempo de vida.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional”, o milênio será muito mais marcante para o planeta do que pensamos.
“governará o mundo”, será o momento em que o Reino de Jesus será plenamente instituído. Atualmente esse Reino já existe, mas ainda não está instaurado de fato.

Marcos André – professor

Boa Aula!