TENSÃO AUMENTA: COREIA DO NORTE DISPARA DOIS MÍSSEIS NO MAR DO JAPÃO E CORTA A COOPERAÇÃO COM O SUL


Enquanto isso na Ásia...
A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Leste, de acordo com os militares sul-coreana. O lançamento acontece em meio a maiores exercícios de guerra EUA-Coreia do Sul já conjuntas, que os pontos de vista do Norte como infringir a sua soberania.



Os mísseis foram disparados em torno de 05:20 hora local (20:50 GMT) a partir de Hwanghae Norte. Os foguetes supostamente voaram cerca de 500 quilômetros antes de aterrar no Mar do Leste (Mar do Japão) a nordeste da cidade de Wonsan na Coreia do Sul, informou a agência de notícias Yonhap.

"Os militares é manter abas próximas sobre a situação e está preparado para lidar com quaisquer provocações norte-coreanas", disse Joint Chiefs of Staff do Sul em um comunicado.

Japão apresentou um protesto com a Coreia do Norte após o lançamento na embaixada do país na China, informou a agência de notícias Kyodo. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também convocou uma reunião de segurança nacional de emergência após o lançamento.

Durante uma reunião com cientistas nucleares na terça-feira, o líder norte-coreano Kim John-un reiterou a sua ameaça de recorrer a ataques nucleares preventivos em caso de agressão de os EUA. Kim afirmou que Pyongyang tinha conseguido construir uma ogiva em miniatura que pode ser montado em um míssil balístico.

beligerância recente de Pyongyang parece ser uma resposta aos exercícios militares conjuntos EUA-Coreia do Sul. Mais de 300.000 sul-coreanos e cerca de 15.000 soldados americanos estão envolvidos no chamado Resolve Key e potro águia exercícios que começaram na segunda-feira e estão definidas para durar até Abril de 30. Os exercícios, que envolvem treinamento para operações anfíbias e missões de guerra, são pretende chegar a uma melhor resposta a uma possível agressão da Coreia do Norte.

Antes das manobras, o Norte avisou que iria lançar "um ataque nuclear preventivo e ofensiva" contra os aliados em caso de exercícios provocation.The também foram condenados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, que disse que eles só servem para agravar a situação na Península.

"Naturalmente, a Coreia do Norte como um Estado, que está diretamente referido como o objeto de tal atividade militar, pode ter preocupações racionais para a sua segurança", dizia a declaração do ministério, que foi publicado na segunda-feira. "A Rússia tem declarado repetidamente publicamente a sua oposição a tais manifestações da pressão militar e política em Pyongyang", acrescentou.

As tensões na península coreana vêm crescendo desde o anúncio de Pyongyang de que tinha realizado com sucesso um teste nuclear em 6 de janeiro The North, em seguida, disparou um míssil de longo alcance supostamente levando um satélite de observação da Terra em órbita no dia 7 de fevereiro.

Em resposta, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma nova resolução na quarta-feira condenando-de-sabre barulho da Coreia do Norte e impondo um novo pacote de sanções econômicas duras no Estado eremita. As medidas incluem intensificou inspeções de carga e proibições de exportação de produtos para a Coreia do Norte que podem contribuir diretamente para as capacidades operacionais das forças armadas do país.

Pyongyang cesse toda a cooperação com Seul, "liquida" Kaesong

Horas após o lançamento, a Coreia do Norte anunciou que está anulando todos os acordos de cooperação com o Sul, e "liquidar" todos os ativos de propriedade de empresas sul-coreanas no seu território, informou a Reuters.

A declaração refere-se principalmente à zona industrial Kaesong localizado na fronteira entre as duas Coreias, que há anos tem servido como um símbolo de cooperação. Seul suspendeu a sua participação no projeto em retaliação a teste nuclear mais recente de Pyongyang e o lançamento de um foguete.

"A partir deste momento, vamos ver todos os acordos que as duas Coréias fizeram na cooperação económica e trocas como inválido", disse um comunicado divulgado pela agência de notícias KCNA oficial da Coréia do Norte, como citado por Yonhap.

Comitê de Pyongyang para a Reunificação Pacífica da Coreia, que estava por trás da declaração, também fez uma vaga ameaça para Seul, prometendo lidar "a fim devastador para [o presidente] Park Geun-hye e seu partido."

O Parque Industrial Kaesong foi projetado para aliviar as tensões na península coreana. Foi inaugurado em 2004 e louvado como um projeto inovador que simboliza a colaboração entre os vizinhos que rivalizam.

Nos dias após Seul anunciou que estava suspendendo suas operações no parque, os trabalhadores sul-coreanos foram obrigados a sair e todos os ativos do sul do Park foram congelados. Seus valores valor estimado a 820 bilhões de wons (US $ 663 milhões). Kaesong empregou mais de 53.000 trabalhadores norte-coreanos, que fabricaram produtos que vão desde os têxteis à eletrônica.

Via: RIT, UND, O Globo