SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

10 maio 2016

Dinâmica da Lição 07: Crendo na vinda de Jesus Cristo (Discipulando 2º Ciclo)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
Para a aula de hoje apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Crendo na vinda de Jesus Cristo.”
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para o encerramento da lição sugerimos a dinâmica “Atraídos para si”.



Dinâmica: Atraídos para si

Objetivo:
Entender a mensagem bíblica sobre a volta de Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja.
Materiais didáticos:
Uma caixa em tamanho médio
Uma porção se areia
Um ímã
Pregos
Pequenos pedaços de metais: alumínio, inox, chumbo, cobre (retirar de um pequeno pedaço de fio), ouro (pode ser duas alianças). Se você não conseguir encontrar todos eles basta conseguir pelo menos dois desses metais.

Atividade didática:
Coloque a areia espalhada dentro da caixa. Introduza os pregos levemente na areia, de forma que eles fiquem de pé. Semeie entre os pregos os pequenos pedaços de metais que você conseguiu (alumínio, inox, chumbo, cobre, ouro). Explique que na volta de cristo para arrebatar a sua Igreja, Ele não vai pisar na terra, mas, nas nuvens, atrairá para si todos os salvos. Neste momento pegue o ímã passe sobre a caixa, próximo aos metais. Os alunos irão observar que todos os pregos serão atraídos pelo ímã, no entanto os metais como alumínio, inox, chumbo, cobre, ouro não serão atraídos pelo imã. Então pergunte o porquê do ímã não ter conseguido atrair também os outros metais? Ouça-os atentamente e parabenize-os pela participação. Em seguida explique que um ímã é um material capaz de gerar um campo de ação à sua volta. Ele tem a capacidade de atrair outros materiais encontrados na natureza, que ao serem colocadas na presença do imã conseguem criar um campo de atração. Diga que existe em todo metal partículas de carga negativa que ficam girando ao seu redor. Metais como o ferro e o aço, ao se encontrar com o imã perdem essa carga negativa e ao perdê-la é gerado nele automaticamente um campo de atração do imã. Enquanto que há outros metais como o ouro, alumínio, inox, chumbo e o cobre, que se colocados na presença ímã tem seu campo de atração elementar orientado no sentido contrário ao sentido do imã, e, desta forma, ao ser colocado próximo ao imã, não conseguem criar um campo magnético de atração, mas sim de rejeição. Diga que da mesma forma ocorrerá na volta de Cristo para arrebatar a Sua igreja, os crentes que vivem em santidade, assim como os pregos, gerarão um campo de atração entre ele e Jesus, por isso subirão ao encontro de Cristo nas nuvens. Enquanto que os cristãos que vivem uma vida de pecado, assim com os outros metais (ouro, alumínio, inox, chumbo e o cobre) não conseguirão ser atraídos por Cristo, pois o pecado gerará entre ele e cristo um campo de rejeição e não de atração.
Diga que Jesus Cristo está voltando, e isso pode ser uma ótima notícia, mas também pode ser uma notícia terrível, dependendo da nossa situação atual. Mas a pergunta é: Como vive alguém que está aguardando a volta de Cristo? Como você está vivendo: em santidade ou desprezando o seu senhor, porque julga que ele vai demorar.  Se você acha que não está preparado acerte sua vida com Jesus. Em breve ele vai voltar. O dia final se aproxima.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS