SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

10 maio 2016

Dinâmica da Lição 07: A liderança em o Novo Testamento (Juvenis)





Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A liderança em o Novo Testamento.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “Os dons ministeriais”.



Dinâmica: Os dons ministeriais

Objetivos:
 Refletir sobre os diferentes dons ministeriais descritos no Novo Testamento.
Material didático:
Papel 40 kg
Pincel atômico
Caneta ou lápis
Papel ofício ou A4 recortados
Atividade didática:
Entregue um pedaço de papel recortado a cada aluno. Faça a palavra JESUS bem grande no meio do papel 40 kg. Leia com os alunos o texto de Efésios 4.11-13. Logo em seguida escreva ao redor do nome JESUS os dons ministeriais descritos no texto de Efésios, que são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Solicite neste momento que os alunos escrevam no papel o dom ministerial que ele acredita ser de maior importância (fale que só pode escolher um dom). Logo após peça para que eles colem seus papeis na folha de papel 40 kg ( Diga que o papel deve ser colado próximo dom escolhido por eles). Agora pergunte a cada aluno porque ele acredita que aquele dom escolhido é o mais importante. Ouça-os atentamente.
Terminada a argumentação dos seus alunos sobre a escolha feita, explique que, na verdade não existem dons ministeriais mais importantes do que os outros, explique para Deus todos os dons tem o mesmo nível de importância. Esclareça que eles são chamados de dons ministeriais pelo fato do Novo Testamento destacá-los como um dom para as pessoas que exercem função ministerial ou de liderança na igreja. Diga que Paulo declara que Ele (Cristo) deu esses dons para: Primeiro preparar o povo de Deus ao trabalho cristão, ou seja, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado; e segundo para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus, ou seja, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Encerre mostrando que esse dom é de suma importância para Igreja.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8 (Revista: Editora Betel) Tema:  Jesus o missionário excelente Texto Áureo:   Jo 12.4...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS