SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

10 maio 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6 - Revista Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: ALIANÇA DAVÍDICA

Texto Áureo: Mateus 22.41,42
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição recomendo que comece fazendo um resumo das aulas anteriores, passando de forma geral, apenas relembrando, sem demorar muito.
“aquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15)”, essa profecia feita no Éden foi a primeira sobre a vinda do Messias e foi feita elo próprio Senhor, sendo então o Senhor a dar início ao sistema de profecias sobre o Messias.
“que abençoaria todas as famílias”, isso porque o Messias que viria da linhagem de Abraão levaria salvação à todas as famílias da Terra.
_______________________________________________
1. ALIANÇA DAVÍDICA
“sobre uma casa”, se referindo à casa de Davi, ou seja, toda a linhagem de Davi. Talvez devesse ser sobre a casa de Saul, se ele não tivesse se apartado do Senhor.

1.1. Dinastia, trono e reino eternos
* Esse tópico fala da promessa e da característica desse reino.
“dinastia eterna”, dinastia é a linhagem de reis que se assentam no trono, no caso de Davi a dinastia seria a partir dele até o Messias e seria eterna porque Jesus permaneceria no trono eternamente.
“um Rei justo, maior que Davi”, a partir dessas promessas o povo judeu passou a esperar um rei que literalmente maior e melhor que Davi, que levasse a nação à vitória sobre os inimigos.
“Esse Rei prometido é Jesus”, eles esperavam um Rei enviado por Deus para um reinado humano, mas o Senhor enviou um divino para um Reino espiritual.

1.2. Um homem escolhido pela graça divina
* Nesse tópico vemos como Deus escolhe a quem ele quer, mesmo sendo Davi um homem segundo coração de Deus, era um pecador como qualquer outro.
- “um homem como outro qualquer”, Davi não tinha um poder especial para vencer, apenas tinha Deus em sua vida. Deus faz assim escolhe pessoas falhas e pelas quais não dão nada, para fazer grandes obras.
“ídolo pagão (um terafim) dentro de sua casa)”, isso explica o porque das atitudes de Mical e o porque de ela receber uma maldição sobre sua vida. 2 Sm 6.21-23
- “cometeu adultério”, nos relatos dos pecados de Davi temos a impressão de que ele era o pior dos transgressores, mas isso é para nos mostrar que o Senhor usa a quem Ele quer.

1.3. Um homem segundo o coração de Deus
Aqui vemos como algumas virtudes são importantes para se cumprir o chamado de Deus.
- “necessidade de buscar intimidade”, ter intimidade com Deus faz toda a diferença, com essa intimidade o ser humano tem força e orientação para as batalhas.
“capacidade de arrepender-se”, Davi sabia colocar o orgulho em segundo plano, essa qualidade é importantíssima para a obra de Deus.
__________________________________________
2. DAVI INAUGURA UM NOVO TEMPO EM ISRAEL
* Aqui é colocado Davi como esse exemplo de santidade, não por ele ser perfeito, mas por ele ter desenvolvido esse conceito, pois ele apresentou esse estilo de vida ao povo. É um conceito que vence gigantes.
conceitos de santidade genuína”, até aquele momento não se pensava nessa separação para se fazer a obra de Deus, o próprio Senhor requereu isso para aquele que fosse construir o Templo, e Davi exigiu para os levitas que fossem carregar a Arca da Aliança.

2.1. Os salmos messiânicos
* Aqui é apresentado os Salmos que anunciam o Messias e sua correspondência no Novo Testamento, é interessante pedir a algum aluno que leia um Salmo e a outro que leia a correspondência.

2.2. Salmo 89: profecias e tipologias relacionadas ao reinado messiânico
- * Neste tópico é apresentado um esboço do Salmo 89, se houver tempo pode-se passar por cada secção. Porém se o tempo for escasso fale apenas por alto.
______________________________________
CONCLUSÃO
“derradeiro concerto”, último concerto no Antigo Testamento, pois ele dá o preparo para a vinda do Messias, estabelecendo a linhagem da qual Ele viria.
“mais profusa”, quer dizer em maior quantidade, houveram profetas que desenvolveram grandes sistemas de profecias messiânicas, inclusive escatológicas, Isaias e Zacarias.  
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor