ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 47)

Tema: AS COSMOVISÕES ANTICRISTÃS

Texto Áureo: Mt 24.35
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição se aprofunde nessas três filosofias que estão sendo faladas aqui, pluralismo, humanismo e relativismo.
“pensamento vigente”, pensamento atual, pensamento pós-moderno.
“presentes na liturgia eclesiástica”, presentes na nossa forma de cultuar, de fazer a obra de Deus, de servir a Deus.
“tangenciam perigosamente”, tangenciar é tocar, quer que tocam perigosamente, no sentido de influenciar.
“Soteriologia”, é a doutrina da salvação.
_______________________________________________
1. COSMOVISÕES ANTICRISTÃS PRESENTES NO SÉCULO 21
“dinâmica aclesial”, é o nosso agir na obra de Deus, nossa forma de atuar como cristãos.
“horizonte difuso”, difuso quer dizer espalhado em todas as direções, assim é o pensamento vigente com suas cosmovisões anticristãs.

1.1. Pluralismo
- “colocar em xeque as crenças e valores”, colocar em xeque significa questionar, ou argumentar contra. Quer dizer que se algum grupo social, seja qual for, começar a praticar algo que ofenda a moral da sociedade em geral deverá ser aceito em nome do respeito ao pluralismo.
“pluralismo religioso”, é a aceitação de todas as crenças religiosas independente de suas ações, com isso muitos grupos religiosos que antes sentiam vergonha de suas práticas, por não serem corretas diante da sociedade em geral, passaram a manifestar um sentimento de orgulho, pois suas práticas não são mais colocadas em xeque. Na verdade nenhum desses grupos religiosos são totalmente antiéticos apenas algumas práticas são questionáveis.

1.2. Humanismo
- “seria a finalidade de todas as causas”, como se tudo que ocorresse no universo fosse para o bem e felicidade do ser humano.
- “a tônica da mensagem do evangelho está no homem”, as mensagens são na maioria de auto ajuda, prosperidade financeira ou de conquistas materiais.
“amenizadas no intuído de tornar palatável”, palatável significa apreciável ao paladar, dessa forma os pregadores não são tão rígidos nessas doutrinas mais severas.

1.3. Relativismo
“não existem certezas absolutas”, quer dizer que as verdades dependem do ponto de vista. Por exemplo para nós a salvação só é possível em Cristo Jesus e isso é uma verdade absoluta, mas no relativismo isso vai depender do conceito de salvação, do conceito de quem é o Cristo e de que religião estamos nos referindo.
__________________________________________
2. NÃO NOS TORNEMOS PRESAS DE TRADIÕES HUMANAS

2.1. O Cristão e o pluralismo
“trazem benefícios para os indivíduos...um fato inegável”, quer dizer que as crenças religiosas beneficiam a sociedade, pois de alguma forma o indivíduo de compromete com algum valor ético, ainda que em algumas religiões se pratique coisas que consideremos ruins.
“todas as religiões conduzem ao mesmo fim”, essa ideia não é aceita pelos cristãos, pelo judaísmo e nem pelo islamismo.

2.2. O cristão e o humanismo
“tomar sua cruz e seguir a Jesus”, com as ideias humanistas adentrando as igrejas, as pregações que falam de tomar a cruz e sofrer por Jesus não fazem tanto sucesso e o que os pregadores humanizados querem é sucesso diante dos homens.
“grande desafio...fazer a vontade do Pai”, aquilo que os pais da Igreja faziam com prazer diante de tantas perseguições, hoje é uma grande dificuldade. Hoje a maioria dos crentes quer e exigem que Deus faça as suas vontades.

2.3. O cristão e o relativismo
- “não podem ser consideradas verídicas”, se os relativistas considerarem o dilúvio como verídico teriam também que aceitar que a corrupção do gênero humano condenável por Deus é uma verdade absoluta.
“mas ilustrações morais”, se o dilúvio for aceito como ilustração moral, então pode ser aplicado vários ensinamentos morais e todos saem ganhando, menos a Igreja de Jesus e a fé cristã.
“é o único mediador”, para os relativistas nossa fé extremista e pro isso somos odiados e criticados, mas o mundo passou a conhecer os verdadeiros extremistas, aqueles que pegam em armas ou explodem bombas sobre aqueles que consideram infiéis.
______________________________________
CONCLUSÃO
“sempre estará no controle”, nada dessas novidades filosóficas pegou Deus desprevenido, tudo está no controle de Deus.
“sejamos vozes que clamam no deserto”, como João Batista que não fazia milagres, mas arrastou uma multidão de pessoas sofridas com uma mensagem dura e de arrependimento.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor