Lição 3, Igreja, agência evangelizadora 3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor JESUS de levar as Boas-Novas a toda criatura


Comentarista: Claudionor de Andrade 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
 
 
TEXTO ÁUREO
"Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (At 1.8)
 

VERDADE PRÁTICAA Igreja de CRISTO, em virtude de sua natureza e vocação, é a agência evangelizadora e missionária por excelência.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 28.19,20 A grande comissão da
Terça - At 1.8 Revestidos para evangelizar o mundo
Quarta - At 2.41 A Igreja nasce ganhando almas
Quinta - At 4.18-20 Evangelizar: um mandato soberano de DEUS
Sexta - At 8.1-4 Evangelizando mesmo em meio à perseguição
Sábado - At 13.1-12 Antioquia, igreja missionária

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Atos 1.1-14
1 - Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar, 2 - até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo ESPÍRITO SANTO, aos apóstolos que escolhera; 3 - aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de DEUS. 4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias. 6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8 - Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. 9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, 11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. 12 - Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. 13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. 14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de JESUS, e com seus irmãos.

OBJETIVO GERAL - Explicar que proclamar CRISTO é a tarefa prioritária da Igreja.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a fundamentação evangelizadora da Igreja.
Mostrar que a evangelização é missão prioritária da Igreja.
Saber que Antioquia era uma igreja missionária.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORA Igreja do Senhor tem uma missão social e educativa para cumprir neste mundo, porém a sua missão principal sempre será a evangelização. Infelizmente, muitas igrejas já não dão a devida importância à ordenança de CRISTO para a sua Igreja (Mt 28.19,20). Muitos estão preocupados apenas em erguer grandes templos. É importante ressaltar que não há nada de errado em erguer um templo bonito e confortável para cultuarmos ao nosso DEUS. O que não podemos é utilizar todos os nossos recursos e energia somente em uma construção, deixando de lado a pregação do Evangelho. Nenhuma outra atividade ou evento é mais importante e urgente do que ganhar almas para CRISTO. Que cada crente venha cumprir com a sua tarefa evangelística, pois o mundo que jaz do maligno carece da Verdade que liberta - JESUS CRISTO. Mas como ouvirão se não há quem pregue?
Aproveite este trimestre para despertar nos seus alunos o desejo de evangelizar e ganhar vidas para o Senhor JESUS.

PONTO CENTRAL - A missão suprema da Igreja de CRISTO é a evangelização.

Resumo da 
Lição 3, Igreja, agência evangelizadora
I - A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
1. A resposta escatológica.
2. A resposta pentecostal.
3. A fundação da Igreja.
II - A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA
1. Evangelização.
2. Missões em Atos.
3. Promoção social.
III - ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
1. Uma igreja completa.
2. Uma igreja missionária.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - A fundamentação evangelizadora da Igreja foi estabelecida pelo Senhor JESUS antes de Ele ascender aos céus.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A evangelização é a missão prioritária da Igreja de CRISTO.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Antioquia era uma igreja que tinha uma visão missionária bíblica. De Antioquia saíram os primeiros missionários transculturais do cristianismo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO top1
“A Igreja e Missões
A evangelização do mundo é oimperativo do Novo Testamento. ‘O evangelho deve ser proclamado [anunciado]entre todas as nações’ (Mc 13.10,tradução livre). O Advogado a realizar atarefa é o ESPÍRITO SANTO, enquanto quea instituição escolhida divinamente paraa proclamação é a igreja de JESUS CRISTO.Essas são afirmações sérias e bíblicas.
Até mesmo uma leitura superficialdo Novo Testamento irá convencer oleitor da relevância da igreja na atualadministração de DEUS. CRISTO amavaa igreja e deu-se a si mesmo por ela.Somos assegurados de que no momentoEle está edificando sua igreja eque, por fim, irá ‘apresentar a si mesmoigreja gloriosa, sem mácula nem ruga,mas santa é irrepreensível’. Tudo issoestá de acordo com o propósito eternoque DEUS tinha em CRISTO JESUS nossoSenhor: ‘Para que agora, pela igreja,a multiforme sabedoria de DEUS sejaconhecida dos principados e potestadesnos céus, segundo o eterno propósitoque fez em CRISTO JESUS nosso Senhor’(Ef 5.25-27; 3.10,11).
A igreja é a geração eleita, sacerdócioreal, nação santa e povo adquiridopor DEUS. O propósito desse grande chamadoé que a igreja exponha as virtudesdEle, que a tirou da escuridão para suamaravilhosa luz. A igreja é uma criaçãoproposital em CRISTO JESUS; ela é o corpo de CRISTO (sua manifestação visível) e otemplo do ESPÍRITO SANTO. Ela foi criadano dia de Pentecostes para personificar oEspírito SANTO na realização do propósitode DEUS neste mundo.
Missões não é uma imposição feita à igreja, pois faz parte de sua natureza edeveria ser tão natural para ela quantoas uvas são naturais para os galhos quese dependuram no vinhedo. Missão “fluida constituição, do caráter, chamado edesigno da igreja” (PETERS, George W.Teologia Bíblica de Missões. 1ed. Riode Janeiro: CPAD, 2000, p. 244).
 
CONHEÇA MAIS
*Recebereis a virtude (At 1.8)
“O termo original para ‘virtude’ é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no ESPÍRITO SANTO é o recebimento de poder divino para testemunhar de CRISTO, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto CRISTO ordenou. Sua finalidade é que CRISTO seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de DEUS”. Para conhecer mais leia Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1626.
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO top2
“À medida que revisamos o mandatoda Grande Comissão, podemosresumir a tarefa da igreja em váriasafirmações que apresentam o padrão e opropósito de missões. A Grande Comissãodeclara enfaticamente a soberaniado Senhor e assume completamente asingularidade, finalidade, suficiência,integridade, universalidade, e o aspectoinclusivo e exclusivo do Evangelho denosso Senhor JESUS CRISTO.
A igreja cristã tem a solene obrigaçãode fazer o seguinte:
1. Apresentar a CRISTO de forma viva,clara, eficaz e persuasiva ao mundo e ao indivíduo como o Salvador enviado porDeus, o Senhor soberano do Universo efuturo Juiz da humanidade.
2. Guiar os povos a uma relação defé com JESUS CRISTO a fim de que possamexperimentar perdão dos pecados e renovaçãode vida. O homem deve nascernovamente, se quiser herdar vida eternae amizade eterna com DEUS.
3. Separar e congregar os crentesatravés da realização do batismo, estabelecendo-os em igrejas atuantes. Ocompanheirismo constitui uma partevital da vida cristã.
4. Firmar os cristãos na doutrina,nos princípios e nas práticas da vida,amizade e serviço cristão, ensinando-osa observar todas as coisas. Isso é instrução,a criação de discípulos cristãos, acristianização do indivíduo.
. Treiná-los a viver no EspíritoSanto. Já que a vida cristã contém exigênciase ideais sobrenaturais, ela sópode ser vivida através de uma confiançaplena no ESPÍRITO SANTO. Se as lições nãoforem aprendidas cedo, a vida cristã ficacercada de frustração e torpor; a apatiainstala-se, ou as pessoas acomodam-sea uma vida cristã anormal. Essa é a tragédiade inumeráveis cristãos que nemmesmo esperam concretizar os ideaisbíblicos” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1ed. Rio de Janeiro:CPAD, 2000, p. 260).
 
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO top3
"Os despediram (At 13.3)
Com estas palavras começa o grande movimento missionário da igreja 'até aos confins da terra' (At 1.8). Os princípios missionários vistos no capítulo 13 de Atos são um modelo para todas as igrejas que enviam missionários.
(1) A atividade missionária é originada pelo ESPÍRITO SANTO, através de líderes espirituais que estão profundamente dedicados ao Senhor e ao seu reino, buscando-o com oração e jejum.
(2) A igreja deve estar atenta ao ministério e atividade proféticos do ESPÍRITO SANTO e sua orientação.
(3) Os missionários que são enviados, devem fazê-lo segundo a chamada e a vontade específica do ESPÍRITO SANTO.
(4) Mediante a oração e o jejum, a igreja, buscando constantemente estar em harmonia com a vontade do ESPÍRITO SANTO, confirma a chamada divina de determinadas pessoas à obra missionária. O propósito é que a igreja envie somente aqueles que forem da vontade do ESPÍRITO SANTO.
(5) Pela imposição de mãos e o envio de missionários, a igreja indica que se compromete a sustentar e assistir os que saem à obra. A responsabilidade da igreja que envia missionários inclui demonstrar amor e cuidado para com eles de um modo digno de DEUS, orar por eles e sustentá-los financeiramente. Isso inclui ofertas especiais de amor para necessidades específicas deles. O missionário é uma projeção do propósito, interesse e missão da igreja que os envia. Essa igreja fica sendo, portanto, uma cooperadora da verdade (Fp 1.5)" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 1659,1660).
 
PARA REFLETIR - A respeito da igreja como agência evangelizadora, responda: Por que a Igreja é a agência evangelizadora por excelência?
Porque CRISTO estabeleceu a Igreja e deu a ela uma missão suprema, anunciar o Evangelho a toda criatura.
O que recomendou CRISTO aos apóstolos antes de ser levado aos céus?
Leia Atos 1.8.
Como a Igreja Primitiva evangelizava?
A Igreja Primitiva não se descuidava das necessidades dos pobres e necessitados. Se, por um lado, dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão que brota da terra.
Por que Antioquia é conhecida como a igreja missionária?
Porque de entre os seus membros saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo.
Quando a Igreja começou a universalizar-se?
Quando a igreja de Antioquia, orientada pelo ESPÍRITO SANTO, enviou os primeiros missionários. A partir daquele momento, a Igreja de CRISTO, irradiando-se a partir do Oriente Médio, universaliza-se até chegar a nós.
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 67, p. 37.
 
 
A igreja nasceu enagelizando. No dia do Pentecostes já vemos essa vocação da igreja ser estabelecida. Haviam 18 nações ali na festa de pentecostes reunidas. O início da igreja já foi missionário. Pessoas de várias nações viram e ouviram os sinais, se ajuntaram, ouviram o evangelho e creram, levando a mensagem para seus países.
O Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39). Os discípulos se tornaram ministros do ESPÍRITO. Não somente pregavam JESUS crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em CRISTO, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do ESPÍRITO SANTO (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no ESPÍRITO SANTO é a chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6).  Mediante este batismo no ESPÍRITO, os seguidores de CRISTO tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do ESPÍRITO SANTO, as mesmas coisas que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12)
 
Crer em salvação pela morte de JESUS e ressurreição Deste para ser salvo é fé. Sinais. Prodígios e maravilhas são a atração do evangelho, a isca do pescador de almas, a prova do que não se vê. JESUS está vivo.
Em Atos o padrão é sinal, ajuntamento de pessoas, pregação e muitas conversões.
Esse é o verdadeiro evangelho, não esse falso que se prega hoje nas igrejas, sem JESUS.
 
SERÁ QUE AINDA TEMOS IDENTIDADE REALMENTE?
 
Marcos 16.15-20; Atos 2.42-47
Marcos 16. 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18- pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

As manifestações milagrosas de DEUS, comprovando sua presença e a autenticidade da mensagem pregada em sua "igreja moderna" estão caminhando a passos largos para serem substituídos pela música (de péssima qualidade por sinal e desprovidas do sentido de adoração) e pelas demonstrações de sabedoria humana dos "pregadores-show" que têm revelações que até mesmo DEUS não tem.
Na marcha em que a Igreja vai, estaremos enfrentando o sério risco de acabarmos com a Escola Bíblica Dominical nos próximos 10 anos, por falta de alunos que só serão atraídos pela música e pelo show de algum louco pregador da teologia da prosperidade. Não duvide, o principal inimigo da igreja hoje já é Mamom. Em quase tudo que se produz na igreja de hoje, tem o retorno financeiro e político por detrás.
A igreja pentecostal já se escandaliza com as manifestações do ESPÍRITO SANTO, mas não se escandaliza com as mansões, carrões, aviões e contas no exterior de seus pastores.
Nossos cultos não têm mais espaço para DEUS se manifestar, o ensino da palavra de DEUS não acha mais espaço em horário nobre, tantas são as manifestações humanas com danças, teatros, corais, bandas e pregações de auto-ajuda. Só DEUS não tem espaço. Os cultos de doutrina foram esvaziados e os de busca por dinheiro e bênçãos foram supervalorizados. É crescente o número de crentes sem denominação ou sem compromisso com qualquer liderança, pois já não agüentam mais serem explorados financeiramente e psicologicamente por líderes sem compromisso com as ovelhas, mais interessados em sua lã do que em sua vida cristã. Cerca de 15% já se declaram interdenominacionias.
Será que ainda temos identidade? Esta não é a Igreja de JESUS e dos apóstolos, com certeza. Dá para consertar isso pastores? Pelo amor de DEUS.
Queria possuir mais olhos para chorar por nossa situação caótica! Os meus já não enxergam para continuar a escrever.

Atos 2.42- E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 - perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se haviam de salvar.
 
 
ESPÍRITO SANTO - O Dia De Pentecostes
 
SEMANAS = SHAVUOT  (Pentecostes)
Em Levítico 23:16 encontramos a expressão hebraica hamishshïm yom (LXX=pentêkonta hêmeras) que significa cinqüenta dias. Era comemorada cinqüenta dias depois da festa das primícias quando era ofertado o primeiro molho de trigo da colheita (Lv.23:11,12,15,16; Dt.16:9), aos 6 do mês de Sivan, que corresponde ao mês de junho em nosso calendário. Comemorada após cinqüenta dias ou sete semanas, recebeu também o nome de festa das semanas=hagh shabhu'ôth (Ex.34:22; Dt.16:10), ou dia das primícias = yôm habbikkürïm (Ex.23:16; Nm.28:26). Comemorava a entrega da lei que foi dada no monte Sinai durante este período (Compare Ex.19:1,11 com Ex.12:6,12). Enquanto os pães asmos eram sem fermento, os pães desta oferta continham fermento (Lv.23:16-18), e deveriam ser movidos com os pães das primícias perante o Senhor (Lv.23:20).

Evento Correspondente no Novo Testamento: Pentecostes
(At.2:1; At.20:16; I Co.16:8)
Assim como os pães das primícias eram movidos (Lv.23:9-14), também os pães levedados deveriam ser movidos juntamente com eles (Lv.23:20; Rm.6:5). O Pentecoste tipifica a descida do ESPÍRITO SANTO para formar a Igreja. Por causa disto está presente o fermento porque o mal está presente na Igreja (Mt.13:33; At.5:1-10; 15:1). Assim como CRISTO foi removido da sepultura; os cristãos também foram simbolicamente movidos (At.4:31). Nas primícias eram oferecidos molhos de hastes separadas frouxamente reunidas, mas no Pentecoste há uma verdadeira união de partes formando uma única massa. A descida do ESPÍRITO SANTO uniu os discípulos, antes separados, em um só corpo (I Co.10:16,17; I Co.12:12,13,20). 
Pentecoste comemora então a vinda do ESPÍRITO SANTO, que foi dado cinqüenta dias após a ressurreição de CRISTO. Assim como a lei foi dada nesse período, no tempo do Antigo Testamento, para o povo de Israel, o ESPÍRITO SANTO foi dado, também nesse período, para a Igreja (IICo.3:3-11). Os 120 discípulos (At.1:15) reunidos no dia de Pentecoste, sobre os quais caiu o ESPÍRITO SANTO, representavam a colheita dos primeiros frutos (Rm.8:23; Tg.1:18; Ap.14:4; Mt.13:30; 21:34). A Igreja tem a Primícia do ESPÍRITO.
 
No AT as línguas separaram os povos, no NT as línguas os une. 
 
I - Os Discípulos Subiram Para O Cenáculo
1- Oração Perseverante, At 1.14 = Nunca desistir e sempre buscar a resposta de DEUS é o segredo do resposta eminente.
Perseverança significa buscar como se a única coisa importante seja o batismo com o ESPÍRITO SANTO e buscar sem desistir.
É como alguém que está se afogando dentro de uma lagoa e a coisa mais preciosa que existe para essa pessoa nesse momento é o ar para que possa respirar e ficar vivo; assim deve ser buscado o batismo com o  ESPÍRITO SANTO .
Mt 7.7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
Viver em comunhão ai é viver com o propósito de ganhar almas, sem grupinhos e sem carnalidade. Se toda a igreja tivesse o mesmo propósito de ganhar almas, viveríamos em extrema comunhão. Santificaríamos nossas vidas e viveríamos unidos na evangelização de todos os povos.
 
2- Oração unânime, At 1.14 = Quando dois ou mais concordam na terra a respeito de algo e buscam a DEUS em comunhão, a resposta é certa.
União significa estar em paz com os irmãos que vão ajudar intercedendo e comungando conosco na busca do batismo com o ESPÍRITO SANTO e desejando ser mais um na evangelização dos povos.
Mt 18.19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
 
3- Oração Definida = A oração deve ter um objetivo definido e sempre dentro da vontade de DEUS.
Lc 11.13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o ESPÍRITO SANTO àqueles que lho pedirem?
 
4- Oração com Fé = Aquele que ora e duvida do poder de DEUS para realizar seu pedido, nunca recebe nada de DEUS.
Mt 21.22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
Tg 1.6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
 
II - Dia De Pentecostes - DEUS cumpriu Sua Promessa
1- JESUS derramou o ESPÍRITO SANTO sobre todos no dia de Pentecostes (At 2.1-3). O batizador prometeu e cumpriu.
Jo 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu ESPÍRITO sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
 
a) O Vento é Soberano = Assopra onde quer, Sem interferência humana.
Veja que o batismo com o ESPÍRITO SANTO vem de cima, de DEUS, não vem de homem, não depende do homem e em de sacrifícios, mas é pela graça e misericórdia de DEUS, pela fé e não por obras.
 
b) O vento é invisível = Não se sabe de onde vem e nem para onde vai. Controlado por DEUS.
Veja que a intensidade e o modo de falar é peculiar a cada um segundo DEUS determina, assim o tipo de língua que cada um vai falar é de acordo com a vontade de DEUS, se vai receber um dom também é de acordo com a vontade de DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO usa a cada um para o que for útil para a obra de DEUS. Muitos não recebem o batismo porque querem escolher o jeito e a língua que vão falar. Não procure ver alguma língua de fogo, mas deseje que o ESPÍRITO SANTO controle todo o seu ser, principalmente sua língua.
Tg 3.4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
 
III - Dia De Pentecostes - Dia De Resposta Divina
A promessa dada através do profeta Joel e também através do próprio JESUS agora estava se cumprindo cabalmente.
Jo 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu ESPÍRITO sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Dia de comemorar a colheita, dia de comemorar as almas que a partir de agora se converteriam a DEUS, através do poder revelador do  ESPÍRITO SANTO, inauguração da Igreja vencedora e poderosa, para inauguração nada melhor que quase três mil almas ganhas.
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
At 2.41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
 
IV - Dia De Pentecostes - Dia De Línguas De Fogo
Havia naquele dia uma multidão em Jerusalém atraídos pelos festejos, DEUS soube escolher o dia para espalhar o evangelho para todas as nações em volta de Jerusalém (Veja mapa acima).
O barulho de 120 pessoas falando em línguas é tremendo e escandaliza ate os crentes de hoje, imagine naquele dia a curiosidade e o susto dos visitantes de Jerusalém!
Era plano de DEUS para evangelizar os povos gentílicos e judeus.
 
1- DEUS se manifesta em fogo! (Êx 19.17,18; Hb 12.29) Fogo é sinal de aceitação, de comprovação, de poder.
 At 2.3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
Veja que a partir daí os discípulos perderam o medo que antes tinham de serem presos e partiram para o ataque, pregaram com ousadia e poder o evangelho libertador.
 
2- O ESPÍRITO SANTO veio com línguas repartidas como que de fogo. A identificação era para cada um individualmente.
Um sinal visível para confirmação de todos ou talvez uma visão celestial e sobrenatural para alguns somente.
 
V - Dia De Pentecostes - Dia De Revestimento De Poder
1- Todos foram cheios do  ESPÍRITO SANTO (At 2.4). Cheio é transbordante, derrama línguas, exaltação e glorificação.
Lc 6.38 A = Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando
Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do ESPÍRITO,
 
2- A Maior necessidade dos discípulos era o poder de DEUS. Não existe maior desejo para o crente do que ser cheio do ESPÍRITO SANTO, desejo de sentir e conversar intimamente com DEUS, depois sair para a batalha sabendo que nada nos causará dano algum
Mc 16.18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados..
 
Conclusão:
O pentecostes é para hoje, é para agora, é para quem crê e busca com sinceridade e desejo de servir a DEUS e testemunhar com poder.
Mt 16.17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
At 2.4 E todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO lhes concedia que falassem.
At 10.46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a DEUS.
At 19.6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO, e falavam em línguas e profetizavam.
 
Os sinais são somente para os que crerem, se crer recebe, se não crer, não recebe. É preciso crer e desejar.
 
SERÁ QUE AINDA TEMOS IDENTIDADE REALMENTE?
 
Marcos 16.15-20; Atos 2.42-47
Marcos 16. 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18- pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
 
As manifestações milagrosas de DEUS, comprovando sua presença e a autenticidade da mensagem pregada em sua "igreja moderna" estão caminhando a passos largos para serem substituídos pela música (de péssima qualidade por sinal e desprovidas do sentido de adoração) e pelas demonstrações de sabedoria humana dos "pregadores-show" que têm revelações que até mesmo DEUS não tem.
Na marcha em que a Igreja vai, estaremos enfrentando o sério risco de acabarmos com a Escola Bíblica Dominical nos próximos 10 anos, por falta de alunos que só serão atraídos pela música e pelo show de algum louco pregador da teologia da prosperidade. Não duvide, o principal inimigo da igreja hoje já é Mamom. Em quase tudo que se produz na igreja de hoje, tem o retorno financeiro e político por detrás.
A igreja pentecostal já se escandaliza com as manifestações do ESPÍRITO SANTO, mas não se escandaliza com as mansões, carrões, aviões e contas no exterior de seus pastores.
Nossos cultos não têm mais espaço para DEUS se manifestar, o ensino da palavra de DEUS não acha mais espaço em horário nobre, tantas são as manifestações humanas com danças, teatros, corais, bandas e pregações de auto-ajuda. Só DEUS não tem espaço. Os cultos de doutrina foram esvaziados e os de busca por dinheiro e bênçãos foram supervalorizados. É crescente o número de crentes sem denominação ou sem compromisso com qualquer liderança, pois já não agüentam mais serem explorados financeiramente e psicologicamente por líderes sem compromisso com as ovelhas, mais interessados em sua lã do que em sua vida cristã. Cerca de 15% já se declaram interdenominacionias.
Será que ainda temos identidade? Esta não é a Igreja de JESUS e dos apóstolos, com certeza. Dá para consertar isso pastores? Pelo amor de DEUS.
Queria possuir mais olhos para chorar por nossa situação caótica! Os meus já não enxergam para continuar a escrever.
 
Atos 2.42- E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 - perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se haviam de salvar.
 
 
RESUMO RÁPIDO
I - A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
1. A resposta escatológica. Nenhum assunto é tão urgente quanto a evangelização do mundo, por isso JESUS diz aos discípulos para estarem esperando a capacitação de DEUS para testemunhar do evangelho.
2. A resposta pentecostal. "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8). É com poder de DEUS que se prega o legítimo evangelho. Sinais, prodígios e maravilhas são autenticações do legítimo evangelho. Em Atos temos o padrão - Sinais, Ajuntamento, Pregação e muitas Conversões. O ESPÍRITO SANTO é quem convence do pecado, da justiça e do juízo. Primeiro ELE se revela como o poderoso, depois aproveita a pregação para sondar os corações e convencer os interessados a se converterem.
3. A fundação da Igreja. Após dez dias de oração perseverante a promessa se realizou. O batismo no ESPÍRITO SANTO aconteceu e como prova disso o Mesmo ESPÍRITO SANTO falou através dos discípulos e lhes concedeu o Dom de Línguas para que falassem aos estrangeiros presentes ali em suas próprias línguas. A partir do sinal as pessoas ouviram o evangelho e se converteram ao DEUS vivo que viam estar ali no meio dos discípulos de JESUS.
Recebereis a virtude (At 1.8)
“O termo original para ‘virtude’ é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto Cristo ordenou. Sua finalidade é que Cristo seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de Deus”
II - A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA
1. Evangelização. No primeiro dia da igreja verdadeira e obediente ao mandado de JESUS (At 1.8) aconteceu missões. Missões está no coração de DEUS e deve estar no coração da igreja. A boa notícia deveria ser dada a todos os povos. JESUS morreu por nossos pecados, doenças e enfermidades e ressuscitou, está vivo para todo o sempre. ELE quer nos salvar a todos. O poder de DEUS é mais e mais liberado à medida que se evangelizava, sinais, prodígios e maravilhas aconteciam aos montes e hoje deve continuar assim (At 4.29,30). Todos oravam por conversões e arriscavam suas vidas por isso mesmo. precisamos de líderes que enxerguem missões, que comam missões, que amem missões, que tenham como objetivo de vida a salvação das almas e não o enriquecimento ilícito.
2. Missões em Atos. O dia de Pentecostes já tinha sido dia de missões pois alcançou muitas nações através de seus representantes ali presentes. Veio a perseguição através de Saulo e muitos sairam evangelizando, como Filipe que conquistou multidões seguindo o padrão de Atos - Sinais, prodígios e maravilhas, depois ajuntamento de pessoas, depois pregaçãom, depois conversões em massa. At 8.6,7. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. Por que? Porque viam e ouviam os sinais. Depois, em Antioquia, o ESPÍRITO SANTO deu início oficial às missões mundiais, escolhendo Paulo e Barnabé para evangelizarem todo o mundo conhecido até então. Veja que foi numa reunião de jejum e oração com profetas e mestres que nasceu oficialmente as missões Atos 13.1-4 - Você mestre está orando e jejuando? Depois vemos o evangeho sendo levados a todos os lugares mais remotos daquela época (Cl 1.6).
3. Promoção social. Não existe evangelho sem amor. Não existe evangelho onde uma minoria se empanturra de dinheiro enquanto que a grande maioria sente falta até do alimento e do vestuário.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:43-47. Discipular é tarefa das mais importantes da igreja e isso implica em ajudar os mais necessitados.
III - ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
1. Uma igreja completa. Daqui sairam os primeiros missionários transculturais, Paulo e Barnabé. A escolha foi sobrenatural, o próprio DEUS escolheu e capacitou-os. Nossos missionários são escolhidos assim pelo ESPÍRITO SANTO? Vemos em seus ministérios os sinais, prodígios e maravilhas como na vida de Paulo como confirmação da chamada divina? nossos missionários estão pregando o legítimo e verdadeiro evangelho bíblico? Talvez devido a essa falta do legítimo evangelho exista o ISIS hoje. Como não pregamos o evangelho na janela 10X40 por medo e falta de poder, esses assassinos teem ceifado milhares de vidas de cristãos pelo mundo aforaEm Antioquia havia uma certa preparação espiritual e teológica para os futuros missionários, com ênfase em Oração e Jejum. Profetas e Mestres oravam e jejuavam.
2. Uma igreja missionária. A igreja em Antioquia se tornou exemplo para todas as outras no envio de missionários que um dia chegaram até nós. Havia ali um grande discipulador, Barnabé, e um grande mestre, Paulo. Ambos trabalharam arduamente na evangelização do mundo de então, colocado suas vidas em risco muitas vezes. Você gostaria de imitá-los? Só entrar em contato com a igreja e manifestar seu desejo. DEUS está esperando voluntários.Todo o poder necessário está ai dentro de você - Está no ESPÍRITO SANTO.
 
 
Como Sinais e Maravilhas Ajudaram a Ajuntar Multidões ao Senhor
Atos 5:12-16 “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles, mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais, de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando esse passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados.”
 
Há duas semanas atrás, focamos nossa atenção na oração em Atos 4:29 – 30 e eu concluí que devíamos orar daquela maneira. As necessidades do mundo hoje são tão grandes e a experiência presente da igreja tão fraca, que deveríamos anelar pela mesmíssima coisa que aqueles crentes anelaram. Em face a uma grande oposição, os Cristãos deveriam clamar a Deus, assim: “Agora, pois, Senhor, olha para as suas ameaças e concede a teus servos que falem com toda ousadia a tua Palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome to teu Santo Filho Jesus.” Clamaram por audácia em seus testemunhos; clamaram para que a mão de Deus se estendesse em curas; e clamaram para que Deus realizasse sinais e prodígios. Não estavam, por assim dizer, simplesmente “abertos” para sinais e prodígios. Se desesperavam por eles. Oravam para que eles viessem.
E porque oravam por sinais e prodígios?
A pergunta que quero engajar-me em poucos minutos é a seguinte: Porque queriam eles com tamanha ansiedade, que Deus demonstrasse sinais e prodígios? E porque queriam eles que Deus estendesse Sua mão para curar? Aquela foi a geração que teve a mais imediata e a mais convincente evidência da verdade da ressurreição; mais do que qualquer outra geração. Centenas de testemunhas oculares do Senhor ressuscitado estavam em Jerusalém. Aquela foi a geração de testemunhas que menos necessitava uma autenticação sobrenatural. Menos do que qualquer das outras gerações que se seguiram. Aquela foi a geração para a qual a pregação (aparte de sinais e prodígios) da poderosa, salvífica Palavra de Deus, foi mais ungida do que qualquer pregação em gerações subsequentes – a pregação de Pedro e de Estêvão e de Paulo. Porque razão esta geração com seu imediato acesso aos testemunhas da ressurreição e de sua pregação extraordinária, sentiu tal paixão por ver Deus estendendo sua mão para curar e para que fizesse sinais e prodígios entre eles?
Vocês têm que saber onde eu quero chegar. Esta questão histórica é importante porque, uma das objeções claves ao nosso clamor pelo poder sanador de Deus e por Seus sinais e prodígios, se destrói diante da sua resposta. Voltarei a este assunto em alguns minutos.
Para ajudar as pessoas virem à fé salvadora
Nesse texto de hoje, vemos uma resposta bastante clara à questão de por quê a igreja queria sinais e prodígios – com todos os seus perigos, com todos os seus abusos – porque oraram: “Senhor, estende a tua mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu Santo Filho Jesus”? Atos 5:12 diz: “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.” (Eu creio que “todos” se refere à igreja, por causa da sequência de pensamentos em 2:43 – 44.)
Os versos 13 e 14 descrevem dois resultados dessa demonstração de sinais e prodígios. Primeiramente, o povo em Jerusalém – os de fora - estava maravilhado dos apóstolos e da igreja. Ananias e Safira haviam sido mortos, sinais e prodígios haviam sido feitos, e o verso 13 diz, “ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima.” Mas isso ainda não é tudo. Em meio a todo este temor, assombro e admiração, muitos estavam vindo à fé em Jesus. Verso 14: “E a multidão dos que criam no Senhor, assim homens como mulheres, crescia cada vez mais.”
Assim, pois, eu diria que Lucas quer que vejamos essa conexão entre os sinais e prodígios feitos pelos apóstolos no verso 12, e a multidão “dos que criam no Senhor” que “crescia cada vez mais” no verso 14. E diria ademais, que esta foi a razão por quê a igreja orava tão intensamente para que sinais e prodígios fossem operados. Os sinais e prodígios ajudaram a trazer as pessoas ao Senhor. Ajudaram a trazer o povo à fé salvadora.
Uma constante no livro de Atos
Esse não é um exemplo isolado no livro de Atos. Era algo padrão. Contamos, pelo menos 17 vezes no livro de Atos, onde um milagre realizado ajuda a levar à conversão. Temos visto o milagre de Pentecostes que resultou em 3.000 conversões, e o milagre do homem aleijado em Atos 3:6, que levou à conversão de 2.000 pessoas (Atos 4:4). Atos 9:34 – 35 e 40, 42, são os exemplos mais claros. Pedro cura a Enéias e Lucas diz, “E viram-no todos os que habitavam em Lida e em Sarona, os quais se converteram ao Senhor.” Pedro ressuscita Tabita, e Lucas diz, “E foi isto notório por toda Jope, e muitos creram no Senhor.”
Não existe dúvida de que a operação de milagres – sinais e prodígios – ajuda a trazer as pessoas a Cristo. Isto é o que Lucas deseja que vejamos e esta, certamente, é a razão por quê o Cristãos oraram em Atos 4:30 pedindo para que Deus estendesse sua mão para curar e para operar sinais e prodígios. Isto ajuda a trazer as pessoas a Cristo.
Uma objeção contra orar por sinais e prodígios
Agora, deixe-me tratar com essa objeção que algumas vezes é trazida contra orar por um derramamento do Espírito Santo com poder, em sinais e prodígios, nos tempos atuais. Alguns dizem que isso compromete a centralidade da Palavra de Deus; que deprecia o valor da pregação da Palavra; que prejudica a suficiência da Palavra de Deus para salvar pecadores. Se sinais e prodígios forem adicionados à pregação, assim dizem, tem que ser porque a Palavra de Deus não está sendo confiada ou estimada como suficiente para salvar. Estas são as coisas que você ouve. Concorda comigo?
Textos que parecem apoiar esse pensamento
Bem, essa objeção parece ter alguns textos cruciais que a apoiam. Romanos 1:16, diz: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.” O Evangelho, e não sinais e prodígios. Em 1 Coríntios 1:22 – 23, diz Paulo: “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.” E Jesus mesmo disse, “uma geração má e adúltera pede um sinal.” (Mateus 12:39; 16:4).
Cria um novo problema
Esses são os tipos de textos que são trazidos contra buscar o Senhor hoje em dia por sinais e prodígios. Mas, até agora, eu não ouvi qualquer desses opositores sequer fazer a pergunta, e muito menos responde-la: Se orar por sinais e prodígios deprecia a pregação do Evangelho, e somente pessoas más e adúlteras querem sinais, então porque Pedro, João e os discípulos oraram por eles em Atos 4:30? E porque Lucas se desdobra para demonstrar quão valiosos eles são, em ganhar as pessoas para Cristo?
Você pode ver o que essas pessoas estão fazendo? Elas estão dando a impressão de que buscar sinais e prodígios hoje, é um problema por razões que seriam, igualmente, um problema no livro de Atos, ou seja, compromete a suficiência da pregação. Mas eles não abordam esse problema. Então, permitam-me fazê-lo, porque essa é uma questão realmente muito importante. Porque a oração pedindo por sinais e prodígios em Atos 4:30 não era alguma coisa má e adúltera, e tampouco prejudicava a suficiência da pregação como o poder de Deus para a salvação?
Porque a oração em Atos 4:30 não era má?
A reposta à primeira pergunta é a seguinte: buscar sinais e prodígios de Deus é mau e adúltero, quando a demanda por mais e mais evidência procede de um coração resistente e, simplesmente, encoberta a má vontade para crer. Se levamos em nós um caso de amor para com o mundo, e nosso esposo, Jesus, depois de uma longa separação vem a nós e diz, “Eu te amo e desejo-te de volta”, uma das melhores maneiras de proteger nosso relacionamento adúltero com o mundo, seria dizer, “Tu, realmente, não és meu esposo; Tu, realmente, não me amas. Prova-o. Dê-me algum sinal.” Se esta é a forma com que demandamos um sinal, então, sim, somos uma geração má e adúltera.
Mas, se ao contrário, você vem a Deus com um coração dolorido, e anelando por Sua glória e pela salvação de pecadores, e esta é a razão por quê você deseja que Ele estenda Sua mão para curar e para obrar sinais e prodígios no nome de Jesus, então você, nem é mau nem tampouco adúltero. Você é uma esposa perfeita querendo, tão somente, honrar ao seu esposo, Jesus.
Por que sinais e prodígios não comprometem a pregação?
A resposta à segunda pergunta – porque sinais e prodígios não tem que, necessariamente, comprometer o poder da pregação do Evangelho – segue assim: Atos 14:3 diz que Paulo e Barnabé “Detiveram-se, pois, muito tempo [em Icônio], falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da Sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.” E isso é sumamente importante: Os sinais e prodígios são o testemunho de Deus à Sua Palavra. Não se colocam em competição com a Palavra. Não são contrários à Palavra. Não estão acima da Palavra. São, melhor diríamos, testemunho divino do valor, da verdade e da necessária centralidade da Palavra.
Segue, aqui, a forma com a qual eu sumarizo o relacionamento entre o evangelho e sinais e prodígios: os sinais e prodígios não são a Palavra salvífica da graça; são testemunhos secundários à Palavra da graça. Sinais e prodígios não podem salvar. Não são o poder de Deus para a salvação. Eles não transformam o coração – tanto quando música, ou arte, ou drama ou performances de mágica. O que transforma o coração e salva a alma é a auto-autenticada glória de Cristo vista na mensagem do evangelho (2 Coríntios 18: - 4:6).
Mas, ainda que sinais e prodígios não podem salvar a alma, eles podem, se assim agrada a Deus, romper a armadura do desinteresse; podem quebrar a cobertura do cinismo; podem destruir a capa protetora da falsa religião. Como todo bom testemunho da Palavra da graça, eles podem ajudar o coração depravado a fixar o olhar no evangelho onde a glória do Senhor brilha em sua inerente autenticação e valor salvífico.
Buscando sinais e prodígios em oração hoje
Meu propósito aqui, não foi o de defender a validade dos sinais e prodígios na atualidade. Eu já o fiz anteriormente, e, sem dúvida, o farei outra vez. O propósito tem sido o de mostrar qual foi sua função no livro de Atos e como isso não é um impedimento para que os busquemos, hoje em dia, da mesma forma em que foi buscado em Atos 4:30 – como um testemunho divino da Palavra da graça.
E eu, em verdade creio que Deus quer que oremos nestes dias, por sinais e prodígios. Tampouco me encontro só na comunidade reformada que ama a soberania de Deus e as doutrinas da graça. Portanto, encerro com um desafio feito por nosso mui venerado porta-voz, Martyn Lloyd-Jones.
 
“Está perfeitamente claro que nos dias do Novo Testamento, o evangelho foi autenticado por sinais, prodígios e milagres de várias descrições e caráter… Estava, este fato, suposto a ser verdade apenas para a igreja em seu princípio? …As Escrituras nunca, em nenhum lugar afirma, que estas coisas eram somente temporárias – nunca! Tal afirmação não existe em nenhuma parte.” (The Sovereign Spirit, pp. 31 – 32, em inglês).
 
Lloyde-Jones cria no “estado contínuo”, regular, normal do ministério da igreja. Tendo sua bênção, e sua glória, do Senhor. Mas, eu creio, que Lloyde-Jones ficou gradualmente desiludido com o status quo já pelo final de seus 30 anos de um ministério estável na Westminster Chapel em Londres, em 1965.
 
“Nós podemos produzir um número de convertidos - graças a Deus por isso - e isto acontece regularmente nas igrejas evangélicas a cada domingo. Mas a necessidade de hoje é demasiado grande para isso. A necessidade de hoje é a de uma autenticação de Deus, do sobrenatural, do espiritual, do eterno, e isto poderá receber sua resposta por Deus, graciosamente, ouvindo nosso clamor e outra vez derramando Seu Espírito sobre nós, e enchendo-nos da mesma maneira em que Ele continuamente enchia a igreja em seus primeiros dias.” (Joy Unspeakable, p. 278, em inglês).
O que necessitamos é uma poderosa demonstração do poder de Deus, uma representação do Onipotente que obrigaria as pessoas a prestar atenção, e a olhar, e a ouvir… Esta a razão porque eu insisto em que orem por sinais e prodígios. “Quando Deus age, Ele pode fazer em um minuto muito mais do que o homem, com sua organização, pode fazer em 50 anos.” (Revival, pp. 121 -122, em inglês
http://pt.gospeltranslations.org/wiki/Como_Sinais_e_Maravilhas_Ajudaram_a_Ajuntar_Multid%C3%B5es_ao_Senhor
 
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD
Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD
Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD
Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD
Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.

 http://www.apazdosenhor.org.br/