LIÇÃO 09 - O MILAGRE ESTÁ EM SUA CASA / SUBSÍDIOS / REVISTA DA CLASSE ADULTOS


O que você tem? O milagre será determinado pelo que você tem! Nesta lição veremos a crise na casa de uma viúva. Imagine a dor que aquela mulher estava sentindo, perdeu o marido, o seu provedor, agora corria o risco de perder os seus dois filhos para os credores de seu falecido marido. Não podemos imaginar uma dor maior do que essa mulher estava sentindo, a aflição que lhe tirava o sono e abalava os seus nervos. Neste contexto, aprenderemos que não existe problema impossível para Deus resolver. Glória a Deus!


O que a viúva tinha e fez que mudou sua história? Primeiro, ela tinha fé. Isso é muito importante, pois a fé determina os seus primeiros passos diante da crise, quem tem fé vai buscar resposta em Deus, valoriza os homens que Deus levantou como seus profetas na terra. Por isso, aquela viúva procurou o profeta Eliseu, ela não procurou os políticos, os credores, os vizinhos ou parentes. A fé nos direciona para Deus, nos aproxima de Deus, quanto mais próximo de Deus mais milagres acontecem.

Segundo, ela tinha filhos. Ela e os filhos trabalharam juntos para pedir vasos emprestados, para carregá-los e para enchê-los. A viúva não trabalhou sozinha para superar a crise, usou o que tinha a seu dispor. Quer superar a crise? Use todos os membros da família num só objetivo, trabalhem unidos e organizados, pois sozinho é muito mais difícil superar a crise e o milagre pode ser menor, pois talvez a viúva não conseguiria carregar tantos vasos sozinha, e o milagre foi na medida certa do seu trabalho. Portanto, a quantidade de pessoas empenhadas no mesmo objetivo determina o tamanho do milagre, o azeite parou de se multiplicar quando a última vasilha foi cheia, o milagre alcançou o trabalho de cada membro da família.

Terceiro, a viúva tinha azeite na botija. Deus operou o milagre a partir daquele azeite, o que isso significa? Que não devemos procurar ajuda somente quando tudo se acaba, a pessoa diligente, antes de acabar já está providenciando mais, quem deixa acabar primeiro para depois buscar ajuda é preguiçoso, e Deus não tem compromisso com preguiçoso, por isso a recomendação bíblica, "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (Provérbios 6:6). 

O que a multiplicação desse azeite nos ensina? Que o milagre de Deus não causa estranheza, ou seja, é realizado na simplicidade daquilo que já conhecemos. Aquilo que causa estranheza geralmente tem o objetivo de nos ensinar, como foi o caso do profeta Jonas que após a sua pregação, viu um milagre estranho, uma aboboreira crescer rapidamente "E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira." (Jonas 4:6) logo em seguida vemos o profeta revoltado com o mesmo milagre queantes o alegrara, e Deus estava lhe dando uma lição "Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte." (Jonas 4:9). Através desse milagre estranho Deus ensina para Jonas o que é ser misericordioso.

Quando algo vem de Deus em caráter consolador e duradouro, isso não nos causa estranheza. Por exemplo, quando Deus chama o menino Samuel pela primeira vez, o chamou com a mesma voz do Sacerdote Eli, a voz de Deus não causou estranheza pois Deus queria falar com Samuel todos os dias de sua vida e dar a ele um ministério duradouro. Outro exemplo; quando Jesus foi alimentar uma multidão, ele usou pães e peixes, o que havia ali no momento, não usou nada estranho, e o milagre consolou todo o povo. Portanto, o milagre que vem para nos consolar é realizado na simplicidade do que já  conhecemos.

Quarto, a viúva tinha honestidade. Após o milagre aquela viúva tinha recursos suficientes para vender e depois mudar de lugar para viver com toda aquela riqueza, mas ela não agiu dessa forma, ao contrário disso, ela pagou os seus credores, devolveu as vasilhas emprestada e teve paz para viver com o que lhe sobrou. Quem tem honestidade, também tem paz para viver tranquilamente. Observe que a pessoa que muda muito, dificilmente será honesta e terá paz.

O milagre de Deus superou o pedido da viúva. Ela queria pagar a dívida, e assim, não perder os seus filhos para os credores. No entanto, Deus superou as expectativas daquela mulher, o milagre foi suficiente para pagar a dívida e ainda serviu de sustento para sua casa. 

Amados, Deus conhece exatamente qual é a sua necessidade, Deus sabe exatamente como fazer para supri-la. O que Deus quer saber é o que você tem? Como disse Jesus aos discípulos “E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.” (Marcos 6:38). Veja primeiro o que você tem, depois apresente para o Senhor e ELE fará um milagre na sua vida. Muitas vezes o milagre não acontece porque não temos nada para apresentar diante de Deus

Jesus abençoe sua vida de forma milagrosa! 

Bons estudos e boa aula! Pastor Ismael Oliveira http://www.escola-dominical.com/