Lição 6 - Deus: o nosso provedor V


Nesta preciosa lição estaremos estudando sobre um dos importantes temas da doutrina de Deus – a doutrina da providência, tendo por base a vida de Isaque.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2016
ADULTOS - O DEUS DE TODA PROVISÃO - Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE


LIÇÃO 06 – DEUS: O NOSSO PROVEDOR 
(Gn 26.1-6)

INTRODUÇÃO
Nesta preciosa lição estaremos estudando sobre um dos importantes temas da doutrina de Deus – a doutrina da providência, tendo por base a vida de Isaque. Introduziremos a vida do patriarca falando de informações sobre ele; Destacaremos como Deus providenciou todas as necessidades da vida de Isaque; e, por fim, pontuaremos quais as lições que aprendemos com este nobre filho de Abraão.

I – INFORMAÇÕES SOBRE O PATRIARCA ISAQUE
Dos patriarcas da nação de Israel, o que a Bíblia dedica menos capítulos é Isaque. Ele teve uma vida longa (Gn 35.28) e nunca se afastou da região que sua semente herdaria (Gn 35.27). Isaque é um dos patriarcas de grande influência no meio do povo de Deus, para os quais a Terra de Canaã foi prometida (Gn 50.24; Êx 33.1); com quem a aliança foi feita (Êx 2.24; Sl 105.9); cujos nomes são parte da identificação do próprio Deus (Êx 3.6; 15.16).

1.1 Seu nome (Gn 21.4). O nome de Isaque foi dado pelo próprio Deus (Gn 17.19). Seu significado quer dizer: “riso”. Talvez, uma alusão direta ao riso que tanto Abraão quanto Sara deram ao ouvirem de Deus a promessa que teriam filho, mesmo sendo avançados em idade e Sara sendo estéril (Gn 17.17; 18.12-14). Pode-se entender também que este nome fora dado a Isaque em virtude da alegria que sentiria sua mãe ao conceber um filho de forma milagrosa. Sara previu que todos os que conhecessem sua história teriam a mesma reação “E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo” (Gn 21.6).
Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO fonte http://www.portalebd.org.br/