Lição 7 - Quando o legalismo substitui a adoração III


O Legalismo do ponto de vista cristão nos induz a realizar práticas e obrigações meramente formais sem qualquer efeito espiritual na vida do cristão

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2016
JOVENS - EM ESPÍRITO E EM VERDADE - A essência da adoração cristã
COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL
COMENTÁRIO: PROF. LUCAS NETO
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORTALEZA/CE


LIÇÃO 7 – QUANDO O LEGALISMO SUBSTITUI A ADORAÇÃO

INTRODUÇÃO
O Legalismo do ponto de vista cristão nos induz a realizar práticas e obrigações meramente formais sem qualquer efeito espiritual na vida do cristão no que concerne a salvação ou crescimento espiritual.
Nesta lição definiremos o que é legalismo, como surgiu no Antigo Testamento e na igreja primitiva e como superar o legalismo na igreja do século XXI.

I – O SURGIMENTO DO LEGALISMO NO ANTIGO TESTAMENTO
1. DEFINIÇÃO DE LEGALISMO CRISTÃO
É um ordenamento de normas formais e materiais eclesiásticas criadas pelos homens que condiciona o seu cumprimento por esforço humano a obtenção de benesses divinas, tais como, recompensas, curas, bênçãos de qualquer ordem, santidade, favores divinos, bem como, a salvação.

2. UM EXEMPLO PRÁTICO DE LEGALISMO NO ANTIGO TESTAMENTO

2.1. OFNI E FINEIAS (FILHOS DE ELI) MODIFICAM OS PROCEDIMENTOS DA OFERTA
Ofni e Fineias modificaram a forma de ofertar os sacrifícios ao Senhor desprezando os preceitos divinos, colocando a vontade de Deus em segundo plano no que incorreram em um grave pecado. (1 Sm
2:12-17)


Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/4t_2016_jovens_lic3a7c3a3o_7_quando-o-legalismo-substitui-a-adorac3a7c3a3o.pdf Acesso em 08 nov. 2016.