O SÁBADO, A LEI, A GRAÇA, E ROMA

Resultado de imagem para shabat shalom

Yeshua não aboliu a Torá (mandamentos), mas a cumpriu.

Sendo assim, pode o cristão cumprir com o Shabat (santificar o sábado)?

Sim! Mas santificar o Shabat não quer dizer necessariamente que ficaremos imóveis em um lugar, ao contrário! A santificação do Shabat é para santificação do nosso ser! Devemos destinar este dia (e todos os outros), para realizar a vontade do Eterno, louvado-O, estudando e compartilhando as Escrituras, e pregando à quem necessita de Cristo, e assim iremos fazer morrer nossa vontade carnal pecaminosa...


Os dez mandamentos é a expressão do caráter e da vontade do Eterno para com o homem... sem os mandamentos, o homem jamais saberia o que é pecado e o que é santo, o que é certo ou errado, moral e imoral, justiça ou injustiça.

Somos salvos pela graça, mas é através dos mandamentos que somos santificados pelo Eterno...

Efetivamente a Lei e a Graça estão irmanadas, caminhando juntas. A Lei revelando o pecado na vida do homem, e a Graça trazendo o remédio para este pecado quando este homem se arrepende do mal.

Agora, veja quem começou com a separação entre judeus messiânicos e cristãos... que nunca devia ter acontecido, e impedir os cristãos de observar a Torá (Lei de Deus), e também iniciar com o antissemitismo no mundo ocidental...

O Concílio de Laodiceia da Igreja Romana (católica) proibiu os cristãos de observar o Shabbat e estabeleceu o Domingo (Sunday = Dia do deus Sol) como novo dia de descanso e proibiu os cristãos de receber prendas de judeus ou mesmo de comer pão ázimo nos festejos judaicos, sob pena de Excomunhão.

Tome Nota:
Agostinho (354-430) declarou que Judas Iscariotes era a imagem do povo Judeu, sendo um povo destinado a viver como um "testemunho", tanto para o mal quanto para a verdade cristã, sendo essa "teoria do testemunho" bastante difundida e acabou por contribuir com a perseguição e o antissemitismo. Os monarcas do Império Romano, endossados pela teoria augostiniana, declararam judeus como sendo servos da câmara (servicamerae), eram utilizados como bibliotecários escravos. Segundo eles a alma do judeu já estaria perdida. A deterioração da posição judaica na sociedade estava ganhando espaço. O anti judaísmo era ensinado pelo clero, que orientava fiéis que se mantivessem longe de judeus. À medida que o cristianismo crescia a aversão a Israel e pelo povo judeu também cresciam... aí vimos no que deu.

---
A Lei de YHWH. Êxodo 20: 1-17

Primeiro − “Não terás outros deuses diante de mim”
Segundo − “Não farás para ti imagem de escultura”
Terceiro − “Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão”
Quarto − “Lembra-te do dia de Sábado para o Santificar”
Quinto − “Honra Teu Pai e Tua Mãe”
Sexto − “Não Matarás”
Sétimo − “Não Adulterarás”
Oitavo − “Não Furtarás”
Nono − “Não Dirás Falso Testemunho Contra o Teu próximo”
Décimo − “Não Cobiçarás”

Na Lei de Elohim (Deus), oito Mandamentos começam com “não”, mas ela não é proibição, mas sim proteção. Observe: Quando Ele diz “Não Matarás”- Ele está protegendo a sua vida. Quando diz “Não Adulterarás” – está protegendo o seu lar.
“Não Furtarás” – está protegendo o seu patrimônio, os seus bens,. E assim cada mandamento serve para proteger você de todas as maneiras possíveis.

David e Paulo concordam que a lei de Deus é perfeita e eterna veja Salmos 119:44 “Assim observarei de contínuo a sua lei , para sempre e eternamente”.
Romanos 7:12 lemos: “E assim a lei do Senhor é santa, e o mandamento santo, justo e bom”.
Salmos 19: 7 e 8 “A Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” .

A Lei do Criador não necessita de reforma, ou de atualização, ela é perfeita, ela é útil para nos mostrar qual é à vontade de Deus. E nenhum dos Dez Mandamentos foi mudado, ou cancelado. Caso contrário a Lei não seria perfeita.

A Lei do Eterno é a expressão do caráter de Adonai.
O Criador é Santo a sua Lei é Santa
O Criador é Justo a sua Lei é Justa
O Criador é Bom a sua Lei é Boa
O Criador é Eterno a sua Lei é Eterna

– Guardar a lei conta pontos para Salvação?

A própria Bíblia responde em Romanos 3:20 – “visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” Romanos 3:20

– Então não precisamos guardar a lei?
Yeshua diz na mesma Bíblia ao jovem rico: Mateus 19:17 “Se queres entrar na vida guarda os mandamentos.”

Parece uma contradição, mas realmente guardar a lei não salva ninguém. Mas nós não guardamos a lei PARA SERMOS SALVOS. Simplesmente a guardamos porque amamos a Yeshua, O Cristo. Guardar os mandamentos é apenas uma consequência do amor que temos ao Criador, Adonai, Hashem!


Por Marcos Goes