ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13



AULA EM 25 DE DEZEMBRO DE 2016 – LIÇÃO 13

(Revista: Editora Betel)

Tema: ENFRENTANDO O FALSO CULTO

Texto Áureo: 1 Rs 18.24
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição reúna elementos dos falsos cultos e tente coletar exemplos atuais para apresentar à classe.
“não é uma tarefa agradável”, o falso culto geralmente é bem aceito, por ser fácil, tranquilo e não incomoda ninguém, porém o verdadeiro culto exige consagração e santidade e isso incomoda muitos crentes infelizmente.
“é o menor preço da verdadeira profecia”, significa que é uma forma de culto barata, feita de qualquer maneira, sem o devido custo espiritual.
“sob a ameaça de Jezabel”, Jesabel era a liderança dominante que apresentou ao povo um falso deus. Quando a liderança busca enganar o povo os verdadeiros homens de Deus devem se manifestar, mesmo que isso cause mitos dissabores.
__________________________________________
1. COMO ENFRENTAR O FALSO CULTO
- “Era o momento de o povo de Deus decidir”, a pessoa em cima do mura da indecisão desagrada mais do que os ímpios, pois esses ficam no meio do povo minando a fé dos servos fieis.

1.1. Enfrentar o falso culto com convicção.
- “na graça de Deus, ter muita convicção”, é a certeza de que Deus vai fazer algo sobrenatural, a fé no Senhor, se houver dúvida é melhor não enfrentar.
- “se Baal, segui-o.”, é um desafio que chama à responsabilidade, pois Elias envolveu o Senhor de um jeito que se Deus não respondesse com fogo as consequências seriam desastrosas.
“Elias crê, e está convicto, de quem é o verdadeiro Deus”, Elias queria passar sua certeza para o povo e isso só seria possível com demonstração de poder.
“A ignorância leva a tibieza”, tibieza é uma fraqueza, uma frouxidão ou debilidade, nesse caso espiritual.
- “É preciso convicção e mais profundidade bíblica”, pode se dizer mais intimidade com Deus, conhecendo-o pela Palavra e pelas experiências.

1.2. Enfrentar o falso culto com definições claras.
“característica do falso culto”, quer dizer que se conhece um falso culto pela indefinição, ou seja, deixa dúvidas quanto a seus procedimentos, seus rituais, será que é de Deus ou não? Os que não conhecem a Bíblia aceitam tudo, mas os que amam a Palavra de Deus questionam.
“Ser definido é ser dogmático”, o dogmático é o que defende os dogmas da religião, ou seja, as tradições que caracterizam a fé cristã. 
“ser dogmático é algo, às vezes, detestável”, isso porque alguns aspectos do dogma de qualquer religião são inquestionáveis e podem levar a conflitos quando são feridos.
“Em tudo se procura “fazer média””, tentando agradar a todos, tentando ser politicamente correto, mas perdendo a essência de verdadeiros adoradores.
“e identificando-se com os pontos comuns”, não mostrando às pessoas quem realmente somos e quais são as nossas convicções. Muitos líderes assim deixam de falar contra o pecado em reuniões que estejam presentes grupos declaradamente corruptos e adúlteros, veja como Deus classifica os crentes indefinidos:
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!” Ap 3.15
- “não pode enamorar-se do mundo”, alguns ditos crentes estão nas igrejas, mas estão apaixonados pelo modo de viver dos mundanos, eles os admiram e tentam imitá-los.
“teologia relativista”, teologia de que as coisas dependem de um ponto de vista para serem classificadas, por exemplo, determinada coisa nem sempre será pecado, depende do momento e do local, isso é relativismo teológico.

1.3. Enfrentar o falso culto com a Palavra de Deus.
- “confiança e grande experiência com Deus”, notemos que para fazer uma obra semelhante a essa é necessário ter uma grande experiência com o Senhor. O problema é que muitos crentes gostam de ser superficiais.
“tinha conhecimento experimental de Deus”, quer dizer que ele tinham experimentado muitas experiências com o Senhor.
“Palavra escrita que é o filtro para esses falsos cultos”, é pela Bíblia que os crentes conhecem os falsos cultos, mas para isso é necessário estar nos cultos de ensino, ler e meditar na Palavra. Veja como esse filtro é classificado:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Tm 3.16
_____________________________________________
2. CARACTERÍSTICAS DO FALSO CULTO
- “sem correspondência interior”, quer dizer que o que se fazia no exterior não estava de acordo com o interior. 
“não eram expressões de um coração agradecido”, eles cultuavam com seus rituais, mas com os corações longe do Senhor.

2.1. O culto falso é seguido pela maioria.
- “ele é sempre seguido pela maioria”, isso porque, na verdade, ele é feito para agradar a maioria, mas o verdadeiro culto é feito para agradar a Deus.
“Foi assim na época de Noé e de Sodoma”, se referindo ao fato de nessas ocasiões sobrou apenas um justo, somente Noé em sua época e no tempo da destruição de Sodoma, somente Ló era justo naquela cidade.
“permaneceu o “toco”, a “santa semente”, salvou-se o “renovo””, fazendo alusão ao texto a seguir:
“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” Jó 14.7-9Quer dizer que ainda que seja uma minoria lutando pelo verdadeiro culto, ela será renovada pelo cheiro das águas do Espírito Santo.
2.2. O culto falso tem um fogo falso.
“culto em que falsos fogos são admitidos”, se referindo aos falsos movimentos chamados de avivamento, porém estão completamente fora da Palavra de Deus.
- “o fogo deveria vir do céu”, num culto só deve ser aceito aquilo que vem da parte de Deus, para que o povo saiba que Deus tem poder e é o único Deus, veja a ordem de Elias:
“Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.” 1 Rs 18.23 dessa forma só seria admitido o poder de Deus.
“trouxeram fogo estranho ao culto”, o fogo que arderia sobre o altar do holocausto seria o que foi aceso por Deus, um fogo que veio da parte de Deus Lv 9.24, mas os filhos de Arão acenderam fogo fora da tenda da Congregação, fogo estranho.
“fabricados por “animadores””, são especialista na eloquência, que custam caro, mas atraem multidões.

2.3. O culto falso tem um movimento estranho.
- “desenharam uma extraordinária coreografia”, fazendo alusão às coreografias de hoje em dia, infelizmente muitas delas não possuem nada de santo e nem transmitem mensagem alguma.
“é chamado por Paulo de culto racional”, um culto produzido pela razão, sem maluquices ou crendices.
“e se cortavam”, é chamado de autoflagelação, um ritual onde a pessoa se corta, simbolizando a mortificação da carne.
________________________________________
3. CARACTERÍSTICAS DO CULTO RESTAURADO
“O divórcio entre a adoração e a vida prática é inevitável”, é a separação definitiva entre o que a pessoa faz nos cultos e o que ela vive no seu dia a dia.
“um culto templário apenas”, um culto somente para dentro dos templos e nada mais.

3.1. Restaurando o antigo altar.
- “O mesmo altar em que adoravam seus antepassados.”, só porque é antigo não quer dizer que está ultrapassado, Deus recebe a mesma adoração que se fazia no passado, basta que se limpe antes o altar.
“Os pecados dos homens continuam os mesmos”, os homens podem chamá-los de outros nomes ou ainda dizer que tudo é relativo, mas pecado é pecado.
- “Devemos permanecer na “doutrina dos apóstolos””, não precisamos de novas doutrinas, novas visões espirituais, novos artifícios para atrair pessoas e nem uma infinidade de atos proféticos para se conseguir vitórias.

3.2. Um culto de acordo com a Palavra.
- “Ele usa pedras e não outro material”, ele não elabora muito, porque o que importava era o povo ver o poder de Deus, fazendo algo simples nenhum crédito ficaria para ele.
“Também obedece ao horário”, isso aqui é uma crítica aos cultos que não tem hora para acabar, o que demonstra total falta de ordem no culto e desorganização, o comentarista, no entanto, parece estar forçando um pouco a interpretação para criticar esse tipo de coisa.
“Nosso culto deve ser de acordo com a Palavra (1Co 14.26)”, é como um padrão a seguir, sem acréscimo de ornamentos para chamar a atenção de público, mas com muita Palavra de Deus e demonstração de poder real, como fez Elias.  Peça um aluno para ler essa orientação bíblica:
“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1 Co 14.26

3.3. Nosso culto deve ser dirigido a Deus.
“um Deus que se revelou nos caminhos de Sua Palavra”, a maior revelação de Deus que temos é a Palavra, por isso se alguém deseja ter conhecimento de Deus deve buscar primeiro na Bíblia e na oração.
“Nosso culto é voltado para o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus”, qualquer outra direção que o culto tomar não é culto a Deus, cultos em homenagem a pastores e dirigentes devem ser evitados ou feitos com muito cuidado.
Às vezes ouvimos nessas homenagens alguém falar no microfone: “quero cantar um hino para o pastor!”
- “o Deus trino de nosso credo”, o nosso credo é a declaração daquilo em que acreditamos e as igrejas evangélicas na sua totalidade acreditam que Deus é trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

CONCLUSÃO
- Professor(a), se despeça da classe com os votos de um ano novo abençoado e cheio de realizações. Convide-os para o próximo trimestre estarem juntos novamente, ore com eles pela EBD no ano de 2017.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Quem chamou os profetas de Baal para um desafio?
R: O profeta Elias (1Rs18.19).

2. De acordo com a lição, o que a Palavra de Deus faz?
R: Ela nos liberta do mal e nos revela a clareza doutrinária (Sl 119.105).

3. De onde deveria vir o fogo?
R: Do céu (1Rs 18.23).

4. Como as religiões primitivas procuravam servir aos seus deuses?
R: Com danças (1Rs 18.26).

5. Como deve ser nosso culto?
R: De acordo com a Palavra (1Co14.26).

Marcos André – professor

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/