ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 12

(Revista: Central Gospel - nº 48)

Tema: CIÚME, O CABO DA TORMENTA

Texto Áureo: Tg 4.5
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ao que parece está se referindo ao ciúme no relacionamento amoroso, não está tratando o ciúme que envolve relacionamentos de amizade, pois são mais infantis. Porém se você achar interessante pode fazer alguma referência, recomendo não perder o foco.
“profissionais da área da psique humana”, são os psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.
“É normal senti-lo?”, professor(a), eu recomendo iniciar estendendo essa pergunta à classe e deixar eles esporem suas respostas. Depois você apresenta a lição e é bom informar que os alunos podem ter entendimento diferente do da lição.
_______________________________________________
1. DEFINIÇÃO DO TERMO
- “quando alguém julga que seu relacionamento está sob ameaça”, aí vai depender do que a pessoa considera como ameaça. Algumas pessoas consideram tudo que ocorre em redor como uma ameaça.
“um mecanismo de defesa”, nesse caso ele é algo absolutamente normal inerente à natureza humana.
“evitar a traição”, ao que parece o ciúme é o recurso menos recomendado para se evitar a traição. Alguém que precise fiscalizar o outro para evitar a traição deve rever todo o relacionamento, pois pode estar vivendo uma mentira. O melhor recurso para se evitar a traição é o amor e a atenção.

1.1. O ciúme no texto bíblico
“conotações negativas e positivas”, “negativas” quando era um ciúme orgulhoso e que causava mais dano do que bem e “positivas” quando o ciúme é benéfico ao relacionamento como é o ciúme de Deus para conosco.

1.2. A lei do ciúme
“De certo modo a lei do ciúme...protegia a mulher”, isso na visão teológica que analisa os diversos contextos históricos, porque na visão das feministas da atualidade essa lei era machista, porque só consideram o contexto atual da sociedade.
“até mesmo ser executada...apenas por causa de desconfiança”, esse tipo de coisa ocorria nas culturas em redor, se hoje achamos que as culturas de alguns povos árabes prejudicam as mulheres, naquela época era bem mais terrível. Com a lei do ciúme essas situações eram evitadas.

1.3. O ciúme de Deus
“que tenta fazer morada no templo do Espírito”, obviamente somos nós esse templo, as coisas que tentam fazer morada em nós são aquelas que guardamos em nosso coração colocando acima de Deus.
“Ele nos escolheu”, Ele investiu pesado em nós pagando um preço que ninguém se dispõe a pagar, preço da morte de Seu Filho.
“Tudo o que milita contra o Evangelho...provoca ciúmes de Deus”, o ciúme de Deus é um ciúme que cuida de nós, é um ciúme de zelo por nós, por isso foi traduzido como “zeloso”.
“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êx 20.5

“Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.” Êx 34.14
Significa dizer que o Senhor é ciumento, mas com um ciúme bom.
__________________________________________
2. TIPOS DE CIÚME
“seria uma condição natural”, quer dizer que faz parte da natureza humana, e se considerarmos que Deus seja ciumento (zeloso), então o ser humano também o é. Porém sabemos que após a Queda os sentimentos do homem foram corrompidos.
“pode indicar que as fronteiras da normalidade foram ultrapassadas”, como os sentimentos estão corrompidos no ser humano, então ele tem uma luta para controlá-los e o ciúme pode ficar terrível quando a pessoa não consegue ter esse controle.

2.1. Normal
“dá motivos”, em um período anterior ao nosso tempo, poderia ocorrer o chamado “flerte”, quando uma pessoa fixava o olhar em outra com uma certa intenção no coração, aquilo que Jesus já havia classificado como adultério. Porém os tempos mudaram e o velho flerte se transformou em mensagens em redes sociais, às vezes evoluindo à luxúria e depravação moral, como as chamadas “nudes” que é o envio de fotos nuas pelo celular.
“aparece e extingue-se”, alguns cônjuges que dão esses motivos para o ciúme, na verdade, são levados pelo momento, seduzidos pelo pecado e nesse caso ao serem notados, percebem a possibilidade de perder a pessoa amada e por isso se desfazem da intenção e se concertam com o cônjuge.
2.2. Neurótico
“entende os exageros da emoção que alimenta”, quer dizer que ele sabe que está exagerando no seu ciúme, que precisa reduzir, que precisa melhorar.
“assegurar-se compulsivamente”, alguns homens veem todos os outros como concorrentes e tentam impedir que suas esposas sequer conversem com qualquer um deles. O mesmo ocorre com algumas mulheres.

2.3. Paranoico
“fantasie uma possível traição”, quando um casal vive isso, passa a ser impossíveis estar em locais como festas, confraternizações ou simples reuniões.
“cometer insanidades contra seu parceiro”, Embora as mulheres sejam mais ciumentas, os homens são mais violentos, por isso há um grande número de violência contra mulheres por conta de ciúmes do esposo.
____________________________
3. CAUSAS DO CIÚME PATOLÓGICO

3.1. Vivências traumáticas da primeira infância
“vivências traumáticas da primeira infância”, a primeira infância é período entre o nascimento e os primeiros seis anos de vida. Nesse período a criança é extremamente dependente da mãe, se a mãe for ausente, então a criança cresce com um trauma da ausência materna.
“poderão ser intensificados e projetados...no decorrer da vida.”, com a falta da mãe a pessoa vai crescendo com o temor de perder a pessoa amada. Por isso se torna extremamente apegada, ciumenta e possessiva.

3.2. Condições tóxicas
...
____________________________
4. COMO LIDAR COM O CIÚME
“não teme perder a exclusividade”, Deus nos deixa livre para escolhermos, porém Ele nos apresenta as consequências de nossas escolhas. Quem tem o amor de Deus no coração, deixa as pessoas a sua volta livres e se dão mais do que exigem.

4.1. Ajuste sua autoimagem em Deus
“nosso complexos de inferioridade”, é a pessoa achar que é um inútil e que todos são favorecidos e que tudo o que os outros possuem são melhores do que as coisas que ela tem. Esse comportamento reflete um problema psicológico ou simples imaturidade.
“subjugados ao olhar Daquele”, quando uma pessoa coloca a posição de Deus em primeiro lugar ela passa a se ajustar nesse contexto, e passa a seguir a recomendação de Rm 12.3, passa se ajustar ao querer de Deus e passa a controlar o seu ciúme.
“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Rm 12.3

4.2. Avalie a intensidade
“avaliar a intensidade e a duração”, essa capacidade é o dever de cada servo de Cristo, de se avaliar, se examinar. Quando alguém passa a olhar para si mesmo se avaliando, consegue também avaliar seus sentimentos e a medir a intensidade do seu ciúme.
______________________________________
CONCLUSÃO  
“ciúme não é sinal de amor”, recomendo desconsiderar essa afirmação, pois a lição mesmo fala que existe o ciúme que é zeloso, o ciúme de Deus top 1.3, e esse ciúme é uma prova de amor.
“narcisismo”, é o amor pela própria imagem, o amor a si mesmo. O ciumento neurótico ou paranoico não está amando o outro, mas sim cuidando de si mesmo, com medo de ficar só, com medo de perder a pessoa que o valoriza.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/
Marcos André – professor