ESCOLA DOMINICAL - Esboços para a Revista da Escola Dominical Editora Betel - 4º Trimestre de 2016

 



AULA EM 11 DE DEZEMBRO DE 2016 – LIÇÃO 11
(Revista: Editora Betel)

Tema: MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR

Texto Áureo: Hb 10.22
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição você poderá atacar diretamente a falsa adoração e enaltecer a verdadeira, faça com cuidado, mas não deixe de fazer.
“veremos as marcas dos verdadeiros adoradores”, marcas são sinais que nos identifica, pelos quais somos conhecido, são sinais no corpo ou na conduta.
“retorno ao caminho do quebrantamento”, essas marcas são feitas quando a pessoa se entrega totalmente à adoração, sendo conhecida por sua vida e atitudes de adorador. Porém aqui está se afirmando que a pessoa pode perder essas marcas, por isso a necessidade de um retorno.
__________________________________________
1. A MARCA DA VERDADE
- “constantemente vasculha o próprio coração”, fiscaliza a si próprio, examina a si mesmo, pois é essa uma conduta que previne muitos problemas.

1.1. Deus conhece a verdade do íntimo.
- “teatralizam o ato da adoração”, adoram como se fosse um teatro, tento mostrar algo para alguém próximo e não para Deus que deve ser o alvo da adoração.
“posturas técnicas, profissionais, abalam emoções”, isso porque a adoração tem sido usada mais para comércio do que para louvar do Senhor.
“Muita gente perde a razão e confunde adoração com inovação”, muitos perdem o limite da sensatez em nome da chamada adoração extravagante, fazem coisas absurdas nos templos.
“a impessoalidade da massa é capaz de ocultar sua verdadeira identidade”, a massa não olha a pessoa, não quer saber se o que conduz a adoração tem sua vida no altar ou se é conhecedor das Escrituras, baseado nisso muitos supostos adoradores são artistas que tem uma vida bem diferente fora dos holofotes.
“ser quem sou em qualquer lugar: na multidão ou em casa”, essa liberdade está sendo deixada de lado por causa da grande soma de dinheiro que circula nos contratos e eventos gospels. 

1.2. A verdade de sua vida é a mesma de sua voz?
“entre nosso showzinho verbal”, aquilo que é feito em cima dos púlpitos, com o título de adoração, mas que na verdade é um show para o povo e não louvor a Deus.
“nossa miséria vivencial”, o problema do pecado na vida dessas pessoas que promovem esses shows e dos que o apoiam, são cegos miseráveis e carentes de Deus.
“Quantos mentem para conseguir uma promoção?”, aqui tem uma sequência de perguntas para mostrar que muitos desses supostos adoradores na verdade são devedores da verdade. Aqui o comentarista está classificando genericamente, porém sabemos que nem todos são ou agem dessa forma.
“nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.”, o apóstolo está afirmando que é inútil lutar contra a verdade e que o melhor é lutar pela verdade.

1.3. Cuidado com as “verdades” que a Bíblia não autorizou.
- “mais bonitos que sejam, são apenas pessoais”, a moda de contar testemunhos em lugar da pregação e ensino da Palavra ainda é forte em muitas igrejas.
“não podem ser colocados como doutrina”, alguns acreditam erroneamente que algumas coisas devem seguir exatamente do jeito que ocorreu com algum irmão, ignorando que Deus tem uma experiência particular com cada um. Uns são livrados dos tiros dos assassinos e são testemunhos de que Deus livra, enquanto outros são assassinados e são testemunhos de perseverança. Essa semana eu que vos falo, perdi um amigo no leito de morte com câncer e ele acreditou até o fim que Deus o livraria, é um testemunho de fé.
“Em nome de um “sagrado” muita gente “santifica” suas manias”, muita gente acredita ser um excelente servo de Deus, privilegiado mais que outros com certas revelações e que, por isso, suas atitudes devem ser seguidas como atos santos e de grande poder.
“interpretações tendenciosas...a fim de corroborar suas práticas”, é a interpretação que leva a pessoa a entender os textos do jeito que eles querem para que ninguém se escandalize com suas atitudes estranhas.
_____________________________________________
2. A MARCA DA EXCELÊNCIA
- “fazem apenas barulhos sem conteúdo”, alguns pulam, gritam, rodam, se jogam no chão, fazem muita cena, mas sem conteúdo nenhum.
“A mediocridade não consegue conviver bem”, mediocridade é a característica do que está na média, igual a todo o restante e excelência é a qualidade do que supera a média, o que faz o melhor.

2.1. A excelência vem do alto.
- “Se a excelência vem do alto, olhe para lá!”, é o mesmo que dizer, “busque-a de lá!” devemos esperar excelência de Deus, com nossas forças podemos melhorar para os homens, mas não alcançamos o nível que Deus quer.
- “A imagem usada pelo profeta é perfeita: “como águias””, comparando habilidades da águia, dadas por Deus a elas para dizer que aqueles que buscam de Deus serão assim também.
“a vida fica insossa”, quer dizer sem sal, ou seja, sem algo que a torne agradável.
“Não precisamos viver copiando”, atualmente, por falta de conhecimento, muitos vivem imitando novas formas de cultuar a Deus, como se Deus buscasse novidades, na verdade o que cada um quer é agradar as pessoas e não ao Senhor.

2.2. O preço da excelência.
“quando a maioria está satisfeita em misturar-se”, no meio de tanta gente fazendo o errado, alguém que se propõe a fazer o certo acaba sofrendo o boicote, o repúdio e o desprezo.
“pois isso implica em renúncia, tempo e esforço”, quando se faz do jeito que todos estão fazendo é fácil porque já temos quase tudo pronto é só “copiar e colar”, mas quando fazemos o melhor começamos a nos doar e a gastar recursos em executar com excelência. 
“vai lutar com todas as forças para que seu louvor chegue a Deus”, Aqui está se referindo a adoração, mas se aplica a tudo na vida. Ou vivemos uma vida de mediocridade ou uma vida de excelência.

2.3. Excelência não significa arrogância.
- “excelência que vem do alto é diferente porque é humilde”, a humildade é considerar como igual aos outros é ter consciência das próprias limitações; ser modesto, ter simplicidade, não se autoafirmar melhor que os demais.
“em nome da excelência, destrói relacionamentos”, ninguém se agrada de estar próximo ao arrogante, o que se acha melhor que os outros, muitos se acham tão excelentes que afastam as pessoas.
“o pecado já nasceu no coração”, semeado por Satanás, o maior arrogante que existe.
“fazem uma coreografia evangélica perfeita, mas...”, aqui pode ser acrescentado que alguns cantam bem, ou ministram bem, dão uma excelente aula, etc, porém não são humildes. 
________________________________________
3. A MARCA DA PAZ

3.1. A paz é uma dádiva de Cristo.
- “não tinha bens nem posses para deixar”, alguns tendenciosos afirmam abertamente que Jesus possuía bens e era muito rico.
“a minha paz vos dou.”, a paz como a conhecemos é “ausência de guerra.”, mas a paz que Jesus deixou é Dele, por isso não é a mesma do mundo, é a paz com Deus, ou seja, o fim da guerra do homem contra Deus.
“através de exercícios de controle emocional”, para evitar fazer guerra com as pessoas.
“não como uma senha eclesiástica de reconhecimento”, quer dizer que o verdadeiro adorador não a transmite para que os outros vejam que ele e servo de Deus por sua calma e tranquilidade.

3.2. A paz na comunidade dos santos.
- “porque estão fazendo o que o Pai faz!”, talvez essa não seja a melhor explicação, pois existem muitas outras coisas que fazemos e que Jesus fez e não somos aclamados como filhos de Deus por isso. O pacificador na verdade faz uma obra que une o povo de Deus, exatamente o que Jesus declarou com lágrimas que tentou fazer em Jerusalém.
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”, Mt 23.37
- “A cruz e a prova cabal disso”, prova cabal é a prova que dispensa todas as outras. Aqui o comentarista afirma que a cruz mostra que tentar fazer a paz pode gerar uma morte como essa.
“A paz na Igreja deve ser a juíza de todas as decisões”, significa que as pessoas devem pensar em ter paz na igreja quando for tomar satisfação com um irmão, quando for responder a altura, quando for se vingar ou revidar a afronta, etc.

3.3. A paz na guerra das ideologias.
“escravidão dos pensamentos à obediência de Cristo”, tornar os pensamentos escravos da obediência de Cristo significa não pensar em nada que contradize aos mandamentos do Senhor Jesus.
“arena pós-moderna das ideologias”, se refere às diferençar ideológicas que entram em conflito em longos e acalorados debates. São nossas ideias contra as ideias seculares e nossas ideias contra de ideia de outros irmãos.
“uma “nova ideia”, ou mesmo uma nova teologia”, por causa de uma nova interpretação, nova visão espiritual ou uma nova profecia.

CONCLUSÃO
“homens e mulheres que tenham o desejo...de serem marcados”, uma marca para serem reconhecidos como adoradores e não para ganhar multidões para si, a fim de ser admirado.
“caminho bendito da adoração que Deus aceita”, é a adoração de um verdadeiro adorador, somente essa Deus aceita. Jesus disse para que chegaria o tempo em que esses adoradores adorariam o Pai dessa forma, em espírito e em verdade.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Em que devemos firmar nossas esperanças?
R: No projeto de Deus para termos uma vida frutífera (Jo 15).

2. De onde vem a excelência?
R: Do alto (Is 40.31).

3. O que é paz?
R: É a serenidade que desafia o caos. É um dos conceitos mais profundos da Bíblia e também um dos aspectos do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).

4. O que é proclamar “paz, paz” onde não há paz?
R: É obra dos falsos profetas (Jr 6.14).

5. O que a obediência a Deus através da meditação séria em sua Palavra nos garante?
R: A paz na arena pós-moderna das ideologias (1Co 2.16)

Marcos André – professor

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/