SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

09 dezembro 2016

Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da adoração cristã Lição 11: A forma do culto


Professoras e professores, observem estas orientações: 
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A forma do culto.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Perguntem:
O que é culto? 
Qual o objetivo principal do culto?
De que forma podemos participar do culto?
Aguardem as respostas dos alunos e observem se há algo a ser acrescentado e/ou modificado. 
- Falem da importância da presença do crente aos cultos e sua participação nele.  
- Em seguida, leiam o texto “Sermão Silencioso”. Depois, leiam Sl 122.01: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor”.
- Agora, trabalhem sobre a liturgia do culto. 
Perguntem:
Quais as partes da liturgia do culto? 
É interessante também explicar o que é “liturgia”. 
Questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. 
Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto. Enfatizem a liturgia do culto que vivenciamos hoje.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Primeiro as primeiras coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.
Material:
02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de arroz cru
04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
- Perguntem: Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior. 
O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso? 
- Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8 (Revista: Editora Betel) Tema:  Jesus o missionário excelente Texto Áureo:   Jo 12.4...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS