ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 2

(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: VIDA DE FÉ OU INCREDULIDADE?

Texto Áureo: Pv 16.3
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição leve os alunos a um ponto de decisão, sobre ter fé ou ser incrédulo, tente juntar ilustrações de operações miraculosas de Deus, se for o caso.
“deixa se influenciar pelas palavras de outrem”, pessoas chegam a perder amizades de anos por darem atenção a falatórios mentirosos, levam em consideração a calunia sem ouvir a pessoa caluniada primeiro, esse é somente um exemplo.
“Dez deles influenciado pelo que viram”, esses se deixaram levar pelo lado racional, acreditando somente no que seus olhos viram na ocasião e não levando em consideração tudo o que viram da parte de Deus em outras ocasiões.
“transmitiram palavras de encorajamento”, esse é o papel de um verdadeiro cristão, encorajar a fé de outros, por isso eles receberam a promessa da vitória.
_______________________________________________
1. ENVIADOS PARA ESPIAR A TERRA PROMETIDA
- “ouve divergências nos relatórios”, o relatório deveria ser simples apenas informativo, porém eles colocaram suas opiniões particulares no relato, levando povo ao temor.
- “apresentou um relatório negativo”, um relato ressaltando os pontos negativos.
“palavra de encorajamento baseadas na fé”, não estavam ressaltando o que viram, mas sim o que acreditavam.

1.1. Moisés envia doze homens a Canaã
“certificarem que a terra era de fato”, seria como um encorajamento preliminar para o povo. Deus sabia que tudo aquilo ocorreria, mas deixou que acontecesse para que os fracos e difamadores aparecessem e para que os homens de fé se manifestassem.
__________________________________________
2. MARCAS DA INCREDULIDADE
“Tudo estava de acordo com a promessa feita”, eles deveriam parar por aí, porém quiseram acrescentar seus pontos de vistas baseados no ceticismo.
“dominados pela incredulidade”, nesse caso nem o lado racional foi usado, pois eles viram o mar vermelho sendo aberto e Deus afogar todos os inimigos nas águas, agora estavam achando difícil aquela luta.

2.1.Dúvidas das promessas de Deus
“duvidaram da promessa de Deus”, quando alguém duvida da promessa, não está apto a receber os benefícios de sua concretização, foi o que aconteceu com aquela geração.
“detiveram seu pensamento”, olharam somente as dificuldades e quem observa as dificuldades não encontra forças para realizar nada.

2.2. Esquecer rapidamente
- “se esquece com muita facilidade das bênçãos”, esse é um mal do ser humano, devido a vivermos num mundo material e dominado pela descrença, temos a tendência de nos esquecermos de tudo o que Deus já fez, por isso a fé não vem de testemunhar milagres, mas sim de ouvir a Palavra. Rm 10.17
- “com a memória embotada”, embotado é aquilo que perdeu a sensibilidade, significa que na mente deles perderam a sensibilidade da fé em Deus.

2.3. Viver do aqui e do agora
“impede que vejam algo além”, eles deveriam considerar o momento a frente, pois as promessas são para o futuro e não para hoje.
“só puseram sua atenção naquilo que viram”, atualmente a igreja enfrenta esse tipo de problema. Só consideram o que estão vendo no momento e não visualizam realização futuras.

2.4. Focalizar somente nas impossibilidades
“crer nas possibilidades de Deus”, sempre aprendemos que o Senhor é o Deus do impossível, porém em situações de risco alguns crentes se esquecem completamente dessa verdade.

2.5. Influenciar negativamente as pessoas
“ incredulidade é contagiante”, quer dizer que um incrédulo no meio da igreja pode infectar a maioria dos crentes.
“levantou-se contra Moisés e Arão”, as pessoas infectadas pela incredulidade logo se voltaram contra a liderança.
“até murmuraram contra o Senhor”, no final toda murmuração no meio do povo de Deus é contra Deus. Quem gosta muito de reclamar da própria vida está na verdade reclamando daquele que concede a vida.

2.6. Trazer complexo de inferioridade
“destruir a autoestima”, a autoestima é a visão que a pessoa tem de si mesma, não pode ser muito alta por causa da exaltação e não pode ser muito baixa por causa do desânimo e descrença.
- “afirmaram que os gigantes pensavam o mesmo”, veja o texto:
“Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” Nm 13.33 Como poderiam saber o que os gigantes pensavam deles? Isso mostra que era tudo coisa da cabeça deles.

2.7. Retroceder nas conquistas
“continuavam com a mentalidade de escravos”, a libertação tinha sido somente física para eles, mas suas mentes ainda eram presas por correntes. Quando um crente que não liberta sua mente da prisão do pecado sempre pensa em retornar ao mundo, retornar ao pecado.

2.8. Produzir murmuração
“quis feri-lo com pestilência”, seria com doenças. Isso mostra o efeito que a murmuração provoca em Deus, um crente murmurador aborrece a Deus.

3. CARACTERÍSTICAS DOS QUE SÃO DOMINADOS PELA FÉ
- “elas acreditam na ação divina”, a pessoa que acredita na ação divina não conta somente com a lógica, mas com a intervenção e poder de Deus.

3.1. Possuem visão otimista da vida
“nem pelo pessimismo”, o pessimismo é ver as coisas pelo lado ruim, olhar para uma situação equilibrada e definir como caótica. Mas otimismo é olhar para as coisas e ver que é possível haver sucesso.

3.2. Não se deixam dominar pelo medo
- “são eles nosso pão”, palavras de quem não teme o inimigo, assim devem os crentes entrar nas lutas contra o inferno. Alguns crentes são muito corajosos para falar, mas ao cegar o momento da decisão se acovardam.

3.3. Confiam no escape que vem de Deus
- “alguém mantinha a fé”, Deus sempre tem suas colunas de fé, são homens e mulheres de oração e Palavra. Cada crente deve lutar para ser essas colunas.
“e confia no Senhor não está só”, Deus sempre mandará o seu socorro de alguma forma. Veja o que afirmou Mardoqueu ao pedir a ajuda da rainha Ester:
“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus” Et 4.14a

3.4. Creem na garantia da vitória
“somente Josué e Calebe entraram na Terra Prometida”, os que entraram em Canaã junto com eles foram os que nasceram no deserto, pois a geração deles morreram na travessia do deserto.
“garantiram aos dois”, e as bênçãos não foram somente para eles, mas também para suas famílias e de seus filhos. Receberam boas porções da Terra segundo a promessa:
“Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.” Js 14.9  
______________________________________
CONCLUSÃO  
“são os dois limites opostos”, quer dizer que se um está de um lado o outro está do outro, se alguém é incrédulo não pode ter fé, ninguém terá os dois ao mesmo tempo.
“dependendo da escolha feita”, nossa vida é de escolhas e no caso da fé não é diferente, ou temos fé ou não temos.  
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
fonte http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/