ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 3

(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: A AÇÃO DE DEUS E AS POTENCIALIDADES HUMANAS

Texto Áureo: Sl 86.10
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição passe a classe as orientações de Deus a Josué como um manual para a vitória, tente mostrar como cada ordem de Deus a Josué se aplica hoje.
“condições de exercer certas tarefas...tomar decisões”, faz parte do elemento que nos torna semelhantes ao nosso criador, o “livre arbítrio”. O ser humano não é um fantoche nas mãos de Deus.
“depende da ação divina em seu favor”, essa é uma verdade que muitas pessoas tentam evitar, podemos tomar decisões, mas precisamos do Senhor para que essas decisões não nos cause transtornos. Com o agir de Deus em nosso favor as vitórias ocorrerão e serão melhores aproveitadas por nós.
_______________________________________________
1. AS POTENCIALIDADES HUMANAS
- “dependem exclusivamente da ação de Deus”, como se Deus fizesse tudo e nós não precisaríamos fazer nada. Deus age em nosso favor depois que fizermos nossa parte.
“criou-o com características impares”, se refere ao poder de tomar decisões e liderar, é interessante um aluno ler:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gn 1.26a Josué tinha o talento impar, que era o de liderar, ainda que ele não conhecesse isso.
- “Deus investiu no potencial de Josué”, Deus busca nos fazer lutadores, guerreiros e conquistadores, para isso Ele faz e permite algumas situações que desperte esses talentos em nós.

1.1. Situação difícil para Josué
“recebido de Deus a ordem para substituí-lo”, substituir alguém do nível de Moisés não era uma tarefa fácil para ninguém. Sempre que alguém é designado para assumir o lugar de um dirigente, pastor, superintendente, etc, deve seguir as orientações de Deus a Josué, Js 1.1-9

1.2. Levanta-te e passa o Jordão
“ali parado pensativo”, uma inferência do comentarista muito pertinente, pois a primeira ordem do Senhor foi para ele se movimentar, tomar uma atitude, a partir dessa conversa a vida de Josué seria de atitudes e conquistas.

1.3. Esforça-te
“é preciso continuar agindo”, ter continuidade é uma das coisas mais difíceis de se fazer, pois após uma conquista, ou o início de uma caminhada, temos a tendência de relaxar. Mas a ordem de Deus é manter o movimento, manter a ação, dar continuidade.

1.4. Tem bom ânimo
“ter vontade firme”, essa deve ser o melhor significado para “ter bom ânimo”, seria estar animado para algo. Uma pessoa animada realiza tarefas sem sentir cansaço ou fadiga.
“ser perseverante”, a perseverança só é possível ser demonstrada diante de obstáculos, para um pessoa animada os obstáculos são vencidos com a perseverança.

1.4.1. Ter visão otimista
“uma visão otimista da vida”, é uma visão que enxerga as possibilidades de êxito, que vê pouco as dificuldades, onde a pessoa se anima com as boas chances de vitória.
“quem só vive vendo sombras...”, é a pessoa que vê mais os obstáculos do que o que tem além. Assim o medo cresce e fica difícil ter coragem para a luta.
“dez homens que foram espionar a terra”, todos os doze espias viram a mesma coisa porém dez deles se concentraram nas dificuldades.

1.4.2. Pensar em coisas boas
“é por meio do pensamento”, na mente se traça os planos, se visualiza vitórias, se cria estratégias, se concentra na luta, etc. Quando a mente está carregada de pensamentos iníquos, utópicos e supérfluos, então a pessoa não se concentra no que interessa.
“pensar em boas coisas”, esse texto vale a pena pedir para a classe ler, separe um aluno para ler em voz alta:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp 4.8

1.4.3. Possuir um grande objetivo na vida
“prosseguir para alcançá-lo”, podemos separar muitas metas em nossa vida, objetivos imediatos, a médio prazo e a longo prazo. O objetivo de Paulo era espiritual, ele desejava estar com Cristo, mas ele também tinha objetivos espirituais a médio prazo, que era o de estruturar as igrejas locais.
Podemos ter objetivos semelhantes, como podemos ter objetivos materiais, mas nesse caso não devemos deixar que eles atrapalhem as nossas metas no Reino de Deus.

1.5. Fazer o melhor
“cuidado de fazer a coisa certa”, Deus deu a Josué o segredo do sucesso na obra de Deus, de forma que o conselho de Deus para que Josué usasse a ferramenta do sucesso de sua carreira tem a mesma validade hoje.
“não se apartar da boca o livro da Lei” se referindo à Torá, mas hoje podemos nos referir à toda Bíblia.
Aqui são mencionadas algumas consequências de não se preocupar em fazer o que é certo, leia com a classe.

1.6. Não se aparte da sua boca o livro desta Lei
“não somente guardar a Palavra”, se refere ao que conhece a Bíblia, pois conhecer não é o mesmo que praticar.
“é uma decisão pessoal”, Deus deixa cada um decidir por si mesmo, só vai morar no céu aquele que desejar. O único problema é que a outra opção é o inferno. Converse com os alunos ou eles decidem fazer o que prescreve a Palavra de Deus ou vão se aquecendo para morar no inferno, simples assim.

1.7. Não pasmes, nem te espantes
“Se o medo dominar...transformar-se em pavor”, o medo é uma reação normal do ser humano diante de alguma situação que põe em risco sua vida ou de outros, porém esse medo deve estar no controle da pessoa, quando a pessoa é dominada pelo medo ela entra em desespero nas situações mais simples.
“muitos males poderão acontecer”, quando a pessoa entra em desespero ela acaba deixando de realizar a tarefa para qual estava proposta, resultando em atraso de todo o projeto.
“humanamente falando...não teria condições”, por isso a ordem do Senhor era para ele se encher da Palavra de Deus.
Muitos hoje em dia deixam de realizar certas tarefas por medo de coisas simples, mas se o crente se encher da Palavra e consagrar a sua vida terá forças para vencer e continuar a luta.
__________________________________________
2. A AÇÃO DE DEUS PRESENTE
“Deus não intervém”, Deus quer mobilidade nos seus filhos, nenhum pai gosta de ver seus filhos parado o dia todo sem fazer nada, o tempo todo em redes sociais ou na frente da TV e Deus também não se agrada do crente que não se move, Ele deixa as coisas possíveis para nós realizarmos.

2.1.Todo lugar que pisares será seu
“por si mesmo não conseguiria conquistar”, Deus nos promete as coisas que só poderemos conquistar com a ajuda Dele, pois senão Ele não precisaria nos prometer. Dessa forma passamos a ter uma vida de dependência do Senhor e assim teremos cada vez mais intimidade com Ele e a medida que conquistamos as coisas grandes o nome do Senhor é engrandecido e o nosso também. Gn 12.2

2.2. Ninguém poderá te resistir
- “onipotência de Deus”, significa que Ele tem todo o poder, por isso Ele pode dizer que ninguém resistiria a Josué, porém Ele não disse que Josué não teria lutas para enfrentar, mas disse ele seria vencedor sempre.
“Ele realiza uma transferência de poder, professor(a), cuidado com essa afirmação, pois há pouca ou nenhuma base bíblica para isso e muitos não aceitam essa afirmação, você pode afirmar de forma neutra, como sendo uma afirmação da revista e não sua.

2.3. Eu serei contigo
“de modo pessoal”, de todas as informações e promessas que Deus fez a Josué, essa era, com certeza, a mais importante e confortante. Todo cristão se sente seguro sabendo que o Senhor está ao seu lado nas batalhas.

2.4. Não to mandei Eu?
“e não consultam ao Senhor”, muitos crentes seguem seu próprio coração, não pedem a Deus uma resposta em oração, não pedem uma confirmação, tomam decisões importantes na vida sem a orientação do Pai. O resultado já conhecemos.
“porque já sabe que Deus não aprova”, temos muitos crentes frustrados com a Igreja e com Deus, por não terem alcançado seus objetivos e no final observamos que foi o próprio crente que fez o que o Senhor não mandou fazer.
“já falou por meio de Sua Palavra”, pela Bíblia já sabemos o que é certo e errado, não há necessidade de consultar a Deus sobre tudo, algumas coisas estão bem claras na Palavra, o problema é que poucos buscam ler e se aprofundar nas Escrituras.
______________________________________
CONCLUSÃO  
“use o seu potencial”, sua capacidade de pensar e de agir, porém sempre com a direção de Deus como a lição ensinou.  
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/