ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: SENDO ESTRATÉGICO NAS ADVERSIDADES

Texto Áureo: Sl 34.19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição sugiro que demonstre a necessidade de sermos preparados para enfrentar as batalhas da vida e na obra de Deus e para isso o Senhor permite as adversidades para nos treinar.
“é difícil ver o tempo passar sem nada acontecer”, nós julgamos que o tempo é curto e queremos tudo pra já, mas as promessas seguem nos critérios de Deus e o tempo de Deus é determinado segundo Sua sabedoria e quase sempre não é o mesmo tempo nosso.
“até que tomasse posse”, estar ungido não o mesmo que está empossado, um presidente é eleito em novembro, mas a posse só ocorre em Janeiro, uma cristão é ungido a algo, mas a posse só ocorre no tempo determinado no céu.
“enfrentou muitas provações”, foi sendo preparado para assumir o trono, para guerrear, para julgar e conduzir o povo com sabedoria.
_______________________________________________
1. LIDANDO COM SITUAÇÕES DIFÍCEIS
- “tomam proporções quase insuportáveis”, somos provados no nosso limite, Deus permite que cheguemos ao máximo da adversidade para aprendermos a lutar no máximo de nossa capacidade.

1.1. A situação de Davi
“adversário contumaz”, é o adversário obstinado que não descansa enquanto não apanha a sua presa.
“em alguma cidade que o acolhia”, Davi tinha muitos simpatizantes por isso ele consegui manter-se a salvo do rei Saul, do contrário o teriam entregue logo ao rei, pois muitos desejariam agradar o rei para obter algum benefício.
__________________________________________
2. ATITUDES TOMADAS NAS DIFICULDADES
“é preciso não esmorecer”, não fazer corpo mole, não deixar de lutar, não baixar a guarda, quando isso acontece a pessoa se torna um passageiro da agonia.
“nem perder o equilíbrio emocional”, quando a pessoa perde o equilíbrio emocional ela tende a tomar decisões erradas e o mal acaba aumentando.
“tomar atitudes práticas”, tomar atitudes na prática ou colocar em prática alguma ideia.

2.1. Fugindo para não morrer
“estaria irremediavelmente perdido”, Davi, na ocasião, já possuía um pequeno grupo de uns quatrocentos homens que o seguiam, mas era muito pouco não conseguiria sair vitorioso contra o exército real.

2.1.1. Situação incontrolável
- “passou a sentir um ciúme doentio”, note que era permissão de Deus para que Davi passasse a enfrentar uma provação que o capacitaria para as lutas.

2.2. Passando a ser o que não era
“chegando até Gate”, foi descoberto recentemente por arqueólogos em Israel, o portão que teria sido dessa cidade, confirmando a sua existência.
- “como o grande campeão de Israel”, a luta contra o gigante Golias tornou Davi muito conhecido nos dois reinos.
“temeu morrer nas mão daquele monarca”, qualquer rei filisteu gostaria de ser lembrado como aquele que matou o homem que humilhou seu povo.

2.3. Usando aquilo que dispunha
“fez-se chefe daquele grupo”, aquele grupo era de homens que também tinham problemas com o reino de Israel e por isso também eram perseguidos.

2.3.1. Às vezes, é preciso esconder-se
“E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.” 1 Sm 23.14 Note que na fuga de Davi Deus o guardou.
Nem sempre devemos atacar, às vezes é necessário nos esconder e nessas situações o Senhor nos guarda.

2.4. Vagando sem rumo certo
“responsável pela vida dos seus”, Davi começa aprender a ser responsável por vidas, um dos requisitos fundamentais para reinar.


2.4.1. Uma questão de sabedoria
“poderia perecer”, Davi sabia que não bastava somente ter fé era preciso pensar, desenvolver estratégias e fugir.
“aquela situação não permaneceria”, não encontramos Davi em nenhum momento questionando a Deus sobre a sua unção, pelo contrário ele honrava a Deus.

2.5. Mudando de estratégia
“Saul arrependeu-se de perseguir”, isso ocorre três vezes por que era um espírito demoníaco que o tentava, racionalmente ele sabia que Davi era um homem de Deus.
“escapar para a terra dos filisteus”, naquele momento foi uma estratégia que ele achou acertada. Passou a morar na cidade filisteia de Ziclague.

2.6. Assumindo atitudes de alto risco
“risco de ser reconhecido”, de acordo com o texto bíblico parece que Davi não usou nenhum disfarce, o rei dos filisteus sabia quem ele era. 1 Sm 27.12
O rei dos filisteus esperava que Davi e seus homens permanecesse servindo-o.
______________________________________
3. O SEGREDO DA VITÓRIA DE DAVI
“capacidade humana de resolução”, é a capacidade de resolver sua situação, seus problemas.
“ele mantinha um profundo relacionamento”, esse era o segredo da vitória de Davi, seu relacionamento com o Senhor.

3.1. Davi buscava em Deus direção para sua vida
-...
3.1.1. É preciso saber fala e ouvir
- “possuir um coração quebrantado”, Deus não despreza um coração quebrantado. Quando a pessoa reconhece sua situação ruim e se achega a Deus, Ele o acolhe. Muitos falam que tem Deus no coração e postam muitas mensagens sobre Deus nas redes sociais, mas somente os de coração contritos o alcançam de verdade.

3.1.2. Deus fala de maneira clara
- “de modo que ele entenda”, se não ficou claro, é possível que não seja Deus quem falou, por isso o povo de Deus deve tomar cuidado com a multidão de revelações que tem por aí.

3.2. Davi tinha discernimento espiritual
“seus amigos lhe davam conselhos carnais”, precisamos ter essa sensibilidade espiritual para entender quando algo vem de Deus e quando é a carne falando.
“Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez.” 1 Sm 26.8 Abisai viu a possibilidade de acabar com perseguição, mas não levou em consideração a questão espiritual.
“possuía discernimento espiritual”, é conhecer as coisas espirituais, saber quando o inimigo está preparando uma cilada e quando o Senhor está provando. Isso requer um tempo de experiência com Deus e era o que Davi possuía desde sua mocidade.

3.3. Davi esperava em Deus
- “até que Deus lhe desse uma direção”, esperava a direção de Deus, diferente de muitos irmãos que correm desesperados sem a direção de Deus, sem esperar o tempo de Deus.
“um cântico de vitória”, veja o que ele disse:
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Sl 40.1 Davi tinha experiência e testemunho pessoal para afirmar isso.

3.3.1. Deus tem um tempo certo para agir
- “tempo determinado por Deus”, o Senhor, para determinar o tempo da nossa vitória, considera elementos como presente, passado, futuro, experiência, intenções do coração e outros que não conhecemos. São dados que nós não temos, por isso, o melhor negócio é esperar o tempo de Deus.
______________________________________
CONCLUSÃO  
“resultado de um coração contrito”, é um coração que reconhece suas fraquezas e se apresenta a Deus com lamento e não com arrogância e nem justificativas infundadas.
“profunda comunhão”, estamos em um tempo onde está cada vez mais difícil ter essa comunhão profunda com o Senhor, são muitos entretenimentos e o pecado cada vez mais difundido no meio do povo de Deus.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)