ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: VENCENDO OPOSIÇÕES COM CORAGEM

Texto Áureo: Is 41.10a
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição direcione os alunos a enfrentarem as oposições que o inimigo e seus agentes faram para que não cresçam e que não vençam na vida e no Reino de Deus.
“agentes do inimigo”, esses agentes do inimigo podem ser demônios ou até pessoas que se deixam ser usadas por Satanás e passam a serem dominadas por invejas e ciúmes.
“fazê-lo perder o alvo”, toda vez que o inimigo tira alguém do alvo, esse crente se torna frustrado e com isso o inimigo faz um estrago maior que é na mente da pessoa.
_______________________________________________
1. CONDIÇÕES PRECÁRIAS DO POVO

1.1. Fim do cativeiro babilônico
“cumprindo assim as profecias de Jeremias”, recomendo que leia com a classe somente esse verso:
“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.” Jr 25.12 Jeremias foi o profeta que presenciou o início do cativeiro, Ezequiel também vaticinava nessa época, mas não tinha expressão, somente dentro do cativeiro Deus começou a usar Ezequiel para falar ao povo.

1.1.1. O regresso do primeiro grupo
- “liderado por Zorobabel”, Zorobabel era da descendência de Davi, por isso coube a ele conduzir a primeira leva dos que retornavam.
“construíram “em primeiro lugar” um altar”, o povo tinha a nítida certeza de que o cativeiro ocorreu por causa do afastamento deles do Senhor, devido ao pecado, por isso fizeram, primeiramente, um altar para restaurar o culto a Deus.

1.1.2. O enviado do rei
“Esdras, o escriba, foi enviado pelo rei”, Esdras participou na reconstrução do Templo e depois no ensino da Lei ao povo, ele se tornou um líder espiritual do povo de Deus.
__________________________________________
2. RECEBENDO NOTÍCIAS PREOCUPANTES
“cargo de copeiro do rei”, era a pessoa que cuidava dos utensílios que onde o rei era servido as bebidas e comida, tinha cuidar para o monarca não fosse envenenado.
“era experimentar as bebidas e os alimentos”, provava a bebida antes do rei tomar, caso houvesse veneno, ele morria e não o rei, era um cargo de grande confiança e honra, pois o rei só recebia bebida e refeições das mãos de seu copeiro.
“foi notado pelo rei”, ele sempre se apresentava alegre, de forma que no dia em que estava triste o rei logo percebeu. Aqueles que só vivem com semblante sério ou com raiva, ninguém percebe quando estão realmente passando por aflição.
“despertou certo sentimento de piedade no rei”, Neemias foi um servo de Deus num cargo de confiança que pode conseguir um grande benefício para o povo de Deus, por isso devemos nos esforçar para conseguir os altos cargos da sociedade, como juízes, promotores, prefeitos, gerentes, governadores, etc. Deus pode nos usar nesses cargos para alcançar vidas e auxiliar a obra de Deus no nosso país.

2.1. Reação diante das más notícias
“seu povo estava em extrema miséria”, nem todos os judeus foram para o cativeiro, ficaram em Jerusalém e nas cidades de Judá, os mendigos, pobres, alguns lavradores, e eles não conseguiram reconstruir nada, dessa forma, a cidade ficou em ruínas.
“vulnerável aos inimigos”, havia bandos de assaltantes que atacavam caravanas e as pequenas vilas que não tinham proteção de soldados, já que nenhuma província poderia ter exército armado.

2.1.1. Adotando uma postura correta
“uma decisão: falar com Deus”, isso está narrado em Ne 1.5 qualquer um teria a ideia de falar primeiro com o rei, mas os servos de Deus devem ter o cuidado de não cometerem esse erro, primeiro devem falar com Deus


2.2. As fases de um projeto

2.2.1. Desenvolvendo a primeira fase (planejamento)
“creditar no projeto”, se alguém não acreditar no que vai realizar, então vai parar diante da primeira dificuldade.
“consultar a Deus”, e deve ser consultado em primeiro lugar, até mesmo alguns crentes tem falhado nisso, consultam o homem em primeiro lugar.
“esperar a hora certa”, não se deve agir afoitamente, sem preparo. Pode acabar ficando sem recursos.

2.2.2. Iniciando a segunda fase (execução)
- “conseguiu pôr em prática”, se não iniciar não saberá o que há de errado e qual as dificuldades. Quando a pessoa retarda o início por medo tende a não ter forças para iniciar depois.

2.3. Reação diante da oposição
“os opositores”, eram aqueles que moravam na terra, mas tinham receio do engrandecimento do povo de Deus, o crescimento do povo era uma ameaça para eles. Assim como o sucesso dos servos de Deus pode se constituir em ameaça para alguns.
“não deu atenção ao chamado”, Neemias percebeu que era uma armadilha e alegou estar num grande projeto e que não poderia atender. Se refere ao projeto de reconstruir o muro.
“E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?” Ne 6.3

2.3.1. A prioridade de Neemias
“Neemias também perseverou”, essa é a atitude de quem deseja concluir um projeto, perseverar ainda que a luta seja extensa.
- “desviar a atenção do líder”, isso só consegue quem prioriza seu projeto, se Neemias tivesse outras prioridades Satanás usaria para desviar-lhe a atenção, mas ele não tinha.
______________________________________
3. RESULTADOS DA ATITUDE CORAJOSA
“inibe o potencial”, a pessoa com medo não consegue usar toda sua capacidade de luta, retrai em momentos que deveria avançar.

3.1. Neemias agiu prudentemente
- “um amigo aconselhou”, nem todos os conselhos estão de acordo com a vontade de Deus, por mais que venham de boca de amigos.
“um homem como eu”, é como se Neemias dissesse ao seu amigo, “você me conhece, sabe que eu não fugiria!”

3.1.1. Reverência ao que é sagrado
-...

3.2. Neemias tinha a certeza de estar fazendo a vontade de Deus
- “alicerçava seus projetos em base sólida”, sua base era a vontade de Deus, quando alguém tem certeza de estar fazendo a vontade de Deus, então encontra forças para prosseguir.

3.3. Neemias rendeu homenagens ao Senhor
- “dentro de cinquenta e dois dias a obra foi terminada”, Se Neemias fosse vivo hoje aqui no Rio de Janeiro conseguiria terminar a obra do BRT da Transbrasil que já se arrasta a quase dois anos. Como uma equipe sem recursos e tendo que vigiar para não ser atacados pelos inimigos consegue reformar uma muralha em cinquenta e dois dias? Só o Espírito Santo.

3.4. Neemias desfrutou e compartilhou as bênçãos recebidas
- ...
______________________________________
CONCLUSÃO
- “ajudar seu povo que sofria em Jerusalém”, o povo que retornou juntamente com os que já estavam lá, não conseguiriam recursos e disposição para a conclusão da obra, foi preciso Deus enviar um de seus servos com recursos e conhecimento.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/