SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

25 fevereiro 2017

LIÇÃO 09 - FIDELIDADE, FIRMES NA FÉ / SUBSÍDIO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS


A fidelidade é um ato unilateral, ou seja, é possível ser fiel com uma pessoa mesmo que não haja reciprocidade. Essa verdade se encontra no texto áureo da nossa lição "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tm 2.13). Vamos entender esse versículo melhor analisando Gênesis 15.


Nesse capítulo de Gênesis vemos Deus firmando um PACTO (Aliança) com Abrão. Os caldeus costumavam fazer pactos derramando o sangue de animais na terra e dividindo esses animais em duas partes, fazia-se um caminho entre as partes do animal e os pactuantes passavam pelo meio para selar o pacto, isso significava que qualquer das partes que não cumprissem com o pacto teria seu sangue derramado na terra e seu corpo dividido ao meio.

Deus conhecendo o homem e suas falhas mandou Abrão preparar os animais para firmar o pacto, no entanto, não permitiu que Abrão passasse pelo meio dos animais, ou seja, Deus selou o pacto da bênção da salvação sozinho, pois na hora de selar o pacto Deus fez cair um sono profundo sobre Abrão e Deus passou numa tocha de fogo e numa coluna de fumaça pelo meio dos animais mortos.

Dessa forma, só Deus se comprometeu a honrar o pacto celebrado com Abrão e sua descendência, por isso, ainda que o homem falhe com Deus, o Senhor permanece fiel, a Salvação que recebemos é pela fidelidade de Deus, ELE zela pela sua palavra para a cumprir, podem passar os céus e a terra mas o Senhor permanece fiel.

O que Abrão e sua descendência deveria fazer para cumprir sua parte no pacto? “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17:1), deveriam andar na presença de Deus e ser perfeito. No entanto, as falhas foram muitas no decorrer da história, mesmo assim, Deus cumpriu suas promessas porque o pacto foi selado apenas pelo Senhor. Após essa viagem no Antigo Testamento, leia novamente o Texto Áureo da nossa lição e compreenda a profundidade dessa Palavra. A fidelidade de Deus é perfeita!

Todo esforço que fizermos para sermos fiéis ao Senhor ainda é pouco perto da fidelidade de Deus para conosco. Sabendo o Senhor da nossa dificuldade em sermos fiéis, envia-nos o Espírito Santo que produz o Fruto do Espírito chamado fidelidade. Aquele que andar em Espírito consegue permanecer fiel ao Senhor.

Dito isso, precisamos saber como andar em Espírito. Isso é possível através da comunhão, pois só anda junto quem tem comunhão. Como ter comunhão com o Espírito Santo? Através da leitura da Palavra de Deus que nos ensina como moldar o nosso caráter para viver de acordo com a vontade divina (ler e aplicar, viver a Palavra), por meio da oração e do jejum, alimentando o espírito e mortificando a carne.

Se andarmos em comunhão com o Espírito Santo, venceremos a infidelidade, ou seja, a idolatria e a apostasia. O Espírito Santo nos ajuda a sermos fiéis até o fim, independente das circunstâncias contrárias que surgirem durante a nossa vida.

Intensifique a leitura da Bíblia, aplique a Palavra de Deus na sua vida, ore mais, jejue mais, tenha profunda comunhão com o Espírito Santo, assim você vencerá os apedrejamentos como o Apóstolo Paulo e permanecerá fiel. Você resistirá dias tenebrosos como Paulo resistiu na prisão. A nossa fidelidade a Deus não depende dos homens, depende do nosso andar com o Espírito Santo.

Muitos deixaram de ser fiéis ao Senhor, se afastaram da sua Casa, porque não suportaram as pedras que lançaram sobre suas vidas e ministérios, porque não suportou os açoites e as prisões, as rejeições dos homens afetaram sua fidelidade com Deus. Hoje o Espírito Santo te chama para andar com ELE, você andará no caminho da fidelidade, e dirás como o apóstolo Paulo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39).

Nada será mais forte do que a sua fidelidade com Deus! Aleluia!

Bons estudos e boa aula!

Pr. Ismael Oliveira http://www.escola-dominical.com/