ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM 5 DE MARÇO DE 2017 – LIÇÃO 10

(Revista: Editora Betel)

Tema: A GERAÇÃO DOS FILHOS DE ISSACAR

Texto Áureo: Pv 24.10
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre aos alunos o perigo de abandonar a promessa, o risco de se tornar escravo pela comodidade.
“apresenta Jacó nos últimos momentos de sua vida”, Jacó naquele momento estava no Egito e era um costume anterior aos patriarcas, quando o chefe de uma família estava já muito idoso ele reunia seus filhos para os abençoar e dar instruções.
“agrega seus filhos e netos ao seu redor”, na verdade o texto fala dos netos, mas somente os filhos.
“revela o destino de cada um de seus filhos e netos”, Jacó era um dos patriarcas sobre o qual repousava as promessas feitas a Abraão naquele momento ele falava pelo Espírito Santo.
__________________________________________
1. ISSACAR, JUMENTO DE OSSOS FORTES
Aqui vale a pena ler essa passagem com a classe:
“Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.” Gn 49.14,15

1.1. Forte, mas prefere não lutar.
“amante do descanso e do sossego”, assim é o que se acovarda, que não gosta de lutar, que prefere o comodismo.
“preferiram pagar tributo”, quando uma nação mais forte ameaçava invadir uma região, o governo local fazia acordo onde pagaria tributos para não ter seu território invadido. Representa um crente que prefere se moldar ao sistema mundano ao invés de lutar contra ele.

1.2. Forte, mas gosta de descanso.
- “rodeados de pessoas à semelhança de Issacar”, muitos que não vemos combatendo o pecado, não assumem um compromisso com Deus com medo de passar as lutas que passa o povo de Deus. 
- “vivem como escravos no lugar onde deveriam reinar”, se refere à escravidão do pecado, algumas até possuem a carteira de membros porém não se libertaram.
“observam o azeite alheio”, acham bonito a unção que está na vida dos outros, mas não se esforçam para obterem a mesma unção.
“não querem nada com espiritualidade”, só vivem pedindo oração, querendo viver do azeite dos outros.

1.3. Forte, mas prefere ser escravo.
- “Essa geração tinha força, mas preferiu esquecer”, ter força e não lutar é como ter conhecimento e não ensinar. A força que não é empregada não serve para nada.
“foi se contentar com a terra”, assim como é nos dias atuais onde alguns irmão preferem se contentar com esse mundo do que lutar por sua parte na herança do Reino de Deus.
“perder a liberdade e ser tomada pelos pagãos”, essa é a recompensa daqueles que se acomodam a esse mundo, são os primeiros a perderem a salvação. Assim acontece com aqueles que tem a promessa, mas abandonam o Reino pelo mundo.
_____________________________________________
2. OS PROBLEMAS DA GERAÇÃO DE ISSACAR
- “abriu mão da batalha para viver mediocremente”, viver mediocremente significa viver sem fazer a diferença, sem realizar nada, sem conquistar.

2.1. Visão deturpada de si mesmo.
- “quem é e o que deve fazer”, esse é o princípio do viver com propósito. Importantíssimo para a obra de Deus.
“certamente descansou ali”, o descanso no momento em que devemos lutar, nos deixa fracos e vulneráveis, como Davi que deixou de ir para a guerra e caiu com Bete Seba. 2 Sm 11.1
- “a quarta geração vitoriosa”, a contar de Abraão ele seria a quarte geração.
“Havia um histórico de bênção, mas eles o ignoraram”, confirmando que nem sempre o filho de pastor será pastor, não é porque os pais são crentes que os filhos também serão, é necessário cada um reconhecer sua condição, suas fraquezas e seus objetivos.
2.2. Falta de determinação.
“como a figueira que Jesus amaldiçoou”, foi a figueira onde Jesus foi procurar frutos, mas não encontrou. Mt 21.19 Assim muitos hoje não frutificam, não produzem nada.
“expectativa pela qual foram postos ali”, o Senhor espera algo de nós, que possamos dar frutos, produzir algo para o Reino de Deus.
“Precisamos deixar nossa zona de conforto”, a acomodação nos faz perder um grande tempo sem realizar nada. Isso é muito perigoso para um servo de Deus. Todos devemos alimentar sonhos e correr em direção a um objetivo que esteja de acordo com a vontade do Senhor.

2.3. Preguiça.
- “cumprimento da parte negativa da profecia de Jacó”, se refere a parte que afirma: “abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.”
Gn 49.15b 
Issacar viveu em servidão por muito tempo.
“alguém que cumprisse a primeira parte da bênção”, se refere a parte em que Jacó afirmou: “Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.” Gn 49.14 os homens de Issacar ainda não tinham descoberto o tamanho de sua força.
“os principais da tribo de Issacar estavam com ela”, eles foram a exceção, isso mostra que mesmo que haja profecia de desgraça, sempre haverá os que fazem a diferença.
________________________________________
3. A NOVA GERAÇÃO DE ISSACAR
- “acerca dessa nova geração dos filhos de Issacar”, se referindo a uma geração que surge no tempo do rei Davi, não representa a tribo inteira, mas são muitos homens sábios, leia com a classe a referência de 1 Cr 12.32.

3.1. Destros na ciência dos tempos.
- “não se apossou somente da força predita por Jacó”, devamos entender porém, que quando o profeta fala de força, não está se referindo especificamente de força física, pode ser força política ou até mesmo força espiritual.
“interpretar os tempos, eram atualizados em informação”, é provável que fossem estudiosos dos fenômenos físicos como a contagem do tempo e das estações.
“pessoas que conheçam os tempos”, o comentarista está se referindo a conhecer os sinais dos tempos acerca da volta de Cristo e do terrível Dia do Senhor.

3.2. Entendidos para instruir o reino e os súditos.
- “Não eram pegos de surpresa”, quem possui o conhecimento não é surpreendido, não é pego desprevenido.
“o rei só tomava decisões após consultá-los”, quem possui o conhecimento é engrandecido pela necessidade do reino, hoje os que tem conhecimento estão geralmente em lugar de destaque.
“Tudo isso resultava no crescimento da nação”, quando as pessoas descobrem a força que possuem e se aplicam em usar isso no benefício do povo de Deus então o Reino de Deus cresce.

3.3. A sabedoria que influencia para o bem.
“que um homem pode fazer através da capacidade humana”, não é confiança em si próprio, mas é a noção de que se o ser humano tem capacidades é porque Deus deu a ele.
“o que um homem pode fazer quando está aliado ao Criador”, quer dizer que se o ser humano possui capacidades dadas por Deus quanto melhor serão essas capacidades se ele estiver com Deus.
“por não entender os tempos de Deus”, ou seja, se Deus fecha alguma porta, é inútil tentar lutar contra Seu poder, alguns insistem em passar pela porta que Deus fechou, Ele sabe o tempo certo.

CONCLUSÃO
“aprender a interpretar os sinais de nosso tempo”, nos tempos atuais precisamos ter o olhar crítico para essa sociedade, muitas coisas estão acontecendo e sinalizam a proximidade do retorno do Rei.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Como Issacar é representado?
R: Como um forte amante do descanso e do sossego (Gn 49.14-15).

2. Qual é a característica dos grandes heróis de Deus?
R: Sempre buscar forças na hora da fraqueza (Hb 11.34).

3. Do que Issacar não teve consciência?
R: De sua vocação (Ef 4.1).

4. De acordo com a lição, o que Deus sempre espera?
R: Que alguém tenha a coragem de crer em coisas extraordinárias (Rm 8.19).

5. Qual era a marca da outra geração de Issacar?
R: A ciência dos tempos (1Cr 12.32).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/