ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 14 DE MAIO DE 2017 – LIÇÃO 7
(Revista: CPAD)

Tema: RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA

Texto Áureo: Rt 1.16
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição se concentre nos detalhes do caráter de Rute, para saber como uma estrangeira é abençoada por Deus e passou a fazer parte do projeto para salvação mundial.
“o caráter de uma jovem estrangeira”, Rute não era somente estrangeira, o povo dela era considerado amaldiçoado, por ter surgido de uma relação incestuosa entre Ló e suas filhas e era inimigo dos judeus devido a um certo fato histórico.
“os costumes e os preceitos legais de seu povo”, para o judeu era contra a Lei casar-se com estrangeiros, conforme o escrito em Dt 7.3,4.
- “considerado umas das mais belas peças da literatura universal”, no judaísmo ele está entre os cinco rolos lidos nas festas, o livro de Rute era lido na festa de pentecostes, pois tinha relação com a colheita.
_______________________________________
I - RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM 

1. Uma estrangeira.
“O nome Rute significa "amizade"”, de fato essa foi a sua melhor qualidade, e foi em nome da amizade que ela teve a sua história modificada para sempre.
“Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu território”, o fato a que se refere o comentarista ocorreu em Nm 22 e 23, quando o rei dos moabitas alugou a Balaão para amaldiçoar o povo de Deus. Dt 23.3,4
- “Essa é a origem étnica de Rute”, ou seja, a qual etinia ela pertencia.

2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita.
“teve que sair de Belém para escapar da seca”, o problema foi eles terem saído para uma terra onde pesava uma sentença de Deus, de que não fizessem parte da congregação de Israel. Dt 23.3
“Contrariando os costumes da família”, e contrariando também a lei dada em Dt 7.3,4 eles se casaram com moabitas, não se sabe se foi por esse motivo que morreram, porém sabemos que aqueles que se apartam da Lei do Senhor estão buscando a morte.
“deixando três mulheres sem amparo”, não havia naquela época nenhuma proteção social do governo para essas situações, apenas havia uma lei do Senhor em Israel para que os donos das plantações deixassem algo para os pobres Lv 19.9,10 as viúvas dependiam da ajuda das pessoas de bem.

3. Em direção à terra de Judá.
“Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel”, como a lei da colheita de Lv 19.9,10 só se aplicava a Israel e agora estava havendo colheita de novo em Judá, então seria mais interessante Noemi retornar.
“convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém”, apesar de o texto de Rt 1.7 falar que Noemi foi junto com suas noras para Belém, ela convidou-as a retornarem para sua terra Rt 1.8
_________________________________
II - O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE

1. Um amor sincero e profundo. 
“Mostrou-lhes o quanto seria difícil estar com ela”, seria muito difícil sustentar três pessoas, ainda mais quando não se tem nenhuma renda.
“tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela”, muitos podem chorar, mas as verdadeiras amizades permanecem contigo nos momentos em que você perde tudo. Rute não deixou Noemi, mas se apegou a ela, e faz uma das declarações mais belas da Bíblia. Noemi ganha uma alma pela amizade.

2. O caráter amoroso de Rute.
“Preferiu acompanhar sua amada sogra”, ela sabia que essa atitude era sem volta, que deveria mudar de hábitos, costumes e passar a adorar um outro Deus. Com certeza ela ouviu acerca desse Deus mas histórias que escutava na casa de Noemi.
- “ter um caráter agradecido e generoso”, ela não cogitava deixar a mulher que sempre a ajudou, que a recebeu na família, não a deixaria naquele momento. Algumas pessoas tomam logo a atitude de Orfa, mas devemos observar atitude da amizade verdadeira.
“Um caráter fortalecido na fé em Deus.”, ninguém abre mão de tudo por uma nova família e por um novo Deus se não tiver fé nessa divindade. Rute estava demonstrando a fé em Deus.
“como vendo o invisível, sob a mão de Deus”, Rute se agarrou à uma esperança, ainda que muito pequena. Muitos deixam de ser abençoados por deixarem passar oportunidades.
“desistem de seguir a Cristo por causa dos desafios”, Rute afirmou um compromisso de não abandonar Noemi por nada, está faltando isso em alguns crentes hoje, que seguem a Jesus com um pé atrás, pronto para deixá-lo assim que a situação apertar.
___________________________________________
III - COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS

1. Rute chega a Belém.
“grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso”, o povo judeu não cogitava as obras de Satanás, por tudo que lhe sucedia atribuíam a Deus.
“Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar”, ela acabou sendo um exemplo do que acontece quando alguém deixa o lugar da herança por causa de uma provação. Eles deveriam ter resistido a fome em Belém.
“chegaram a Belém "no princípio da sega das cevadas”, com a cevada se fazia pão e bolo, a região se enchia de alegria com a colheita, e até os pobres se alegravam por terem fazendeiros tementes a Deus como Boaz que deixava que os necessitados colhessem em suas terras.
2. Rute atrai a atenção de Boaz.
“era uma mulher trabalhadora”, naquele tempo em Israel as mulheres trabalhadores e sensatas chamavam a atenção dos homens maduros, como Abigail chamou a atenção de Davi, como Rebeca chamou a atenção de Eleazar servo de Abraão Gn 24.46 enquanto muitos homens sem entendimento se deixam levar principalmente pela beleza exterior.
“Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço”, a acomodação é um defeito que mais desagrada o Senhor. Deus deseja que seus filhos sejam guerreiros e não preguiçosos, por isso em algumas ocasiões o Senhor permite umas adversidades, para seus servos saírem do comodismo.
“Encantado com a beleza da moça e admirado por sua história”, a postura de trabalhadora chamou a atenção de Boaz, porém quando ele a viu mais de perto descobriu outras qualidades.

3. Rute casa com Boaz.
- “para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade”, era a lei do levirato, expressa em Dt 25.5 era obrigação de o irmão do marido falecido tomar a mulher deste por esposa e ter filhos em nome dele, assim a criança seria herdeiro do falecido.
“O povo que compareceu à cerimônia ficou feliz com o casamento”, talvez a felicidade do povo fosse pelo fato de Noemi poder reaver as terras que havia perdido, pois Boaz seria o remidor.
“ela entrou na genealogia de Jesus”, como Boaz era filho da ex-prostituta Raabe de Jericó, agora ele e Rute teriam um filho chamado Obede, que foi pai de Jessé e esse foi pai de Davi, linhagem do Salvador.
____________________________________
CONCLUSÃO
“um plano de salvação para todas as pessoas”, quer dizer que Deus não faz acepção de pessoas, mas Ele tem a salvação estendida a todos.
“jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa”, não somente fez parte, como também teve seu nome citado nas Escrituras, dupla honra.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:

Que significa o nome Rute?
O nome Rute significa “amizade”.

Por que os moabitas não podiam entrar na congregação de Israel?
Por não terem permitido o povo de Israel passar por suas terras, em direção a Canaã.

Qual a diferença entre a decisão de Rute e a de Orfa quanto a Noemi?
Orfa chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus deuses; Rute chorou, mas preferiu ficar ao lado de Noemi.

Como Rute mostrou que se converteu a Deus?
Quando disse a Noemi: “[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

Que significado tem a inclusão de Rute, a moabita, na genealogia de Jesus?
Demonstra que Deus não é Deus apenas de Israel, mas é “Senhor do céu e da terra”.
Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/