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17 junho 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema:  SEMEIE VIDA E PAZ

Texto Bíblico Básico:

Gl 6.1-10
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
5 Porque cada qual levará a sua própria carga.
6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Texto Áureo: 2 Co 9.6
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 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição passe situações práticas na vida do casal, use exemplos do dia-a-dia.
“que tipo de sementes temos lançado”, existe um ditado popular que diz: “quem planta vento colhe tempestade.” esse se aplica bem nessa situação, pois as palavras que semearmos em nossa casa colheremos depois.
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1. SEMEADURA: QUATRO QUESTÕES FUNDAMENTAIS
foi decidida no ontem, o que fizemos anteriormente reflete hoje, quer dizer que se alguém tem um lar abençoado hoje é porque no passado semeou boas sementes.
“plantamos sementes”, se alguém abomina a mentira em sua vida e dentro de sua casa é como se plantasse a semente da verdade e certamente vai colher isso em seus filhos mais tarde.
“colhemos o que plantamos”, Davi era um rei excelente, mas era um mal pai e não soube semear em seu lar as sementes da amizade, do amor, do respeito e da tolerância.

1.1. Nossas palavras são sementes
buscam purificar seu coração, isso porque a boca fala do que o coração está cheio Lc 6.45 Assim para que alguém fale coisas agradáveis a seus ente queridos deve primeiro purificar o coração.
“o homem prudente fica calado”, peça aos alunos para meditarem nesse versículo:
“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” Pv 17.28
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2. REGRAS PARA A SOLUÇÃO DE CONFLITOS
- “todo casal discute, as discussões do casal podem ser boas para a relação a medida que adquirem experiência e aprendem a solucionar suas diferenças.
“mais salutar do que jamais entrar em desacordo”, quem não passa por desacordos no casamento não terá experiência para passar aos filhos para praticarem com seus filhos. 

2.1. Não tenha medo de encara conflitos
para desenvolverem um projeto, o casal terá que aprender a dialogar e ouvir.
“muitos e diferentes embates”, esses embates não devem se prolongar, existem casai que ficam meses sem se falar e isso enfraquece o amor e o respeito. Quando acontece uma vez de o casal ficar sem se falar, é muito ruim para ambos, mas quando isso se repete várias vezes, o cônjuge pode se acostumar com a ausência do outro.

2.2. Sejam justos
A causa da discussão precisa ser justa, ou seja, a discussão precisa ter um motivo que a justifique, que não seja um motivo fútil, tolo, pequeno. Encontramos casais que brigam pelos motivos mais ridículos, como o controle da TV, a temperatura do ar condicionado, a luz da varanda acesa, etc.
“uma vez liberadas elas não voltam”, por isso o casal deve pensar antes de falar, antes de liberar a Palavra ela deve ser pesada e medida. Analise antes para saber se isso não magoa a pessoa que você ama.

2.3. Resolvam um assunto de cada vez
“focam o problema”, para evitar discutir outras coisas antes de terem resolvido a primeira questão.
“de repente mudam para outra”, quando não se resolve um problema ele ressurge com mais força depois. Fale aos alunos, para que tentem focar num problema somente de cada vez.

 2.4. Deixem o passado para trás 
“alimentam-se da poeira de ontem”, quer que ficam sempre se lembrando e comentando dos erros passados, toda vez que o casal briga, fica citando algo que aconteceu no passado.
“chafurdando lamas fétidas?”, chafurdar é revolver-se, nesse caso é “revolver-se na lama” A pergunta é: o que ganhamos fazendo isso? Remexendo as coisas ruins do passado?  

2.5. Mantenha a amabilidade e o respeito
- “impropérios ditos na hora da raiva, são aquelas palavras de injúria, ofensas e até xingamentos, ditas no calor da briga, o argumento para que se esqueça é de que foi dita impensadamente, porém pode ser que a pessoa não se esqueça. 
- “não fira”, a ofensa tem o poder destruidor de deixar feridas no coração, busque nas discussões, não chamar o cônjuge com nomes torpes, não humilhar, não diminuir, etc. 

2.6. Não abandonem a discussão sem antes resolver o problema 
- “terminem no mesmo dia”, dormir de mal é ruim pelo fato de o casal acabar pegando o hábito de ficar sem se falar. Isso deve ser evitado a todo custo.
- “separação de corpos”, os dois vivem na mesma casa sem conviverem como casal.

2.7. Não envolvam outras pessoas em seu conflitos 
- “Jamais envolva terceiros”, quando se envolve alguém no conflito a pessoa passa a fazer um julgamento dos cônjuges, depois os cônjuges fazem as pazes e a pessoa vai identificar que eles são atribulados, mesmo que agora estejam em paz um com o outro. 

2.8. Façam as pazes
“ter de volta os dias perdidos”, ninguém pode voltar o tempo, por isso as brigas não resolvidas são uma idiotice sem tamanho, ao cabo de anos um casal briguento não terão vivido tudo que o casamento poderia lhes proporcionar.

CONCLUSÃO
- “regras destacadas nesta lição”, repasse resumidamente cada uma das regras, vai fixar melhor na mente dos alunos.
Lembre aos jovens que serve para eles também nos seus relacionamentos. 
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
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