ESCOLA DOMINICAL CPAD - Subsídio da Lição 12


AULA EM 18 DE JUNHO DE 2017 – LIÇÃO 12
(Revista: CPAD)

Tema: José, O Pai Terreno de Jesus - Um Homem de Caráter

Texto Áureo: Mt 1.24
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição busque conduzir o aluno a ter o mesmo caráter de José e a praticar as mesmas ações. 
“Homem dotado de um caráter justo”, o próprio texto bíblico testifica de que ele era justo, notamos que Deus escolhe quem Ele quer, mas para certas missões o Senhor requer homens justos como José, independente do tipo de missão que o Senhor nos deu, precisamos demonstrar essa justiça.
“escolheu aquele que haveria de dar apoio e proteção”, nesse caso compreendemos que o Senhor escolhe a família e não somente Maria. A libertação, a bênção e a obra de Deus é para nossas famílias.
_______________________________________
I - JOSÉ, O PAI DE JESUS 

1. Quem era José?
“talvez mais conhecido que ela por causa de sua profissão, podemos dizer, com certeza era mais conhecido que ela, por ser homem. A profissão de carpinteiro na época era muito valorizada.
“entrou na genealogia de Jesus”, genealogia é o estudo das gerações, ou estudo da árvore genética, que determina a origem de um indivíduo.
“indicavam que o Messias viria da descendência de Davi”, José era descendente de Davi, por isso quando Jesus passava o povo clama: “Jesus, filho de Davi!” Esse clamor era uma afronta à Herodes, pois era como se dissesse que Jesus deveria ser o rei e Herodes não.

2. Pai adotivo de Jesus.
“Jesus foi gerado pela ação do Espírito Santo, José não tinha tido relação com Maria, por isso foi necessário esconder a gravides dela, pois o povo não perdoaria uma infidelidade que naquela época era punido com apedrejamento.
“Perante a Lei, José era pai de Jesus”, a Lei não leva em conta situações miraculosas como essa, quando José assumiu o filho ele passa a ser o pai e o Messias nasceu na casa de Davi. José é também um cumpridor da Palavra profética.

3. José, um sonhador obediente.
- “Ao saber da gravidez de Maria, pensou em deixá-la”, José pensou obviamente que havia sido traído por Maria.
“secretamente para não infamá-la”, ele assim estaria protegendo Maria, era o Marido que toda mulher quer, que protege a companheira.
“lhe deu um sonho tranquilizador”, Deus fala não de forma figurada como falou com José filho de Jacó, O anjo falou de forma clara com José acerca do filho que ela teria. 
“para não sofrer as consequências da gravidez”, as consequências seriam mais sérias para Maria que pra ele. A ideia de José era mesmo para proteger Maria.
_________________________________
II - O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ

1. Um homem obediente. 
“Teve porém o discernimento espiritual, não vemos José pedindo confirmação a Deus, por isso entendemos que ele teve o discernimento, ou seja, entendeu que era Deus falando. Precisamos saber discernir quando é Deus falando e quando não é. Existe hoje em dia muito engano de falsos profetas para ludibriar o povo.
“E obedeceu prontamente”, José amava Maria e não estava a fim de deixá-la, com certeza a ordem do anjo foi mais tranquilizadora do que imposição.
2. Um homem temperante.
“porque era homem de bem, e obediente a Deus, isso é ser temperante, temperante significa domínio próprio, equilíbrio.
“José "não a conheceu até que deu à luz”, quer dizer que não teve relação com ela, o que significa que após o nascimento do Messias ele a conheceu, derrubando a tese católica de que Maria tenha permanecido virgem após o nascimento do Senhor.
“nessa área, em que muitos não resistem”, se referindo ao sexo antes do casamento, sabemos que na época de José não havia tanto sensualismo e erotismo envolvendo a sociedade como nos dias atuais, mesmo assim devemos dar o crédito à temperança de José.    
___________________________________________
III - A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ

1. Assegurar a ascendência real de Jesus.
“ele garantiu a confirmação de Jesus na descendência real de Davi, a descendência é a sequência das gerações de Davi até Jesus e a ascendência é a sequência inversa de Jesus até Davi.
“Davi era filho de um homem, efrateu, de Belém”, afrateu, significa que Jessé era de Efrata, um nome dado à Belém de Judá.  

2. Proteger Jesus em seus primeiros anos.
“a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, ambos deveriam participar daquele senso, pois Maria também era da casa de Davi. 
“José participou dos procedimentos no parto de Jesus”, ao que parece teria sido José que fez o parto de Maria, mas não se pode afirmar isso, pois na região havia muitas parteiras e não precisaria o escritor mencionar que uma parteira fez o parto. Só porque estavam nos estábulos de animais não quer dizer que também se recusaram a fazer o parto de Maria.
“corte do cordão umbilical, e em sua limpeza pós-parto”, especulação do comentarista compartilhada por muitos pregadores modernos.
“José estava ao lado de Maria”, havia sempre o risco de serem descoberto por Herodes, pois intencionava matá-lo, José se coloca como protetor da criança e de Maria.
“foi-lhe dado o nome de Jesus”, Jesus significa “Deus salva”, pois essa era a obra de Jesus. O nome Jesus se refere à obra Dele para com os homens e o nome “Emanuel” que aparece em Mt 1.23 se refere ao que Ele representa para os judeus o “Deus conosco.” pelo fato de Deus ter vindo em carne na pessoa do Filho.
“Por quase 500 quilômetros de viagem”, mais do que a distância do Rio a São Paulo. (433 Km).
“E de lá só voltou por revelação de Deus”, José naquele momento só andava por orientação divina, esse deve ser o caráter do autêntico homem de Deus.

3. O zelo pela formação espiritual de Jesus.
- “ensino sistemático e diário da Palavra de Deus, ensino sistemático é aquele que obedece a um sistema de normas e orientações curriculares para que o aprendizado venha a ser profundo e amplo.
“conhecer e participar das festas anuais”, naqueles dias a criança judia era obrigada aprender sobre as cerimônias religiosas que contavam parte da história da nação.
- “Um exemplo eloquente de um verdadeiro pai”, “exemplo eloquente” significa exemplo que convence, que constrange, que leva ao convencimento.
____________________________________
CONCLUSÃO
“em seu nascimento biológico, em sua infância, nas ameaças que sofreu”, sabemos que havia anjos no serviço de proteger a vida do menino Jesus, porém se esses anjos entrassem em ação e o Messias fosse identificado o plano da salvação da humanidade estaria em risco, por isso o Senhor precisava de um homem integro, obediente e de coragem.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Que fez José, ao saber da gravidez de Maria?
Pensou em deixá-la secretamente para não infamá-la.

Como José participou do nascimento de Jesus?
Ajudando Maria em todos os detalhes.

Quando José voltou do Egito com Maria e Jesus?
Quando Herodes morreu.

Por que José e Maria levavam Jesus a Jerusalém?
Para a festa da Páscoa.

Que preceitos legais José e Maria obedeceram após o nascimento de Jesus?
A circuncisão de Jesus e a purificação de Maria.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br