O adolescente cristão e o arrebatamento da Igreja



Quando pensamos na vinda de Cristo é inevitável refletir sobre o Arrebatamento.
A Bíblia descreve esse evento surpreendente, que acontecerá num futuro incerto e impossível de precisar sua data (Mt 24.36). Somos conclamados a vigilância e santa expectativa para o grande dia, onde a igreja em forma de Noiva terá seu maravilhoso encontro com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Noivo. 

I - O QUE É O ARREBATAMENTO?
A palavra arrebatamento deriva da palavra no grego “harpazo”, significa: “raptar”, “levar com ímpeto”, “arrancar”, “resgatar”, “tirar”. “retirar um objeto com força e rapidez inesperada”. O Arrebatamento será a retirada da Igreja, de modo brusco, sobrenatural e sem prévias. Escrevendo aos Tessalonicenses (4.13-18), o apóstolo Paulo apresenta a sequência do arrebatamento: 1) O Senhor descerá do céu; 2) Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; e 3) Os vivos no Senhor serão arrebatados.  Portanto, o arrebatamento da igreja é o momento glorioso em que Jesus irá levar a Sua Igreja para junto de Si (At 1.11; Hb 9.28; 1Co 15.51,52; 1Ts 4.13-17). 
II – SINAIS DA VINDA DE CRISTO
Muitos duvidam das promessas imaginado que Jesus demorará muito para voltar, ou ignoram mesmo tudo sobre o arrebatamento. Dizem eles: "Há paz e segurança" (1Ts 5.3). Mas a Palavra de Deus é clara e inconfundível. O Senhor Jesus virá para "arrancar" sua Igreja do caos deste mundo. As Escrituras nos adverte que devemos estar preparados pois não sabemos quando será aquele Grande Dia: "Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis" (Mt 24.44). Vejamos alguns sinais que antecedem a volta de Jesus: Falsos “Cristos” (Mt 24.5; Mc 13.6; Lc 21.8); guerras e rumores de guerras (Mt 24.6; Mc 13.7; Lc 21.9); nação contra nação (Mt 24.7; Mc 13.8; Lc 21.10); terremotos (Mt 24.7; Mc 13.8; Lc 21.11); fomes (Mt 24.7; Mc 13.8; Lc 21.11); epidemias; coisas Espantosas e sinais nos céus (Lc 21.11). 
III - QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO?
Ninguém sabe, só é possível saber que o evento é iminente, pois os sinais se identificam no decorrer da história. Lembremos sempre das palavras de Jesus: “Não vos pertence saber os tempos ou épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7).  A palavra arrebatamento no grego “harpazo” dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1Ts 5.23), e os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento (1Ts 4.13). A Palavra de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios “ficarão de fora” (Ap 22.15), mas os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se encontrar com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer (Ap 3.12). Não desista!
IV - A VINDA DE JESUS NÃO PODE SER MARCADA
Várias foram às tentativas para marcarem a vinda de Cristo, ou seja, a data do Arrebatamento. Muitos ignoraram a advertência de Cristo quando disse: “daquele Dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36). Alguns exemplos podem ser citados: a) Guilherme Miller. O fundador do Adventismo marcou a vinda de Cristo para os dias 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. b) Charles Taze Russell. O fundador da seita “Testemunhas de Jeová” marcou eventos apocalípticos para os anos de 1909, 1914 e 1915. Seus seguidores ainda marcaram a volta de Cristo para 1984. c) Bang-Ik Há. O coreano fundador da seita “Missão Taberá”, marcou a vinda de Jesus para 1992. d) John Hinkle. Um pastor de Los Angeles, que marcou a vinda de Cristo para o dia 9 de Julho de 1994. e) Valnice Milhomens. A “apóstola” da Confissão Positiva marcou a vinda de Cristo para um sábado de 2007. 
V - QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?
Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1Ts 4.17). A transformação dos vivos é um mistério: “Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade” (1Co 15.51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado. A Bíblia descreve alguns personagens desse evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao Arrebatamento, que é (1Co 15.51-54 e I Ts 4.13-18). Esses personagens são: Jesus Cristo. Como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1Ts 4.16).É certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos buscar. (Mt 28.20; At 1.11).
O arcanjo. Certamente Miguel participará desse evento, pois é o único arcanjo mencionado nas Sagradas Escrituras. Logo, arcanjo só existe um, pois a palavra grega archangelos significa “anjo principal”. Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também sua segunda vinda. Os mortos em Cristo tanto do AT como do NT. Os mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos, semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou. Os vivos em Cristo. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1Ts 4.17). “Nem todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados” (1Co 15.51).
VI - ELEMENTOS ATRELADOS AO ARREBATAMENTO
Jesus, a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo 14.3). A Igreja, a “Noiva do Cordeiro”, há de se encontrar com seu “Noivo”, nas nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Vejamos:
  • Surpresa. Textos como Mt 24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma surpresa. As exortações para com a vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.
  • Velocidade. No texto de 1Co 15.52, Paulo usa a palavra grega átomos, que foi traduzida por Almeida como “num momento”. Na química antiga o átomo era considerado o último elemento da matéria, portanto indivisível, ou seja, impossível de ser cotado. A palavra grega átomo mostra como a velocidade do arrebatamento é enorme. Outras expressões bíblicas como: “o abrir e fechar dos olhos” (1Co 15.52) mostram a velocidade desse acontecimento (Mt 24.27).
  • Invisibilidade. As expressões gregas para definir esse evento, como a própria palavra arrebatamento, dão a entender que teremos o elemento da invisibilidade.
VII – QUAIS OS FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA A PROMESSA DA 2ª VINDA DE  CRISTO?
Ao lermos a Bíblia, nós vamos encontrar, tanto no AT como no NT bases para fundamentar esta doutrina. No entanto, é no NT. Que esta doutrina é mais difundida e explicada. Vejamos: Em tom profético, o AT descreve esta promessa (Zc.14.3-4). O próprio Senhor Jesus fez esta promessa (Jo.14.2-3). Os anjos falaram acerca desta promessa (At 1.11). Os apóstolos escreveram acerca desta promessa (Tg 5.7; 1Pe 1.7,13; 1Ts 4.13-18; Hb 9.28). As Escrituras afirmam ainda que:
Será repentino "num abrir e fechar de olhos" (1Co 15.51,52): Isto significa que não haverá tempo para preparativos de ultima hora (Mt 25.6-10);
Será “em dia e hora que não sabemos” (Mt 24.36,44): Todos que se atreveram determinar o dia do Arrebatamento da igreja se decepcionaram. Esperaram e Cristo não veio! Portanto, melhor do que prever ou datar este dia, é estar preparado;
Será “como nos dias de Noé” (Mt 24.37-39): Ou seja, um dia como outro qualquer, em que as pessoas estarão em suas atividades normais: comendo, trabalhando, casando etc. (Mt 24.40-42);
Será pessoal (At 1.11; Ap 22.12): Assim como em um casamento, Cristo virá pessoalmente buscar a sua noiva;
Será em duas fases: A Segunda Vinda de Cristo dar-se-á em duas fases distintas, uma antes, e outra depois da Grande Tribulação. As duas fases da vinda de Cristo marcam o início e fim da Grande Tribulação. A primeira fase é o Arrebatamento da Igreja, sendo que Jesus virá sobre até as nuvens (1Co 15.52; I Ts 4.16,17). A segunda fase da vinda de Cristo será sua descida sobre o Monte das Oliveiras, juntamente com a igreja, para livrar Israel das garras do anticristo. Nesse momento julgará as nações e implantará o Milênio (Zc 14.4; Mt 24.30; Ap 1.7; 19.11-21 e 20.1-6).
A Primeira Fase: Esta fase destina-se à Igreja, e é chamada de “encontro” (1Ts 4.17). Nesta ocasião:
Ocorrerá a ressurreição dos que morreram em Cristo (1Ts 4.16);
Os crentes vivos serão transformados. Seus corpos se revestirão de imortalidade (1Co 15.51,53);
Tanto os crentes ressurreto como os que foram transformados, serão arrebatados para encontrar-se com Cristo nos ares (I Ts  4.17).
A Segunda Fase: Esta fase acontecerá sete anos depois, ou seja, após a Grande Tribulação. Como será? 
O regresso de Cristo será visível e glorioso. De acordo com as Escrituras, todos verão Jesus (Mt 24.30; 26.64; Ap 1.7);
Seu primeiro toque a este mundo será no Monte das Oliveiras, como está escrito pelo profeta Zacarias (14.14);
Cristo virá acompanhado com os seus santos (os que foram arrebatados) e com os santos anjos (Mt 25.31).
Diferença entre as duas fases da Segunda Vinda de Cristo:
PRIMEIRA FASESEGUNDA FASE
Será antes da Grande TribulaçãoSerá depois da Grande Tribulação
Será invisívelSerá visível. “Todo olho o verá”
Virá buscar os santosVirá com os santos
Cristo não virá à terra. Ficará nas nuvensCristo virá à terra, e pisará no Monte das Oliveiras
  
COMO ESPERAR ESTA PROMESSA?
As Escrituras descrevem, não apenas a promessa, mas também nos ensina como devemos esperar esta promessa. Vejamos:
Devemos esperar com vigilância: Diversas parábolas foram proferidas pelo Senhor Jesus, com o intuito de nos ensinar acerca da vigilância, tais como : (Mt 24.32,33; Mt 25.1-13; Mt 24.45-47; Mt 24.37-39; Mt 24.43,44).
Devemos esperar com santidade: Somente aqueles que estiverem vigilantes e em santidade poderão desfrutar das bênçãos advindas da Segunda Vinda de Cristo (I Ts 5.23; Hb 12.14).
CONCLUSÃO
Como já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente, pois, quando “a trombeta de Deus” tocar, anunciando a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52). Diante dessa gloriosa promessa, devemos estar vigilantes, vivendo em santidade, esperando este dia em que estaremos definitivamente livres de todo sofrimento e estaremos para sempre com o Senhor. Que fiquemos com as palavras do apóstolo Paulo: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem sua vinda” (2Tm 4.9).
REFERÊNCIAS
GILBERTO, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. RJ: CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD.
ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática. CPAD.
VINE, W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
Este artigo é de propriedade intelectual da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco (IEADPE). Sua reprodução, parcial ou total deverá ser acompanhada da citação da fonte, conforme artigo 184 do Código Penal – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais que diz: A violação por qualquer meio, de obra intelectual, no todo ou em parte, para fins de comércio, sem a autorização expressa do autor ou de quem o represente é crime contra a propriedade intelectual.