Por que fazer parte de uma igreja?

parteigreja

A Igreja é um ajuntamento de hipócritas. A Igreja está ficando muito institucionalizada. A Igreja está preocupada mais com a estrutura do que com as pessoas. A Igreja abandou o Evangelho. A igreja não tem mais uma teologia saudável. É possível ser igreja fora da Igreja. A Igreja quer apenas os meus talentos e recursos. A igreja…

Esses são alguns argumentos dos que abandonaram a igreja. É claro que existem muitos outros. Porém, não fomos chamados para deixar a congregação, mas para ajudá-la, estimulá-la e exortá-la a ser melhor.
O capítulo 10 de Hebreus é uma aplicação prática do que autor desenvolveu nos nove capítulos anteriores. E uma dessas aplicações é a importância de fazer parte de uma Igreja. Algumas pessoas estavam abandonando a comunhão na Igreja. Deixando de lado a Casa de Deus. Como era uma época de perseguição dos que confessavam o nome de Jesus, o fato de ser perseguido poderia ser uma das desculpas dadas por essas pessoas. Mas na verdade não era. Algumas comentaristas apontam três motivos: Apostasia, orgulho e egoísmo.
São muitos os motivos que fazem as pessoas abandonarem a igreja. E na contra mão desses motivos, vamos apresentar aqui, outros que explicam o porquê fazer parte de uma igreja.
Primeiro, porque Jesus é o sacerdote da Igreja. Existem três atuações de Jesus sobre a Igreja. Jesus é o Rei da Igreja; Jesus é o profeta da Igreja; e Jesus é o sacerdote da Igreja. Como Rei, reina como soberano e preservador da Igreja; como Profeta, deixou a Palavra como mensagem de Deus para a Igreja; e como, Sacerdote, apresenta a Igreja a Deus. Como sacerdote sobre a igreja, o autor aos hebreus apresenta o ministério sacerdotal de Jesus e os seus benefícios para quem faz parte da Igreja. A Igreja é santificada por Jesus. Hebreus 10.10. Os inimigos da Igreja estão debaixo dos Seus pés. Hebreus 10.12,13. A igreja tem acesso à presença de Deus. 10.19,20
Segundo, porque dentro da Igreja temos o “uns aos outros”. O autor aos Hebreus diz que quando fazemos parte de uma igreja há consideração entre as pessoas para o estímulo mútuo, a vida em comunidade. A igreja é incentivada ao amor. A Igreja é incentivada às boas obras. A Igreja é incentivada ao encorajamento. Assim, quando a igreja apresentar qualquer coisa que faça alguém sair, quem está dentro deve promover o retorno ao bem para que ninguém saia.
Terceiro, porque dentro da igreja vemos melhor o dia da volta de Jesus. Aqueles que saíram da igreja perderam de vista o dia da volta de Jesus. Aquele dia que Ele voltará para buscar os seus e condenar os que o rejeitaram e o abandonaram. De dentro da Igreja entendemos que os bens terrenos são infinitamente menores que os bens superiores. Hebreus 10.34 De dentro da Igreja conseguimos perseverar melhor. Hebreus 10.36. De dentro da Igreja conseguimos viver melhor pela fé. Hebreus 10.38,39
Portanto, a Igreja não é um lugar para se abandonar como é costume de alguns, mas para ficar e auxiliar os irmãos a fazer da Igreja um lugar de graça.
“Abandonei a igreja durante algum tempo porque encontrei bem pouca graça ali. Voltei porque não descobri graça em nenhum outro lugar.” Philipi Yancey  http://www.napec.org/