ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 5


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 51)

Tema:  UM CHAMADO À SANTIDADE

Texto Bíblico Básico:

Atos 5.1-10
1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.

Texto Áureo: Hb 12.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição exorte para as escolhas que devemos fazer, pois ninguém está livre de ser tentado pelo inimigo a mentir ao Espírito Santo.
- “um profundo sentimento de amor”, isso é expressado nos versículos que falam como vivia a comunidade dos santos, como repartiam e tinham tudo em comum.
- “espanto e temor em toda a comunidade”, foi algo que pegou a todos de surpresa, pois estavam experimentando uma atmosfera de amor e fraternidade, de repente o Espírito Santo fere aos dois de morte. A verdade é que diante de um clima de tranquilidade muitos relaxam no respeito e temor.
_______________________________________________
1. O PRINCÍPIO DA VIDA NA IGREJA  
- “era comum alguém vender sua propriedade”, havia um ideal de desapego das coisas materiais para se aproximar de Deus e a ideia de que Jesus estaria para voltar a qualquer momento.
“ajudar os mais necessitados”, essa ajuda era promovida pelos apóstolos que recebiam as ofertas das mão do povo e distribuíam para os pobres da comunidade cristã.

1.1. A colaboração de todos os crentes
reverter todo o seu valor, essa atitude de Barnabé foi tomada como um referencial, tanto que chegou a ser registrado em Atos.
“retiveram parte do valor”, eles poderiam ter ficado com o valor total para eles, pois não era obrigado a oferta de valor algum, Eles combinaram em dar parte do valor e mentir afirmando que era o valor total.

1.2. A revelação do Espírito Santo
“encheu Satanás o teu coração”, lembrando que Satanás é o pai da mentira e como o pecado deles foi a mentira, por isso Pedro fala que foi Satanás quem encheu o coração deles.
“tem a habilidade para escolher”, essa é uma argumentação para o livre arbítrio, pois mesmo liberto eles estavam livres para escolher o caminho a tomar e escolheram o da perdição. Uma argumentação contrária e a favor da predestinação é a de que Ananias e Safira nunca foram convertidos de fato. 
__________________________________________
2. FRUTOS DA HIPOCRISIA
“tentativa de aparentar”, onde a pessoa se esforça em manter uma aparência, sem que no seu interior seja de verdade aquilo que aparente no exterior.
“pecado de Ananias e Safira”, eles queriam aparentar espiritualidade assim como Barnabé e outros fizeram, mas a máscara foi revelada pelo Espírito Santo.   

2.1. A hipocrisia milita contra a integridade da Igreja
“macular a veste da noiva”, o inimigo queria deixar a Igreja mal falada, onde as pessoas comentariam que Ananias e sua esposa enganaram a todos e ninguém percebeu, dessa forma diminuiria a fé e o temor do Senhor dento da comunidade dos crentes.
“primeiro Ele purifica toda imundícia”, devido aos pecados ocultos terem aumentado muito, estamos notando pouca atividade de milagres e sinais do Espírito Santo.
“quantas pessoas restariam”, com certeza muito poucas, por isso Deus não faz. Essa talvez seja a resposta para um pergunta que se faz muito: por que Deus não pune de morte hoje os que mentem ao Espírito Santo?

2.2. A hipocrisia pode destruir, inclusive, aqueles que nos são caros.
“seu desejo por reconhecimento”, notemos como Barnabé foi mencionado por Lucas, assim Ananias e Safira também queriam esse reconhecimento.
“planejaram tudo em oculto”, o fato de eles terem planejado demonstra o quanto estavam corrompidos, pois quando alguém age por impulso expressa a fraqueza carnal, mas quando se planeja expressa a corrupção da alma.
- “mas também o de Safira sua esposa”, caso Ananias se arrependesse e se concertasse, poderia ser tarde, pois Safira já estava corrompida. Nossas atitudes podem influenciar os da nossa casa.

___________________________________
3. O RESULADO DO JUÍZO DIVINO 
“um julgamento pessoal do Senhor”, não foi uma disciplina da Igreja, para corrigir algum problema no meio do povo de Deus. Como é um julgamento pessoal, podemos entender que Deus tem o direito soberano de tirar a vida, pois foi Ele quem a deu.
“o direito de questionar os atos divinos”, Deus não precisa dar satisfações de Suas ações a ninguém. Se Ele quisesse poderia destruir o mundo inteiro num momento.
“essa obra não é do homem”, às vezes algumas pessoas, resolvem afrontar a Igreja e acabam afrontando também a Deus, mas o Senhor não pune a todos como fez com Ananias e Safira, senão haveria grande mortandade no mundo, porém guarda-os para o Juízo Final.

3.1. A Igreja cresceu em temor
- “foram para Jerusalém”, as pessoas viram que o poder de Deus estava manifestado na Igreja em Jerusalém. Até hoje muitos irmãos buscam a manifestação do poder de Deus, os cultos de libertação com revelação e profecias enchem, porém alguns buscam esse poder para receber bênçãos.  

3.2. A ação do pecado foi inibida
“a ação poderosa...o impediu”, depois desse ocorrido ninguém mais se arriscou a mentir para o Espírito Santo.
___________________________________
4. A GRANDE LIÇÃO DO JUÍZO DIVINO: SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE
“ser dispensável a busca pela santidade”, existem teses elaboradas a esse respeito, onde afirmam que Jesus levou todas as nossas dores e culpas no madeiro, dessa forma não precisaríamos nos sacrificar com jejuns e santificação. Na verdade esse tipo de crença é de quem deseja viver na permissividade.
“poderia fazer à embrionária Igreja”, era o início da Igreja na Terra, aquela atitude poderia causar danos irremediáveis.

4.1. O que se entende por santidade
“ser consagrado a Deus”, também ser separado para o Senhor, dedicado ao serviço do Senhor.
“mudança de atitudes”, as atitudes mudam pela transformação que ocorre no coração, se não for dessa forma, as atitudes diferentes podem não ser verdadeiras. Assim a santidade começa no coração.

4.2. De que modo a igreja é santificada   
“a Palavra de Deus...pode nos tornar santos”, Jesus declara que a Palavra é que purifica, veja:
“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”Jo 15.3
“não se dá com base em teorias...mas a partir da intimidade”, não basta conhecer a Bíblia, mas é necessário buscar o autor da Palavra da forma como ela orienta. Muitos conhecem a Bíblia, mas nem todos são transformados.

4.3. A busca constante da santidade
“até mesmo dos mais sinceros”, se alguém não vigiar, por mais dedicado que seja na obra de Deus, poderá ser incitado pelo diabo ao erro.
“escrita para o povo de Deus”, o povo de Deus deve atentar na aquisição e uso da armadura. Precisamos ter uma vida cristã mais prática e menos teórica.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija a questão proposta.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br