Lição 1 - Maternal - Papai do céu fez a luz





PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?
COMENTARISTA: MARTA DORETO
COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

Objetivo da lição: Apresentar aos pequeninos a doutrina bíblica da criação, começando com o primeiro dia, quando Deus criou a luz e separou-a das trevas.

Para guardar no coração: “[...] Que haja luz! E a luz começou a existir” (Gn 1.3).

Perfil da criança
“Duas características espirituais importantes da criança de 3 e 4 anos são:
Interessam-se por Deus e por isso fazem perguntas sobre Ele. O professor não deve menosprezar ou ignorar suas indagações, por mais estranhas ou simplórias que lhe pareçam. Antes, deve procurar respondê-las cuidadosamente, dizendo a verdade sem fantasias, em termos simples e de fácil compreensão à criança.
Confundem Jesus e Deus. Sempre que cabível na lição, o professor deve introduzir a doutrina de Deus Pai e Deus Filho, com frases como “Deus, o Papai do céu”, e “Jesus, o Filho de Deus” (Marta Doreto).
Subsídio Professor
“A primeira aula do trimestre, você já sabe, é dia de alegres novidades. Renove a decoração da sala, usando como base o tema do trimestre, o livro de Gênesis. O mural, por exemplo, pode ter a forma de um lindo jardim. Se a sua sala ainda não tem o “Cantinho da Bíblia”, esta é uma boa ocasião para fazê-lo. Se já o possui, dê-lhe uma renovada.
Num canto da sala, sobre uma mesa, banco, ou estante, disponha uma Bíblia tradicional (capa preta), e várias Bíblias infantis ilustradas, mini-bíblias, etc. Coloque na parede um letreiro bonito com as palavras “Cantinho da Bíblia”.
Ao receber os alunos, convide-os a conhecer o Cantinho da Bíblia, e anuncie que, com a nova revista, estaremos aprendendo a respeito do primeiro livro da Bíblia, Gênesis. Você pode deixar as revistinhas no Cantinho da Bíblia, e distribuí-las neste momento” (Marta Doreto).”
Oficina de Ideias 2
“Convide as crianças a descansar no Cantinho da Bíblia, folheando as Bíblias ilustradas. Algumas crianças serão capazes de contar uma história bíblica, que reconhecerão pelas gravuras. Deixe-as à vontade para interagir umas com as outras” (Marta Doreto).”
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa. Quando os pais vierem pegar os filhos, mostre-lhes a nova revista.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/758-licao-28.html Acesso em 30 jun. 2017