SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

22 julho 2017

Lição 4 - Fugindo para o Egito






ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Juniores: A vida de Jesus
COMENTARISTA: DANIELE VITAL
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – FUGINDO AO EGITO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu alunos (as) a confiar no cuidar e proteção de Deus, pois Ele sempre cuida dos seus, e aos que estão sob sua proteção nenhum mal pode se chegar.
Memorizando
“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome”. (Sl 91.14 – NVI).
Para os que temem (respeitam e obedecem) a Deus, o medo não tem lugar. Sabemos que à Sombra (protegidos) Dele, nada pode nos prejudicar.
Texto Bíblico: Mateus cap. 2
Aprendendo a Bíblia
“Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo... (Mt 2.16 – NTLH).
No primeiro século a Palestina foi varrida por desavenças dinásticas, conflitos destruidores e, ocasionalmente, guerras. No segundo século a.C., um reino judaico mais ou menos unificado foi estabelecido transitoriamente, segundo os dois livros apócrifos dos Macabeus.
Por volta de 63 a.C., contudo, a terra estava novamente em turbulência, madura para a conquista. Mais de um quarto de século antes do nascimento de Jesus a Palestina caiu sob o exército de Pompeu, e a lei romana foi imposta. Mas Roma, na época, muito extensa e muito preocupada com seus próprios problemas, não estava em condições de ali instalar o aparelho administrativo necessário para um governo direto.
Assim, ele criou uma linha de reis marionetes - a dos herodianos - para governar sob seu controle. Não eram judeus, mas árabes. Heródes Antipater (63 a 37 a.C.); Heródes, o grande (37 a 4 a.C.); Heródes Antipas. O povo do país podia manter sua própria religião e costumes. Mas a autoridade final era Roma e reforçada pelo exército romano. No ano 6 d.C. , o país foi dividido em duas províncias, Judéia e Galiléia. Heródes Antipas tornou-se o rei da Galileia.
O regime era brutal e autocrático a ponto de Herodes cometer esse monstruoso ato... assassinar todas as crianças abaixo de dois anos de Belém.
História Bíblica
Com o nascimento de Jesus, uma nova estrela apareceu nos céus. Seu brilho anunciava que algo muito especial aconteceu. Alguns dizem que talvez eles fossem astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, o Cristo.
Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. O rei Herodes disse aos reis Magos que quando eles encontrassem o menino Jesus viessem até ele e o informassem do lugar exato em que estava o menino.
Herodes disse isso a eles como se estivesse também interessado em adorar o menino. Mas era mentira dele, pois seu objetivo era matar o menino e não adorá-lo.
Os reis Magos foram avisados pelo anjo do Senhor, que disse a eles que tomassem outro caminho. Assim eles não precisavam passar pelo reinado de Herodes.
Os reis fizeram isso, então Herodes ficou sem saber onde estava realmente o menino.
Depois que os magos partiram para suas terras sem se informarem o rei Herodes sobre o paradeiro do menino Jesus, o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e lhe disse:
— Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. E fique lá até que eu avise, porque Herodes procurará o menino para matá-lo.
Nessa mesma noite José, Maria e o menino partiram para o Egito.
E por lá ficaram até que Herodes morresse, a fim de que se cumprisse o que havia dito muitos anos antes o profeta Jeremias:
— Do Egito chamei o meu Filho.
Como os reis magos voltaram para suas terras sem passar por Herodes, o rei, muito zangado, tomou uma iniciativa imediata e fez cumprir. Isto é, ele mandou matar todos os meninos de Belém de Judá e seus arredores, de dois anos para baixo. Porque era esse o tempo que calculara pela informação dos magos.
Então mais uma vez se cumpriu o que havia dito o profeta Jeremias:
— Ouviu-se uma voz em Ramá, choro de grande lamentação. Raquel a chorar por seus filhos. E a recusar ser consolada, porque eles já não existiam
Aplicação da lição
Enfatize aos alunos (as) que ainda que houvesse dificuldades, Maria e José conseguiram cuidar do Filho de Deus que foi confiado aos seus cuidados. Quando Deus nos designa para um trabalho, não devemos ter medo, Ele cuidará para conseguirmos fazer.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silvahttp://www.portalebd.org.br