SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

06 julho 2017

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o Salvador Lição 02: Crescendo em Sabedoria

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Crescendo em Sabedoria.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.
Material:
Cópias de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.
- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.
- Observamos que vocês tiveram crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.
- Vamos estudar na aula de hoje sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual e sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não consegue medir, mas é observado pelo comportamento da pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?

Por Sulamita Macedo.