Lição 8 - Depressão, um mal do nosso tempo III




ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - UBERABA/MG
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Jovens: Tempo para todas as coisas: aproveitando as oportunidades que Deus nos dá
COMENTARISTA: REYNALDO ODILO
COMENTARISTA: PROF. RAFAEL ALVES DA CRUZ

LIÇÃO Nº 8 – DEPRESSÃO, UM MAL DO NOSSO TEMPO

INTRODUÇÃO
Talvez possamos imaginar o porquê de o tema dessa lição ser ‘Depressão’, sendo que o tema do trimestre é ‘Tempo para todas as coisas’. Acontece que a depressão é uma das consequências pelo modo de vida que optamos por ter.
Por diversas vezes, ela vem logo após uma frustração muito grande. Planejamos, fazemos nossos projetos, mas no fim: nada dá certo. Aí vem a frustração de que tudo o que fizemos foi um tempo perdido e logo em seguida, a depressão.
Mas, crente fica com depressão?
Antes de responder a essa pergunta, vamos afirmar que: o ser humano tem depressão. Por se tratar de uma doença, vamos lembrar de algumas outras que assolaram a humanidade no decorrer da história:
• Varíola: É considerada uma das primeiras doenças conhecidas pela humanidade. Estudos indicam sua presença em humanos há cerca de 12 mil anos e no faraó Ramsés 5º (f). Ficou ainda mais perigosa com a urbanização: no século 18, matou 400 mil europeus; e no século 20, 300 a 500 milhões no mundo todo.
• Gripe: A gripe matou e continua a matar muita gente, apesar das vacinas. O vírus já foi responsável por várias epidemias ao longo da história, sendo a mais grave a da “gripe espanhola”, com 50 a 100 milhões de mortes entre 1918 e 1919.
• Peste Negra: Uma das doenças mais mortais da humanidade, transmitida por roedores. Acredita-se que a devastadora pandemia da Idade Média matou de 75 a 100 milhões de pessoas.
• Tuberculose: O maior surto ocorreu nos séculos 19 e 20, quando até 25% das mortes na Europa eram por causa da doença. Em 2014, 1,1 milhão de pessoas morreram em países subdesenvolvidos.
• AIDS: Desde o início da epidemia, na década de 80, 35 milhões de pessoas morreram por causa do HIV.
• TIFO: Na Grécia antiga, matou até 100 mil pessoas em Atenas. No século 17, 10% da população da Alemanha morreu em um surto. Já no século 19 matou na Irlanda na casa de centenas de milhares em um curto período de tempo. No século 20, atingiu a Rússia e deixou 3 milhões de mortos durante a Guerra Civil.
• Sarampo: Ainda é muito relevante e já causou 200 milhões de mortes entre 1855 e 2005.
Todas essas doenças que assolaram a humanidade, com certeza também afetaram os crentes. Dessa forma podemos dizer que: Sim! O crente pode ter depressão. Isso porque a depressão é um mal do nosso tempo que infelizmente tem matado a muitos.
Acontece que não deve ser algo comum vermos crentes depressivos. A depressão deve ser algo excepcional na vida do crente. Veremos ao longo da lição exemplos de pessoas na Bíblia que sofreram esse mal, mas que com a graça de Deus, acreditaram no recomeço de suas vidas e realizaram grandes obras.
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/cpad-jovens-3o-trimestre-2017-licao-8-depressao-um-mal-do-tempo/ Acesso em 16 ago. 2017