SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

10 agosto 2017

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o Salvador Lição 07: A Ressurreição e Ascensão de Jesus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Ressurreição e Ascensão de Jesus.
- Depois, utilizem a dinâmica “Vivo está”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vivo está
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a ressurreição de Jesus.
Material:
03 alunos
03 batas
01 caminho
Nome Jerusalém no início do caminho
Nome Emaús no final do caminho
Uma mesa com pão
04 cópias do texto do evangelho segundo São Lucas 24. 13 a 35, com as falas do narrador, de 02 discípulos e a de Jesus(vejam no procedimento).
Procedimento:
- Escolham 03 alunos; 02 vão representar os 02 discípulos de Jesus no caminho de Emaús. O terceiro vai representar Jesus ressuscitado.
- Falem: Vamos agora fazer uma encenação de um texto bíblico.
- Entreguem 03 cópias, para os alunos escolhidos, do texto do evangelho segundo São Lucas 24. 13 a 35, conforme organização abaixo, com as falas do narrador, de Jesus e dos 02 discípulos. Um professor deverá ser o narrador. Observem que há algumas ações a ser realizadas dentro do texto.
Narrador: E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido( neste momento os 02 alunos devem começar a andar pelo caminho, fazendo de conta que estão conversando). E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles( outro aluno fica andando ao lado dos 02 que já estavam). Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
Jesus: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
Narrador: E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe:
Cleópas: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
Narrador: E ele lhes perguntou:
Jesus: Quais?
Narrador: E eles lhe disseram:
Outro discípulo: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
Narrador: E ele lhes disse:
Jesus: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Narrador: E chegaram à aldeia para onde iam(os alunos devem parar no nome Emaús), e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo:
Outro discípulo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia.
Narrador: E entrou para ficar com eles(todos devem se sentar ao redor da mesa) E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Narrador: Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram(os dois alunos-discípulos devem falar que ele é Jesus), e ele desapareceu(Jesus sai rapidamente). E disseram um para o outro:
Os discípulos: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Narrador: E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém,(os 02 alunos devem voltar o caminho até chegar no nome Jerusalém) e acharam congregados os onze(os demais alunos da classe), e os que estavam com eles, Os quais diziam:
Os discípulos: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
Narrador: E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. Lucas 24:13-35
- Para finalizar, todos os alunos devem falar: Jesus ressuscitou!

Por Sulamita Macedo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS