Lição 11 - Sociedade e trabalho I




ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adolescentes: Vivendo em sociedade
COMENTARISTA: TELMA BUENO
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 11 – SOCIEDADE E TRABALHO

Para refletir
“Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". (Jo 5.17 - NVI).
Texto Bíblico: Gn 2.15; 3.19
“O trabalho dignifica o homem”
“O trabalho dignifica o homem”. Essa frase, tão intensa e marcante, evidencia o quão relevante é o fato de trabalharmos e o quanto esse é importante não somente para nós, sujeitos, mas para a sociedade.
É comum as pessoas pensarem que o trabalho é conseqüência do Pecado. Mas não é.
Desde que Deus criou Adão o colocou no Jardim para cuidar dele e cultivá-lo. Logo, o trabalho é algo bom que nos auxilia a crescer como pessoa, a adquirir experiência, a sentir-se digno e completo.
O trabalho e a sociedade
Em uma sociedade altamente capitalista, é possível dizer que o trabalho é o principal fator de produção de riqueza. No entanto, a importância do trabalho vai muito além do dinheiro que é recebido por este. Com o trabalho, o ser humano toma consciência de si e de seu valor. Nós construímos e transformamos nossa realidade, além de nos estabelecermos como sujeitos e, assim, nós transcendemos! Se o trabalho é o esforço físico ou mental com vistas a um determinado fim, por assim dizer, o trabalho não apenas dignifica o homem, mas também “dá sentido” à humanidade dele!
O trabalho é, certamente, um dos elementos mais gratificantes da vida, na medida em que produzimos algo que nos realiza como pessoas. É interessante pensar que todas as pessoas têm algum tipo de talento, talento este que podemos colocar a favor da execução de um trabalho. Cabe a cada pessoa descobrir e explorar ao máximo o seu potencial.
Muitos não encontram no trabalho motivação, para tirar dele o máximo de realização e gratificação. Outros até detestam. Mas o que ocorre com essas pessoas, é que elas ainda não se encontraram na vida. Não descobriram realmente a sua profissão e o que realmente gostam de fazer.
Quando há um equilíbrio entre desejo, habilidades e conhecimento, o trabalho se transforma em algo extraordinário. Quando há satisfação nos que fazemos, nos entregamos com paixão, e isso é incrível. Tendo paixão, a vitória profissional é algo totalmente natural.
Pensando nessa perspectiva, trabalhar, mesmo que seja muito, não faz nenhum mal. Pelo contrário. Trabalhar é uma atividade que, quando há envolvimento, nos traz satisfação, prazer, paz e equilíbrio psíquico, o que faz com que, consequentemente, tenhamos melhores condições físicas, além de uma vida fértil e saudável.
Conclusão
Quando produzimos, todo o nosso organismo funciona em harmonia, não existindo espaço para doenças ou mesmo uma desorganização orgânica. Trabalhar e se sentir bem com isso nos torna felizes, contemplados, com maior qualidade de vida e longevidade. Em contrapartida, um trabalho estressante, que não gostamos e que executamos exclusivamente pelo salário, pode nos causar doenças orgânicas, psicológicas, além de uma tristeza profunda, que pode até mesmo encurtar a nossa vida.
Temos que viver com satisfação, pois assim garantiremos nossa saúde! Nossas emoções atuam intensivamente em nosso organismo. Se você trabalha satisfeito, emocionalmente trabalha a seu favor

• BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva  http://www.portalebd.org.br