Islã é a religião oficial de 27 países; cristianismo em 13


Levantamento prevê que população islâmica ultrapassará a cristã em 2070
O novo levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas Pew, sediado em Washington, indica que mais de um em cada cinco países tem uma religião oficial, 43 no total. A maioria, 27, é islâmica. O cristianismo é a religião oficial em 13.

Segundo a pesquisa, 53% dos países não têm religião oficial ou preferida e quatro são francamente hostis à religião (China, Cuba, Coreia do Norte e Vietnã).

A maioria das nações que tem o islã como religião oficial estão no Oriente Médio e no Norte da África. Há dois budistas (Butão e Camboja) e um Estado oficialmente judeu (Israel). Nenhum país tem no hinduísmo sua religião oficial.

Os pesquisadores do Pew explicam que: “Em alguns casos, religiões oficiais têm papéis que são amplamente simbólicos. Mas, muitas vezes, a distinção vem com vantagens tangíveis em termos legais ou fiscais, apropriação imobiliária do Estado ou de outras propriedades, e acesso à apoio financeiro pelo Estado. Além disso, países com religiões estabelecidas tendem a regular mais severamente práticas religiosas, incluindo restrições de local ou banindo grupos de minorias religiosas”.

O cristianismo tem a vantagem de ser “favorecido” em 28 países dos 40 que possuem uma crença preferencial. Mais da metade do total provê fundos ou recursos para programas de educação religiosa que beneficiam a crença em questão, e um terço provê recursos para estabelecimentos religiosos.

Segundo as previsões do Pew, o número de muçulmanos será superior ao dos cristãos até 2070, quando cada uma terá cerca de 32 por cento da população mundial. 

Com informações Daily Mail   http://josiel-dias.blogspot.com.br/