Lição 3 - O erro de Saul





ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Primários: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel
COMENTARISTA: ANA PAULA NOGUEIRA
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – O ERRO DE SAUL

Ao Mestre
Prezado (a), na lição passada já adiantei-me quanto a de hoje. Utilizarei de partes dela
Deus continue a vos abençoar
Texto Bíblico: 1 Sm 13.1-15
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso e a sofrimentos.
Memória em ação
“Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.” (Pv 19.2 – NVI).
Precipitar-se como Saul fez, sempre traz problemas. Precisamos diante das circunstancias pensar com cuidado e na direção de Deus decidir.
Crescendo no conhecimento
Samuel foi novamente a Gilgal e disse a Saul:
— O SENHOR Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.
Talvez vocês estejam se perguntando: por que Deus ordenou essa destruição?
Os amalequitas era uma nação composta de guerrilheiros, como os terroristas. Atacavam as nações vizinhas e se apossavam de seus pertences e ainda escravizavam as pessoas. Deus sabia que nenhum povo viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem, pois já haviam matado muitas pessoas e destruídos muitos povos.
Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem dos seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Amaleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio.
Saul preveniu os queneus:
— Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito.
Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Prendeu Agague, o rei dos amalequitas, porém matou todo o povo. Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.
O SENHOR Deus falou com Samuel:
— Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.
Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo:
— Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR.
E Samuel perguntou:
— Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas?
Saul respondeu:
— Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto.
Que vergonha crianças, Saul além de desobedecer a Deus ainda mentia para Samuel. Saul enganava a si próprio. As pessoas que mentem afastam-se de Deus e perde a credibilidade com as pessoas, pois ninguém acredita mais nelas.
— Espere! —interrompeu Samuel. - Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! - disse Saul.
E Samuel continuou:
— Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?
— Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! - respondeu Saul. — Saí como ELE me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você.
Samuel respondeu:
— O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.
— Eu pequei! - respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR.
— Eu não voltarei com você! - respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel.
Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou.
E Samuel disse:
— Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.
Com grande tristeza Samuel foi embora, não voltando mais a ver Saul, que prosseguiu em sua teimosia e desobediência a Deus.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que em seus primeiros anos, Saul apareceu como um homem revestido de humildade e autodomínio. Contudo, com o correr dos anos seu caráter mudou. Tornou-se obstinado, desobediente a Deus, ciumento, odiento e supersticioso.Isso o fez afastar-se de Deus.
Fontes Consultadas:
• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br