Lição 3 - A salvação e o advento do Salvador I





QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - A obra da salvação; Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida
COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 3 – A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR

ESBOÇO Nº 3
A salvação dependia da vinda do Salvador.
INTRODUÇÃO
- Quando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.
- A salvação dependia da vinda do Salvador.
I – A PROMESSA DO SALVADOR
- Na sequência do estudo sobre a doutrina da salvação, estudaremos hoje a necessidade de um Salvador. A promessa da salvação é indissociável da promessa do Salvador.
- Já vimos anteriormente que a salvação do homem já estava prevista por Deus ainda antes da fundação do mundo. Na Sua presciência, Deus já sabia que o homem que haveria de criar iria pecar e que seria necessário um plano para a sua redenção, para a restauração da comunhão entre Deus e o homem.
- Já nesta presciência, o Senhor sabia que, para haver a salvação, necessário se faria que houvesse um Salvador e que este Salvador seria a Pessoa divina do Filho que deveria morrer em lugar do homem para pagar o preço do pecado.
- A deliberação divina para a salvação do homem já foi feita na pessoa do Filho de Deus, de Cristo Jesus. Paulo deixa isto bem claro ao dizer que fomos eleitos em Cristo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele (Ef.1:4), o que é repetido por Pedro, que diz que foi Ele conhecido antes da fundação do mundo, embora tenha Se manifestado posteriormente (I Pe.1:20), tendo João, na revelação que lhe deu o próprio Senhor Jesus, reafirmado que o Salvador já fora antevisto como Cordeiro de Deus que seria morto desde a fundação do mundo (Ap.13:8).
- Quando o Senhor revela ao primeiro casal a salvação, no dia mesmo da queda, também deixou claro que a salvação se daria por um Salvador, ali denominado de “a semente da mulher” (Gn.3:15). Além de anunciar que haveria um salvador, o Senhor deixou bem claro que este Salvador seria um ser humano, alguém nascido de mulher, o que explica a alegria de Eva quando teve seu filho Caim, certamente pensando que seria este o anunciado por Deus quando do juízo advindo da prática do pecado (Gn.4:1).
- Na chamada de Abraão (então chamado Abrão), vemos, uma vez mais, a promessa do Salvador, a “posteridade” do patriarca, na qual seriam benditas todas as famílias da Terra (Gn.12:1-3), “posteridade” esta que outro não é senão o Salvador (Gl.3:16). Fica-se a saber, portanto, que a salvação adviria da nação que o Senhor formaria, diante da rejeição ocorrida na comunidade única pós-diluviana, que foi fragmentada e deu origem a todas as nações existentes no mundo, ou seja, aos gentios. Não é por outro motivo que o Senhor Jesus diria à mulher samaritana que a salvação viria dos judeus (Jo.4:22).
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO