Lição 5 - A obra salvífica de Jesus Cristo I




ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A obra da salvação; Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida
COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 5 – A OBRA SALVÍFICA DE JESUS CRISTO

ESBOÇO Nº 5
Jesus veio morrer no lugar do pecador para conceder-lhe a vida eterna.
I – INTRODUÇÃO
- Jesus Cristo veio morrer no lugar do pecador para conceder-lhe a vida eterna.
- Jesus Se fez pecado por nós.
I – JESUS, O CORDEIRO DE DEUS
- Na continuidade do estudo da doutrina da salvação, estudaremos hoje o significado da obra salvífica de Jesus Cristo.
- Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, era esta a Sua missão. Era a “semente da mulher” que restabeleceria a amizade entre Deus e o homem (Gn.3:15), a “posteridade de Abraão” que faria benditas todas as famílias da Terra (Gn.12:3; Gl.3:16), Aquele cujo castigo nos traria a paz (Is.53:5). Não foi à toa que foi determinado tanto a José quanto a Maria que Lhe fosse dado o nome de Jesus, que quer dizer “Salvador” (Mt.1:21; Lc.1:31). O próprio Cristo disse que tinha vindo para que o mundo fosse salvo por Ele (Jo.3:17).
- O Senhor Jesus, portanto, tinha uma missão, uma obra a realizar, que era a razão de ser de Sua vinda à Terra, tanto que dizia ser esta a Sua comida (Jo.4:34), como também a forma com a qual glorificava ao Pai sobre a face da Terra (Jo.17:4), tendo, por isso, bradado na cruz tê-la consumado (Jo.19:30).
- Não há, portanto, dúvida alguma de que o Senhor Jesus tinha uma obra salvífica, ou seja, uma obra salvadora a realizar e é de extrema relevância que entendamos o significado desta obra.
- Por primeiro, tem-se que Jesus veio “tirar o pecado do mundo”, como anunciou João Batista, e por duas vezes, à multidão que o seguia (Jo.1:29,36). Jesus aqui é denominado de “Cordeiro de Deus” e esta expressão bem demonstra qual o papel que Jesus desempenharia na salvação da humanidade.
- Quando se diz que Jesus é o “Cordeiro de Deus”, está-se a indicar que o Senhor Jesus deveria ocupar o lugar do pecador, ser a oferta do sacrifício pelo perdão dos pecados, pela retirada dos pecados da humanidade.
- Há um verdadeiro “rastro de sangue” nas Escrituras, tudo em virtude do pecado cometido pelo homem. Ainda no Éden, foi necessária a morte de um animal para que o primeiro casal tivesse vestimentas, que se fizeram necessárias após o pecado. A Bíblia diz que o Senhor providenciou túnicas de pele de animal para o primeiro casal e isto, naturalmente, importou na morte, no derramamento de sangue de um animal, que não é identificado nas Escrituras mas que a tradição judaica diz ter sido um cordeiro.
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO