Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual Lição 07: A Bíblia e a Ciência

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia e a Ciência.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para trabalhar o item que trata da criação do mundo, utilizem a dinâmica “E disse Deus...” e para falar sobre a ciência e a Bíblia, apliquem a dinâmica “Descobertas Científicas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: E disse Deus...
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação descrita em Gênesis.
Material:
01 quadro branco ou 01 folha de papel madeira ou 02 cartolinas
01 pincel para quadro branco ou 01 pincel atômico
Bíblia
Procedimento:
- Peçam que os alunos apontem algo que eles admiram na natureza.
Escrevam as respostas no quadro, procurando separar por grupo de coisas criadas em relação aos 6 dias da criação.
Vamos supor que seus alunos falem estes nomes: mar, aves, flores, fruteiras, vento, sol, cavalo, onça, eclipse lunar(ocorrido recentemente), super lua etc.
Então, vocês separam por dia, dessa forma(não tem problema que fique incompleto):
1º dia:
2º. dia:
3º. dia: mar, flores, fruteiras
4º. dia: sol, lua
5º. dia: aves
6º. Dia: cavalo, onça
- Agora, peçam para que 06 alunos leiam o que Deus criou em cada dia, nos versículos abaixo:
Gn 1. 3 a 5 – referente ao primeiro dia
Gn 1. 6 a 8– referente ao segundo dia
Gn 1. 9 a 13– referente ao terceiro dia
Gn 1. 14 a 19– referente ao quarto dia
Gn 1. 20 a 23– referente ao quinto dia
Gn 1. 24 a 31– referente ao sexto dia
À medida que as leituras forem realizadas, vocês vão acrescentando o que foi criado ao lado de cada dia, com palavras e/ou expressões objetivas.
- Depois, analisem com os alunos a sequência da criação, enfatizando a ordem das coisas criadas, por exemplo: os aninais e as aves só foram criados após a criação do reino vegetal, pois os vegetais serviram de alimentação.
- Em seguida, apresentem o seguinte questionamento:
A relva, a erva e as árvores foram criados no 3º dia. Para que pudessem se desenvolver elas precisaram de luz, mas o sol foi criado no 4º. dia. Como podemos explicar isto?
Já existia luz no primeiro dia originada de Deus(Gn 1. 3).
- Para concluir, leiam:
“No princípio Deus criou os céus e a terra”(Gênesis 1:1).
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Descobertas científicas
Objetivos:
Estudar sobre as descobertas científicas
Enfatizar que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Material:
Quadro ou cartolina
Celulares ou tabletes com acesso a internet
Procedimento:
- Perguntem: O que é Ciência?
Aguardem as respostas. Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma coletiva, partindo das ideias iniciais dos alunos.
- Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo contrário autentica sua mensagem.
- Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que desejam desfazer da Palavra de Deus.
Em seguida, leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
- Falem: Daniel predisse que a ciência se multiplicaria.
Leiam Dn 12.04 “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
- Peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da tecnologia.
Os alunos podem pesquisar na internet sobre as descobertas científicas em seus celulares, tablets etc, pois normalmente eles têm acesso a internet por meio destes objetos.
- Escrevam no quadro ou cartolina as respostas dos alunos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, apontando que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Por Sulamita Macedo.