Casamento: o que fazer quando chega a crise, o divórcio é inevitável?

Por João Cruzué e
Carta de leitora


Trabalhei por quase seis anos à frente de uma congregação da Igreja Assembleia de Deus e, já a partir da primeira semana, peguei amor pela Igreja. O tempo que fiquei, comparado com o de outros dirigentes de congregação foi muito pouco, mas eu descobri que as coisas quando são feitas na vontade de Deus vão prosperar, mesmo que por certo tempo possa parecer que não. Quando a luta se abate forte sobre uma família, a última palavra sobre um casamento quem pode dar é o Senhor Jesus Cristo. Basta que você faça uma coisa fundamental. É sobre isto que vamos refletir.

A Igreja, na Bíblia, sempre foi comparada como uma noiva e seu bem amado é o Senhor Jesus Cristo. O amor fiel de Cristo pela Igreja, é o melhor exemplo para um casal de noivos a caminho do altar. Uma coisa curiosa, por outro lado, tem acontecido: Jovens cristãos que a pouco tempo se casaram, dois anos, cinco anos, sete anos, não desfizeram os votos de fidelidade, porque descobriram os defeitos ou os vícios do cônjuge. Particularmente, por estes dias, uma pessoa conhecida, que abandonou a esposa e os filhos para tentar construir um novo lar, se assentou ao meu lado e começou a abrir seu coração.

Uma família é um dom de Deus. Ela não deve ser constituída a toque de sentimentos, apenas. Aquela frase "o amor é eterno, até que dure" é uma peça de publicidade mentirosa. Deus criou o amor, e ele pode ser eterno, mesmo que advenha tempestades com raios e trovões. O detalhe é: quem escolheu seu cônjuge - foi você mesmo, ou esperou pela vontade do Senhor Jesus? Aqui está o grande segredo. Quem acha uma esposa (ou um esposo), diz a Bíblia: alcançou o favor de Deus.

Uma esposa não é um copo descartável, para que você beba por cinco, dez, 20 anos e depois joga fora. O cristão não se enamora primeiro de qualquer pessoa, e só depois vai perguntar para o Espírito Santo se é aquela é o prometido ou a Rebeca. Um lar não deve ser formado na base de sentimentos, porque nosso coração pode ser tomado de paixão, e depois que a paixão passar, vamos tentar formar um outro. Assim como Jesus sempre vai ser o Noivo da Igreja, da mesma forma quando dois jovens se casam, é um casamento para toda vida.


E assentou-se ao meu lado por estes dias um moço não crente que se casou uma moça de uma família evangélica. Por muito tempo soubemos que ela passava por muito sofrimento por causa de ter se unido a um marido descrente. Vieram os filhos, e depois de uns 12 anos, ele trocou a esposa por outra mulher. Divorciou-se da primeira e arranjou outra família.

O tempo foi passando, as dificuldades chegando e assim, ele buscou a Casa de Deus e aceitou Jesus. Isto ele fez, porém não encontrou a paz de espírito, pois permaneceu a culpa e o remorso por ter abandonado a primeira família. Sentado a meu lado, perguntava o que fazer.

--Depois que você aceitou Jesus, você já foi até sua ex-esposa para lhe pedir perdão? Sim, pois para ter paz em nosso coração, você precisa ir amarrando a corda nos lugares onde ela arrebentou. E mesmo que faça isto, não vai reconstruir o muro que foi derrubado com o divórcio. Seu mau exemplo pode ser vir pretexto para a separação de filhos e netos. Como costumava ensinar meu antigo e já falecido pastor: Lembra, pois, de onde caístes, vai e arrepende-te! 

Quando duas pessoas se casam, são duas cultras familiares diferentes que se unem. Junto vêm defeitos e virtudes. Marido e esposa possuem personalidades diferentes que, de comum acordo, prosperam e trazem a firmeza de um lar. Quando os atritos acontecem, e eles vêm, há dois caminhos a tomar: quem é de Deus vai e busca a presença do Senhor e intercede em favor do seu lar. Mesmo que estiver chovendo pedras ou canivetes, a um clamor sincero de um crente Deus ouve e responde. O outro caminho é ceder aos argumentos do diabo e abandonar o lar.

A resistência de um lar vem da oração do marido, e a visão das dificuldades vem da capacidade maior de discernimento da esposa. Se os dois são cristãos, na hora que a vaca tosse, se um buscar ajuda do Senhor, ela vem. É por isso que quem espera no Senhor para se casar leva uma grande vantagem sobre aquele que namora primeiro, se apaixona, para depois perguntar para Deus se é o escolhido ou a escolhida.

Deus abomina o divórcio. Principalmente, quando o marido deixa a esposa da sua mocidade para se juntar a uma outra mulher muita mais nova.  Um dia vai chegar que ele vai olhar para trás cheio de remorso sem oportunidade de consertar o muro que derrubou.

O que você vai fazer depois do divórcio? 

Não há fórmula científica. Você vai trilhar um caminho que não é do agrado de Deus. Há um monte de "pastores", "bispos" e "apóstolos" por aí dizendo que você deve tocar a sua vida e esquecer de quem ficou para traz. Bola prá frente! Será? De jeito nenhum.

Deus não é Deus de confusão. 

Do jeito que ensina a Palavra de Deus deve ser o conselho do pastor. Se ele vier com conversinha, do tipo, "não se preocupe, isto é muito comum nos dias atuais..." etc, fique experto: ele está mentindo e passando por cima da palavra de Deus! A família é constituída pelo casamento de um homem com uma jovem. Ela simboliza a união de Cristo com a Igreja. Uma união planejada, esperada, e executada. Da mesma forma que Cristo amou a Igreja, assim é o padrão de amor do marido para com sua esposa.

O divórcio é como o muro quebrado de uma casa. 

Depois que uma brecha é feita e uma nova tentativa de família é buscada, nunca mais vai haver oportunidade de reparação do muro quebrado da vida conjugal.

Por isso, antes de se casar busque a direção de Deus. Antes mesmo de propor namoro, busque a direção de Deus. A formação de um lar deve ser feita com a aprovação de Deus. Isto envolve oração e paciência para esperar no SENHOR.  Como a desconstrução de qualquer sociedade passa pela família, nem tudo que está sendo dito por aí, deve ser entendido como uma verdade absoluta. Verdade absoluta mesmo, só aquilo que é da vontade de Deus. E se você já estiver casado e uma tempestade estiver se abatendo sobre a sua casa, lembre-se do exemplo de Davi (I Samuel capítulo 30) enquanto todo mundo acreditava que suas famílias já tinha sido perdidas, David chamou o sacerdote, buscou a presença do Senhor na oração. 

Ore primeiro e confie na promessa do Senhor. Assim não vai fazer uma besteira em seguida.

Divórcio entre casais evangélicos:


Li recentemente uma pesquisa feita sobre divórcio em relação a religião das pessoas. O resultado mostrou que os índices de separação eram idênticos tanto para católicos, evangélicos, espíritas, judeus e muçulmanos. A mesma proporção entre a população religiosa estimada e a quantidade de divórcios. Como sou evangélico desde os 18, 27 anos de casado e 54 anos de idade, creio que tenho alguma experiência e autoridade para abordar o assunto.

Deus tem um compromisso com o casamento. Isso é inegável.Foi Deus quem criou a instituição do casamento, o compromisso assumido entre um homem e uma mulher, diante de suas famílias, amigos e autoridades, em todas as culturas e religiões. A forma pode ser diferente, mas os princípios, compromissos e familiares são os mesmos.

Quando um casal se separa, produz um mau exemplo, potencialmente "copiável" pelas gerações seguintes. Quando pai abandona sua esposa, está ensinando para o filho que é o compromisso com a família é relativo. E do filho para o neto, mais relativo ainda. Quando os limites são quebrados, já não restam mais limites. É isso que está acontecendo no meio evangélico. Quando os jovens membros de uma Igreja presenciam os filhos da "segunda" subirem no colo da repudiada, os valores do matrimônio são desmerecidos e o púlpito perde autoridade e respeito.

Uma Igreja de faz de contas. É exatamente isso que tenho a dizer e aquele versículo de Hebreus 12:5 passa de fato a ter a seguinte redação: "Desprezado seja entre vós o matrimônio, e o leito maculado não faz mal." E por deixar passar um boi, o púlpito acaba deixando passar um rebanho inteiro, pois a moral e a Bíblia foram relativizadas.

Um casamento não se sustenta apenas por sexo. Daí a importância do jovem insistir com Deus em oração para se casar com a pessoa certa. E o Senhor comunica conosco que é esta pessoa, se e somente se, andemos em santidade. Tem que andar direito com Deus para receber respostas de Deus. Orações de ímpios, profanos e pecadores não são respondidas. O conselho está bem claro em II Crônicas 7:14. Para se aproximar de Deus e receber respostas à oração é preciso andar com um coração reto, e esta comunhão com Deus traz a noiva/noivo escolhido ao encontro um do outro, da mesma forma que Eliézer encontrou Rebeca para Isaque.Amor não significa apenas sexo. O prazer de tocar e abraçar o corpo do cônjuge.

Amor conjugal é sacrifício. E sacrifício é perdoar, desculpar, esquecer, criticar e ficar calado dependendo das circunstâncias. Amar é valorizar o cônjuge, levá-lo a alcançar posições mais altas nos estudos, na Igreja, na vida profissional. Nisso é preciso uma análise mais profunda. Uma abordagem do caráter de muitos cristãos, que têm o péssimo defeito de criticar em 100% do tempo. Precisamos tomar cuidado com isso, pois quanto a crítica é um atributo preponderante em nosso caráter, espelhamos mais a personalidade do diabo que a de Deus. Em rápidas palavras, uma pequena ilustração: Se Zaqueu estivesse na árvore, e o diabo estivesse passando, diria: Vejam todos o homem mais corrupto, ladrão e traidor da cidade de Jericó. E Cristo, ao passar, não disse uma palavra sobre a vida de Zaqueu, suas palavras, ao contrário, levaram o "ladrão" a se arrepender e mudar de vida. Da mesma forma, elogios ausentes e críticas frequentes, fazem com que certos cônjuges desenvolvam o pior lado de seus caráteres.

O sexo é muito presente nos primeiros anos do casal, mas ele deixa de ser preponderante à medida que envelhecem. É quase impossível que não aconteça rusgas e divergências sérias , mas se Jesus é o Senhor (em tese) de um lar cristão, o perdão cristão e a "borracha" do esquecimento devem ser bastante utilizados.

O mais importante que tenho a dizer nesta ocasião é que poucos sabem o que fazer na hora mais difícil que casal cristão é posto à prova. Eu passei por onze anos de desemprego, onde chegou a faltar muitas coisas em minha casa. E o problema financeiro prolongado afetou muito meu casamento. Mas em todas ocasiões difíceis que minha esposa e eu passamos, quando parecia que não as coisas chegavam perto de um ponto final, nós orávamos e pedíamos ajuda ao Senhor. E foram estas orações, e são estas orações, que Deus precisa ouvir para nos ajudar. Muitos perdem seu casamento, porque se esquecem na hora decisiva de dobrar os joelhos de entregar o problema nas mãos de Jesus.

Um casal cristão somente se divorcia, se e somente se, quando deixa de ter fé no Senhor Jesus. Quando os dois se esquecem de orar e manter Jesus em suas vidas, o lar naufraga mesmo. Pois quando Jesus é expulso, a capacidade de perdoar acaba, a fé vai embora e o diabo vem e toma posse. Primeiro destrói o lar dos pais, depois leva os filhos à fornicação, a usar de engano no namoro. Quando a geração dos netos chega à adolescência, a promiscuidade já tomou conta da família. O divórcio é o resultado de vários erros que poderiam ser evitados se houvesse mais temor de Deus tanto na nave quanto no púlpito da Igreja.

Que o Senhor tenha misericórdia, e atenda as orações de quem está neste momento em dificuldades. Quando tudo mais falha, a oração nunca perde seu valor, pois mantém aberta a porta do socorro de Deus, bem presente nas horas de aflição. Antes de jogar tudo fora, peça ajuda ao Senhor e espere pela vitória.

Assim, entendo que o divórcio entre casais evangélicos se tornou comum em nosso país por causa da falta de temor de Deus e do hábito de orar em secreto a Deus. O mau exemplo tem sido tolerado pelos púlpitos, que tem feito (com raras e honrosas exceções) vista grossa para o pecado que acontece debaixo de seu "nariz". E quando o matrimônio é relativizado, as pesquisas de sobre divórcio vai mesmo mostrar que não existe diferença na quantidade de divórcios entre crentes, católicos, espíritas, judeus, muçulmanos, incrédulos, ímpios, etc. Está faltando autoridade, temor de Deus e orações nos púlpitos e em muitos lares cristãos.


Um Casamento restaurado por meio da oração e da perseverança

Testemunho recebido via e-mail para o blog A Tenda na Rocha
Escrito e vivido por:

Viviane Morais,  36 anos, casada com o Rodrigo e mãe da Isabela(14anos) e Sophia (3 anos). De Guaxupé - MG.

No momento Deus tem me usado para ajudar outras pessoas que passam por situações difíceis no casamento, estão em processo de separação.Tenho observado cada detalhe do agir de Deus e ficado maravilhada com a sua perfeição.E senti que isso irá me preparar e me dar mais sabedoria para escrever um livro.

Cheguei a ficar separada por cinco meses , mas o que Jesus me deu o inimigo não roubou de mim (assim como o filho da sunamita) , ele tentou mas está derrotado pelo sangue de Jesus . E hoje eu posso declarar que eu e minha família servimos ao Senhor , porque eu ganhei o meu esposo para Jesus , glórias a Deus ... nossas filhas são bênçãos que também estão na casa do Pai . Deus não só me proporcionou a benção da família restaurada , mas Ele tem usado a minha família para trabalhar na obra Dele . E eu quero servir a esse Deus de todo coração em quanto eu tiver fôlego! Esse Deus é de vitória, Ele trabalha em favor daqueles que Nele espera e descansa, que põe Nele a sua confiança .

Com um mês e meio da separação, eu orava muito. É que eu estava afastada dos caminhos do Senhor, já havia voltado umas três vezes mas nunca ficava firme, sempre falava que daquela vez era para valer e depois desanimava.Foi dessa forma que Deus primeiro me resgatou, fui pela dor... ah como queria ter ido por amor! Mas Deus sabe de todas as coisas. Agradeço à Ele por isso. Então eu orava muito, mas não tinha aprendido a descansar minha confiança em Deus. Eu agia por mim mesma e era ansiosa, tola!


Num sábado ele me falou para parar de ligar porque ele tinha conhecido alguém, eu perdi o chão.Na terça, orei mas não me aquietei , fui até o trabalho dele, pedi perdão por tudo e disse que se houvesse uma chance do tamanho de grão de areia eu me apegaria nela, mas se ele achasse que não, então eu iria embora.Ele aceitou e eu já havia levado as alianças, nós as colocamos e eu perguntei se podia dar meu testemunho na igreja e ele concordou. 

Voltei à tarde para o trabalho e falei para todo mundo que o Deus que eu servia era fiel,  tinha dado tudo certo e nós havíamos reconciliado.Naquela noite dei meu testemunho sobre a benção que tinha recebido. Ele voltou para casa e jurou que nunca mais ia embora.No outro dia fui trabalhar e ele estava de folga, mas o meu coração estava inquieto, com medo, eu não tinha certeza daquilo que estava acontecendo. À tarde quando cheguei a aliança estava em cima do aparador, uma caneta e um caderno e nada escrito.

Liguei para ele e nada, liguei para mãe dele e nada. Que desespero, mas aí dobrei o joelho e disse: Satanás, se pensa que irei desistir pode desistir você, quem me prometeu é fiel e agora vou lutar mais. Fiz a seguinte oração: "Deus o Senhor me guia e me guarda e lutarei o quanto for, mas o inimigo não vai rir de mim." Fui atrás dele na casa dos seus pais, pois ele estava morando lá, uma distância de mais  ou menos uns 50 km, fiquei até as 4 da manhã esperando e nada, a mãe dele não sabia o que fazer também.

Voltei para a casa, arrasada. Algo me dizia, desista, mas Deus falava mais alto, não desista, eu sentia que a minha fé e confiança em Deus estava sendo testada. Então tive que seguir o exemplo da sunamita, todo mundo me perguntava como estava e eu dizia está tudo bem, vai tudo bem. Eu não havia tirado a aliança.Mas não sabia sequer onde ele estava.

Encontrei forças somente em Deus que me sustentava e me livrava diariamente das ciladas do inimigo.Quando eu orava para o meu esposo voltar , eu falava para Deus que queria sim o meu casamento restaurado, mas que eu queria que toda a minha casa servisse ao Senhor ! Que eu o queria junto comigo na igreja adorando a Deus ! E toda vez eu colocava a mão na cadeira vazia ao lado da minha, e profetizava (assim como Ezequiel no vale de ossos secos) : “ essa cadeira tem um ocupante , esse lugar é reservado para o meu esposo , esse lugar não será mais vazio , no nome de Jesus o meu esposo irá ocupá-la” (nem sei por quantas vezes fiz isso) Só que eu sempre ficava sonhando , imaginando o dia que ele voltaria .. como seria?

Pensava em flores aqui na empresa onde trabalho , nele na porta de casa com carro de som, num dia que eu viesse no ônibus da empresa , ele correndo com a moto atrás pro ônibus parar... Ele me esperando na portaria e se ajoelhando ao meus pés pedindo perdão . Percebi que se ele voltasse e fizesse alguma dessas coisas , não seria para a glória de Deus e sim para a minha ! Porque todo mundo ia falar : "olha lá , errou e agora tá pedindo perdão .. ela merece isso mesmo porque sofreu muito coitada ! Isso é pouco pelo que ela passou ..."

Então dobrei meus joelhos  ao Senhor: “Pai , o Senhor conhece o desejo do meu coração , o Senhor vê meu sofrimento , me contempla do Seu trono . Jesus , intercede ao Pai por mim .. que se Ele trouxer o meu esposo aqui em casa, a primeira coisa que farei será TE apresentar a ele . Antes dele ser meu , ele é Teu Senhor , e se eu merecer o Senhor , por misericórdia eu te peço que ele se arrependa e reconheça que aqui é o seu lugar , que ele veja que ainda me ama e que eu o amo com todo o meu coração . Traga ele Pai , toque nele , abra os olhos dele Jesus ... e aqui em casa eu terei o prazer de TE apresentar a ele , quero que ele TE conheça como eu conheço ”

Passado um tempo foi exatamente assim , numa segunda-feira com muita chuva ele apareceu lá em casa , e de moto ! Quando entrou já estava com o olhar calmo e eu pensei ! É hoje né Senhor ? Glórias a Ti Pai . (ainda me emociono muito ao lembrar) Então ele disse para minha filha que estava com medo , porque ia transportar um detento para outro presídio (ele é agente penitenciário) , ele disse que estava com medo de morrer e chorava muito. Porque fazia uma semana que um detento havia matado com um tiro  um agente que trabalhava com ele na mesma unidade .

Então peguei a Bíblia e falei para ele que a única coisa que eu podia fazer naquele momento era orar por ele e que Deus o guardaria e o conservaria na Sua presença . Na oração pedi para Deus cuidar dele porque ele era uma alma preciosa e fui orando e entregando ele para Deus . Ele concordou e ali na sala de casa , foi uma oração somente em família .. nós quatro ! Seres da terra !! Porque eu sei que Jesus estava lá , haviam muitos anjos também ! Glória a Deus !!! Mas sem nenhuma testemunha , nada de “trombetas”.

E me despedi e fui para o quarto arrumar a cama da minha filha menor então ele me seguiu e pediu um abraço . O abracei , e disse : você pertence a Deus .. o que você pedir a Ele , lhe será concedido .. Eu creio . Naquela hora , chorando e abraçado comigo ele disse : “Eu só tenho um pedido para Deus ! E depois de um tempo calado disse : Eu só quero a minha família de volta ”

Deus me proporcionou a maior alegria , felicidade em dobro conforme Ele havia prometido , veja porque
Quando faziam três meses que eu via a minha família desestruturada , eu olhava para todos os lados e não via solução para aquele tsunami que passava levando todos os meus projetos e sonhos . Porque tudo que era possível a mim , eu já havia feito ! Só que estava impossível , mas quando se torna impossível aí é com Deus ! Ele entra em ação e vai transformando , mudando , acalmando , restituindo .

Um dia,  no meu desespero cheguei a procurar no Google uma palavra de conforto e paz para aquela hora , agora parece até engraçado , mas na hora do sofrimento o que a gente quer é algo que nos traga paz .


Mais de 3.710.000, como escolher uma ? Mas Deus sabia o que eu precisava e estava contemplando do céu tudo aquilo e usou uma pessoa para me mandar naquele exato momento a palavra que eu buscava e o que Ele faria por mim .


Olha o assunto da mensagem !!! Como Deus é perfeito , só Ele sabia o que eu passava , só Ele viu o que eu procurava e para eu ter certeza de que era Ele que falava comigo “tocou” na mente dessa pessoa para que o assunto desse e-mail fosse claro e direto . Hoje quando releio ainda fico paralisada diante da perfeição da glória de Deus .

Essa mensagem entrou no meu coração como uma flecha e ficou “cravada” ali .
Era Deus me falando : “ Filha , estou aqui ! Vejo suas lágrimas , vejo sua fé .. escuto seu clamor e estou entrando com providência na sua vida e nada mais vai ser como foi , seu sofrimento chegou ao fim ! Tudo será mudado e para voce ver que Eu sou Deus , será em dobro ”

Restauração

Aquilo tudo passou , em Setembro ele voltou para casa , como citei acima e hoje minha família está restituída ! Está na paz , alegre e firme na rocha que é Jesus .
Todo sofrimento e dor foi embora e tenho contemplado grandes obras que Deus tem feito no meu lar e como Ele me prometeu ”em dobro” . Para glória do Senhor Jesus Cristo !!!

Sou muito grata a Deus , esta mensagem é mais uma forma que eu tenho de agradecer : “ Muito obrigada Senhor Jesus , o Senhor é a minha força e a minha salvação , o Senhor é a minha alegria , tudo para mim. Deus da minha vida e da minha família . Eu e a minha casa servimos ao Senhor ”

Que Deus faça nas suas vidas , seja em qual área for ... uma obra tão maravilhosa e perfeita , que somente Ele é capaz de fazer . Coloque tudo nas mãos Dele e confie . Não desista !

Disse-lhe Jesus : Não te hei dito que , se creres , verás a glória de Deus ? João 11:40

O reconhecimento do meu marido está sendo diário (e sem trombetas também, rsrs)Nos pequenos detalhes, nos olhares, no cuidado,no carinho, no amor... pode imaginar a minha alegria quando o vi de diácono e me serviu a ceia? Jesus é perfeito mesmo.E todas as vezes que me lembro que no dia que conversamos sobre a volta dele, que ele me pediu perdão, ele me disse no final: Obrigada minha linda esposa, por não desistir de mim!

Então me lembrei que Jesus não desistiu e não desiste de nós, e que eu tomei a minha cruz e a estou levando, hora sorrindo e hora chorando e um dia na glória receberei da mãos do meu Senhor a minha coroa e ajoelhada aos seus pés agradecerei pelas provas, pelas lutas, porque se Ele não tivesse permitido eu não teria tido vitória e não contemplaria o poder da sua glória! 


Jesus, minha inspiração!

Quando eu definia amor, não imaginava a profundidade de um amor incondicional. Me limitei a somente pensar no amor superficial, amor carnal. Amor que não sabia o que era perdão, não sabia o que era mau ou bom.

Que vinha não sei de onde, mas não tinha uma raiz forte, daquelas que jamais se pode arrancar do chão.Quando verdadeiramente conheci o seu amor Jesus, descobri  que o amor é uma luz. Luz forte, verdadeira, luz intensa, luz que clareia qualquer escudirão.Luz que vem do céu em minha direção.Luz que deixou a glória para mudar a minha história, luz que preencheu meu coração, com raízes profundas de perdão.Luz que para continuar brilhando enfrentou uma cruz.

Luz que se entregou sem ao menos pensar em voltar atrás.Luz que não se apagou, mas que por ser amor, derrotou satanás.Essa luz naquela cruz! Isso sim que é amor, amor que veio do trono do Senhor.Jesus, o Senhor é a luz que naquela cruz salvou a minha alma do mal. Hoje entendo o que é o único amor incondicional

Que esse amor tão puro, verdadeiro e real torna os meus dias em manancial. Manancial de águas vivas que correm e fluem em meu ser. Que percorre minhas veias e me leva a cada vez mais Te querer, Manancial que transformou o meu viver, que me dá a certeza que um dia na glória irei Te ver.

Jesus, seu nome é Emanuel!Jesus, seu nome é Salvador!Jesus, príncipe da Paz!

Jesus, filho do Senhor!Não sou escritora, não sou poetiza, Não sou autora, não sou artista.O que sou, me faz acima de tudo isso.Sou sua filha Jesus Cristo.Assim como o Seu amor me alcançou e preencheu meu coração



Que minha oferta alcance o céu agora, em forma gratidão.


 Amém



Viviane Silva de Moraes.


Com carinho:

Postagem de João Cruzué e
Wilma Rejane