Lição 13 Crianças Louvam a Deus

maternal4tcapa

Objetivo da Lição: Incentivar a criança a oferecer a Deus o perfeito louvor.
Para Guardar no Coração: “[...] Deus ensinou as criancinhas [...] a oferecerem o louvor perfeito.” (Mt 21.16)
Perfil da criança do maternal
“O caráter e a personalidade do ser humano são estruturados na fase que vai de zero a seis anos de idade. A criança do maternal está na metade desta fase. Quão grande é a responsabilidade do professor! Enganam-se os que pensam que as crianças desta idade não entendem muita coisa. Elas podem captar as grandes verdades divinas, e há nelas uma busca verdadeira de Deus. Aliás, conforme estamos tratando nesta lição, são elas que oferecem a Deus o louvor perfeito. A sua compreensão não deve ser subestimada, mas explorada do modo certo.”


Subsídio Professor
“Depois de passarmos treze domingos apresentando aos pequeninos motivos para se louvar a Deus, podemos estar achando que somos os grandes responsáveis pelo louvor que eles oferecem a Jesus, não é? Servos inúteis é o que somos, pois não fizemos mais que a nossa obrigação; somente cumprimos com o que nos foi mandado, e pusemos à disposição do Senhor os talentos que Ele nos confiou, mas que continuam sendo dEle.

Quem ensinou os pequeninos a oferecer ao Pai Celeste o perfeito louvor – quem extrai de seus coraçõezinhos o louvor perfeito – é Ele próprio. Somos tão somente seus instrumentos e, como tal, devemos ser constantemente afinados por seus dedos hábeis e exigentes. E se o desafinamento é grande ou reincidente, as técnicas de afinação empregadas por Ele podem ser drásticas, dolorosas. Contudo, serão sempre atos de amor. Submetamo-nos, pois, e não nos esquivemos; deixemos que o divino Compositor nos aperfeiçoe para o seu uso.”

Oficina de Ideias
1-“Com fita crepe, cole nas paredes folhas de papel-pardo, unidas umas às outras, numa altura que possa ser facilmente alcançada pelas crianças. Distribua tinta guache e pincéis largos, e incentive as crianças a fazer um desenho bem bonito para louvar ao Rei Jesus. Poderão desenhar o que quiser. Recomendamos o uso de aventais para proteger as roupas.”
2-“Faça da hora de brincar um momento de louvor diferente. Cada criança terá a oportunidade de louvar a Deus do modo que desejar: uma frase de agradecimento, uma canção, um versinho, um versículo, uma mímica, etc. Estimule as mais tímidas a participar, sem constrangê-las. Comece com as mais desinibidas, e as outras as seguirão. Provavelmente algumas precisarão do seu auxílio para, por exemplo, recitar um versinho.”
Até Logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Mateus 21.1-16.
*Este subsídio foi adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma BuenoEditora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
http://licoesbiblicas.com.br/