Primários Lição 13 Davi Trata Mefibosete com Bondade

primarios4tcapa

OBJETIVO: Que os alunos entendam que devemos ajudar uns aos outros.
PONTO CENTRAL: O amor de Deus nos inspira a amar e ajudar o próximo.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Pv 17.17).
     Querido (a) professor (a), chegamos ao final da nossa revista, coincidindo com o encerramento de mais um ano (já que apesar de termos mais um domingo, em que estudaremos a lição 1 da nossa próxima revista, nem todos os alunos poderão estar presentes). Parabéns por ter chegado até aqui. Certamente não foi fácil, muitos desafios e empecilhos surgiram. Mas você, assim como Davi, cuja história estudamos neste trimestre, superou cada um deles. Reflita por um momento sobre isso. É muito importante trazer à memória os feitos do Senhor em nossas vidas, sem esquecer-se de nenhum só de seus benefícios (Sl 103.2). 


      Na sociedade atual é comum tratar tudo de forma demasiadamente efêmera. Mesmo acontecimentos importantes; mal se comemora uma vitória e já se esquece dela, perseguindo alguma outra. Um dos grandes problemas dessa correria é que mal temos tempo para agradecer, para refletir e absorver as lições vivenciadas, sendo fortalecidos por elas. Por isso, sugerimos que a aula de hoje seja como um culto de ações de graças em que você e sua turma possam relembrar e agradecer pelas bênçãos do Senhor sobre suas vidas e famílias no decorrer deste ano.

      Para começar a aula, que tal fazer uma recapitulação das lições deste trimestre?! Coloque as crianças em círculo e exponha um visual de cada lição, deixando que elas mesmas falem o que aconteceu ao longo da trajetória de Davi, de acordo com as imagens mostradas.

      Em seguida, explique que assim como este herói lembrou-se de já ter enfrentado um leão e um urso, quando esteve diante do gigante Golias e isso fortaleceu a sua fé de que o Senhor seria com ele mais uma vez, dando-lhe vitória, – nós também precisamos nos lembrar dos desafios que já vencemos com a ajuda do nosso Deus. Oriente-os a trazerem a memória e relatarem alguns acontecimentos importantes de suas vidas em 2017: mudança de série no colégio, uma prova complicada, uma matéria difícil em que passaram de ano, novos amigos, despedidas de outros, uma enfermidade que foi curada, etc. Dê-lhes os parabéns por tantas superações e encerre esse momento com uma oração de gratidão ao Senhor por elas, bem como alguns corinhos que demonstrem muita gratidão e louvor.

        A lição de hoje tem muito a ver com a proposta que sugerimos semana passada, um amigo oculto para estimular a bondade e comunhão uns com os outros. Converse com a turma sobre o quanto a amizade de Davi e Jônatas foi verdadeira, ao ponto de até mesmo após a morte de um deles, permanecer a lealdade no cuidado para com a sua família.

       Pergunte para eles que sinais identificam que uma amizade é verdadeira e os que indicam que alguém não está sendo um bom amigo. Explique que às vezes também precisamos nos afastar de algumas pessoas que nos fazem mal ou nos chamam para fazer coisas erradas. Deixe que seus alunos se expressem livremente e esteja atenta para lhes dar instruções com base nas situações relatadas.

        Após a história, oriente seus primários a não revelarem o nome de quem eles tiraram no sorteio de amigo secreto, mas a falarem três características positivas sobre o amigo a fim de que a turma tente acertar quem é.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
http://licoesbiblicas.com.br