REEDIFICANDO OS MUROS EM RUÍNAS

Resultado de imagem para images os muros de jerusalem em ruinas
                                                  A Vida de Neemias                                                                    

O Livro de Neemias                                                                                                                          

Divisão do Livro                                                                                                                                

I - A CHAMADA DE NEEMIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DOS  MUROS                     1                     

                                                                                                               



O Povo Estão Cativos e Em Grande Aflição e Opróbrio. (v. 3)

1)       - Prisões Lotadas– Drogas e Todo Tipo de Vícios.
2)      – Prostituição, Pornografia  e Sexo Desenfreavél  e Homossexualismo.
3)      – A  Miséria

 Também Está Derribado O Muro De Jerusalém, E As Suas Portas Queimadas A Fogo”.(:3)

1)          – Os Muros Morais e a Corrupção.
2)      – A Família perdendo seu valor diante da sociedade.
3)      – A televisão sendo exaltada como um “Deus”.

 O Sentar  - O  Chorar – O Lamentar

1° - Sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias.
2° - Continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu

II -  A INVESTIDA DOS  INIMIGOS TENTAM IMPEDIR A RECONSTRUÇAO DO MURO

 Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias.(11)

A Busca de Cooperação.

As Sete Portas

1)      -  A Porta dos Peixes 
2)      – A Porta Velha
3)      – A Porta do Vale
4)       – A Porta do Monturo  
5)      – A Porta da Fonte 
6)      – A Porta dos Cavalos
7)  – A Porta das Ovelhas

III – OS INIMIGOS PRETENDEM RETARDAR A  EDIFICAÇÃO DOS  MUROS

 
Trabalhando em Conjunto
Reparando  as Brechas
Oração e Vigilância
A Estratégia de Neemias
A Colher e a Espada
Grande e Extensa e a Obra
A Peleja é do Senhor

 

IV – O CLAMOR  DO  POVO  E  A  CONSPIRAÇÃO  DO  INIMIGO

 
O Clamor do Povo
A Conspiração
Subornaram Um Profeta
Última  Lição

V – NEEMIAS RESTAURA A LEITURA  DA LEI

Esdras – O  Sacerdote  E Escriba.
Esdras Lê A Lei Diante Do Povo
A Palavra De Deus.

Arrependimento E Confissão  De  Pecado

Arrependimento
Confissão De Pecado
Os Nomes Do Que Selaram O Concerto
Abusos Corrigidos

REEDIFICANDO  OS  MUROS  EM  RUÍNAS


TEXTO BÁSICO » NEEMIAS 1: 1 – 11

INTRODUÇÃO:

O assunto que hora propomos, nos levará a uma série de reflexiçõe, no que diz respeito a construção dos muros da cidade de Jerusalém. Vemos  um jovem com determinação e disposto a conseguir realizar o seu alvo, mesmo que para isso tivesse que enfrentar  muitos de seus obstáculos, mas que  de nenhuma  forma e  nada  fizesse-o  parar, simplesmente sua causa era nobre e isto fez- lhe  avançar com amor,  sabedoria e dedicação..

A Vida de Neemias.

Filho de Hacalias da tribo de Judá, e provavelmente da casa de Davi. Seu  nome significa “A  quem o Senhor conforta” ou “Jeová consolou”. Não se sabe nada sobre a vida de Neemias, a não ser o que se acha no seu livro. Aparece pela primeira vez em Susã, o principal palácio dos reis da Pérsia, onde exercia  o cargo de  copeiro do rei   Artaxerxes Longímanus (445 a.C), cuja madrasta era Éster. Ne2:1          

4)      – Neemias o copeiro do Rei.

Aquele que prepara doces ou licores. Criado que serve a mesa. Era um oficial que enchia o cálix do rei e lhe dava. Ofício muito honroso nos paises orientais, só exercido por homens de grande confiança, a fim de evitar envenenamento. Neemias devia gozar de alto conceito, pois sendo estrangeiro, foi designado para o cargo pelo grande rei dos persas. ( Ne 1:11; 2:1-2) -  Gn.  40: :9-14).

2) – Neemias o Governador do Rei

Nome que se dá àquele que governa um país, investido de autoridade suprema, como representante de um soberano. Depois do cativeiro, os Israelitas foram governados por delegados persas; Zorababel, Neemias  e outros judeus de nascimento exerceram este cargo.
O concerto do muro levou cinqüenta e dois (52)  dias - (4:15) e terminou no ano 445 a.C; setenta e cinco (75) anos depois que o templo havia sido completado. Agora a intenção de Neemias volta-se para a instrução religiosa do povo, resultando dali um despertamento geral em favor do serviço de Deus, que levou representantes das famílias, os sacerdotes, os levitas e o povo a assinarem um pacto, prometendo servir a Jeová, caps 9 e 10. Depois de uma demora de doze anos como governador de Judá, Neemias voltou para Susã  no ano 433 a.C. Pediu nova licença para voltar a Jerusalém (13:6-7) onde permaneceu até o fim de sua vida, como governador exortando o povo a permanecer na lei  de Moisés da qual se haviam apartado, e castigando os desobedientes (13:8-31). Josefo afirma que  Neemias morreu em idade muito avançada, (Antig 11:5-8). Diz o papiro de Elefantine que o sucessor de Neemias foi certo Bagoí no ano 441.

3) – Neemias o Estrategista Militar do Rei ( Capitulo 4)

            Um dia em que o semblante de Neemias mostrou-se abatido, o rei perguntou-lhe qual era a causa do seu pesar. Respondeu-lhe francamente que era o estado de ruínas em que se achava Jerusalém, onde existiam em abandono os sepulcros de seus antepassados e pediu-lhe licença para ir lá reconstruir os muros da cidade. O rei forneceu-lhe uma escolta de cavalaria para acompanhá-lo na viagem e deu lhe carta de apresentação, recomendando á vários governadores persas, e nomeou-o governador. Apresentou-se ao povo, aos sacerdotes e aos magnatas, descobrindo-lhes quais eram as suas intenções, e convidou-os a prestar-lhe auxilio eficiente na reparação dos muros. De boa mente acudiram ao seu apelo: todos os homens notáveis se dispuseram a obra (Ne 3).
            As tribos gentílicas da vizinhança, sabendo que Jerusalém consertava os muros ficaram em extremo iradas. Três de seus representantes, Sanabaláhoronita,Tobias amonita e Gossén árabe, intentaram fazer parar a obra e para isso empregaram os mais ingentes esforços. (2:10). Não conseguiram, porém, iludir, nem intimidar a Neemias que resolutamente continuou o trabalho.
Os operários previniram-se contra qualquer ataque inesperado, e trabalhavam  tendo em uma das mãos a trolha (colher de pedreiro) e na outra a espada, (4:17). Neemias usou de várias estratégias militar contra seus inimigos na construção dos muros. Segundo historiadores os muros ficaram abandonados por um período de mais ou menos  de 120 ano e foram reconstruídos em apenas 52 dias. Graças às estratégias usas por Neemias que sabiamente foram usadas contra seus inimigos.

O Livro de Neemias


            No Cânon das Escrituras hebraicas, formava este livro um só com o de Esdras. Quando os primitivos escritores cristãos dividiram a obra, falaram de Esdras e Neemias como primeiro livro e segundo livro de Esdras. O livro de Neemias encerra seções cujo autor foi o próprio Neemias. (Ne 1 a 7:73;12:27 a 43;13:4 –31). O narrador fala na 1ª pessoa, faz uso de algumas frases características como: ( “meu Deus” e Deus do céus”), e escreve num estilo mais vigoroso do Esdras.
Neemias ou o compilador da obra, acrescentou  outro material, compreendendo a lista dos que edificam  o muro. (Ne 3),  e a dos judeus que voltaram com  Zorababel (Ne 7:6 a 73), e daqueles que selaram o pacto (Ne 10:1 a 27) e também as  listas dos habitantes das cidades (Ne 11:3 a 35  e de sacerdotes e levitas Ne 12:1 a 26, a parte de Neemias foi adicionada pelo compilador ou redator. 12:44 a 133). Os livros de Esdras e neemias  parece estarem estreitamente relacionados com as Crônicas, quanto à sua ação histórica, estilo, e fraseológica.
É de grande interesse pessoal do livro. Neemias apresenta um nobre exemplo de verdadeiro patriotismo, procedendo com temor de Deus (5:15) e procurando o bem estar religioso da nação. O seu respeito pela Lei divina, a sua reverência pelo sábado (13:18), a sua piedade, reconhecendo o grande poder de Deus em todas as coisas (1:11 e 2:18), a sua clara percepção do caráter de Deus (4:14 e 9:6 – 33), a sua vigilância e oração (4: 9, a sua humildade em atribuir todo o seu bem a Deus (2:12 e 7:5), tudo isto é altamente recomendável. Poucos livros da Bíblia contém, como este tantas lições de filosofia divina, isto é, da religião ensinada pelos exemplos.
           
RESTAURAÇÃO: Ne.2:5 – O cativeiro foi no tem,pó da Assíria e de Babilônia, mas a restauração foi no tempo do império da  Pérsia



DIVISÃO DO LIVRO.

1 – As reconstrução das muralhas de Jerusalém – (Ne 1 a 6)
2 – O grande avivamento e a restauração do culto – ( Ne 7 a 12)
3 – A correção dos abusos (13)
– Os eventos de Neemias abrangem um período de 11 anos. 



I - A CHAMADA DE NEEMIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DOS  MUROS.


“ Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo”.Ne. 1:3)

Hanani, seu parente (“um dos meus irmãos”), havia chefiado uma caravana de judeus libertos da Babilônia de volta a Jerusalém; ao retornar do antigo território de Judá,descreveu a Neemias a deplorável condição dos seus compatriotas. Neemias ficou muito consternado, e durante quatro meses pediu a Deus que abençoasse um plano que lhe tinha ocorrido, e era ir ele em pessoa a Jerusalém, a fim de ver o que se podia fazer para melhorar as miseráveis condições dos habitantes (Ne 1:2).
O seu emprego de copeiro era importante e lucrativo, além disso, não havendo, dúvida de que ele era um homem rico. Com efeito, quando o rei aprovou a missão do seu favorito, e o mandou a Jerusalém como governador da Judéia, recusando Neemias o salário do seu cargo por causa da pobreza do povo. Assim começa a  sua  notável missão de  reconstruir  os muros de Jerusalém. Apreenderemos com este valente homem,  lições do dia a dia na reconstrução dos muros, veremos que ele com seus esforços e sua inteligência e capacidade mostrou que podemos apreender a trabalhar e ao mesmo tempo saber os planos de Deus para nossas vidas. Diante do inimigo que não poupou esforços para para-lo, manteve-se alerta e nunca desistindo de trabalho.


1) - Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; (3)


            O cativeiro é o estado de escravidão em poder de um inimigo e em terra estrangeira. Nos tempos do Antigo Testamento os assírios introduziram e os babilônio adotaram a prática de levarem as populações dos paises conquistados,locando-as em situações em que se viam segregados da família, e sob a vigilância  do governo. As deportações eram feitas em massa, ou quando menos levavam para o cativeiro as pessoas de maior destaque. Este processo era empregado em casos em que outros falhavam. O pais vencedor geralmente satifazia-se em impor tributo. A resistência ao pagamento dos tributos eram sinal de rebelião, e, como tal tratavam os povos vencidos, invadindo o seu território e saqueando a cidades. Se essas medidas não davam resultados,procediam à deportação.




Fundo Histórico - Os Cativos da Babilônia.

            Durante os reinados dos filhos e netos de Josias, a cidade sofreu grande calamidades. Nabucodonosor sitiou-a nos dias de Joaquim e transportou para a Babilônia os vasos do Senhor e os pôs no seu templo. (2º Rs 24:1; 2ºCron 36:6 Dn 1:1). Outra vez  voltou  Nabucodonosor  contra Jerusalém e levou dali todos os tesouros da casa do senhor e da casa do rei, e despedaçou todos os vasos de ouro que Salomão tinha feito, e transferiu toda a Jerusalém, todos os príncipe e todos os valentes do exercíto,dez mil cativos e todos os  artífice e lapidários; transferiu também para Babilônia a Joaquim e a mãe do rei e os seus eunucos e deportou os mais úteis cidadãos . (2º Rs 24:10 e seg..
             Nove anos mais tarde, no reinado de Zedequias, Nabuodonosor, cercou a cidade pela terceira vez. O cerco durou dois anos. A miséria dentro dos muros era extrema. Finalmente abriram brechas no muro,tomaram a cidade,queimaram o templo e os principais edifícios,derribaram o muro e deportaram, toda a população válida,deixando apenas o pobres. (2º Rs 25) A cidade ficou assim durante 50 anos. Zorababel e seus 50.000 companheiros voltaram para Jerusalém no ano de 538 a.C. e no princípio do ano seguinte, iniciaram os fundamentos do templo, (Esdras 2:64-65;3:8).
            Os muros da cidade foram reconstruídos sob a direção de Neemias pelo ano de 445. a.C.  O  estado dos judeus de Jerusalém, reportado por Hanani, era deveras deplorável, e esta condição havia de ser explicada, ou pela derrota  diante de Nabucodonosor  ou como conseqüências de algum assalto recente. Infelizmente, porém não havia perspectiva de êxito . Zorababel,Jesua,Ageu,Zacarias e Esdras,todos tinham estado ali e feito bom serviço,porém tinha havido pouco progresso e o povo estava desanimado e quase desesperado.
            A obra de deus é sempre construtiva, e não satisfaz com a ruína; mas as vezes, a situação parece mesmo desesperadora. Deus sempre tem um homem para sua obra; quando chega a hora da necessidade, o homem necessário  aparece. Assim foram tais homens. Como Moisés,Gideão,Samuel, os profetas, e assim foi também Neemias, estava no lugar certo para fazer o trabalho certo. O povo tinha sido cativo na Babilônia, tudo estava destruído, estavam em opróbrio e de grande aflição. E Deus iria usar Neemias para restaurar os muros de Jerusalém e fazer sua história....

O Povo Estão Cativos e Em Grande Aflição e Opróbrio. (v. 3)

            1) - Prisões Lotadas

            Olhando para o mundo atual, vemos aproximadamente 7 bilhões de pessoas, das mais diversas camadas  da sociedade humana, podemos observar que a maioria sofre algum tipo de cativeiro e estão em aflição e opróbrio. Vemos prisões lotadas de pessoas presas por roubos e crimes odiondos e sem solução. O sistema carcerário está  falido e super lotado. Ninguém percebe o sofrimento de homens e mulheres que morrem sem paz e sem  esperança. O diabo sabe disso e joga homens e mulheres atrás das grades e depois subjugam suas vidas. A prisão tem sido um local onde além da própria vida estar presa ainda resta ao sistema mental da pessoa que esta presa pelo sistema e sem solução. Crimes dos mais  diversos tem levado homens e mulheres a serem condenados e em alguns casos a pena de morte tem sido a solução para banir da terra pessoas indesejada da sociedade. Mas com as prisões super lotadas em todas as partes do mundo, o sistema não muda. O mal continua e  a cada ano que passa aumenta-se  cada vez mais, ficando assim cada vez mais difícel de ter uma solução.


2)      – Drogas e Todo Tipo de Vícios.

Desde a de década dos anos 60 o consumo de drogas tem crescido assustadoramente. Através da música rock, que trouxeram inovações e novos parâmetros para a juventude dos anos 60, uma rebelião e novo mundo explodiram dentro do coração da juventude desta década. As drogas então tomaram novos rumos e o que era naquele tempo escondido e somente alguns poucos podiam participar disto hoje é comum e estão tomando drogas abertamente. Famílias  e nosso jovens desta década estão cada vez mais sendo destruídos nestas práticas absurdas. O Consume de drogas  e álcool e outros vícios como jogos  tem sido a praga do século. Milhares de jovens  estão se jogando neste grande abismo de onde não conseguem voltar  mais. A onda vem crescendo cada tempo, o que era normal, agora é anormal. Tomar drogas, beber álcool e ficar diante de um  computador, jogando vídeo game e buscando pela internet já não é mais nenhum  problema. Os pais fecharam seus olhos para este problema, enquanto que paises como Holanda acham   normal e liberdade de tomar drogas, não sabem eles que fazendo um grande mal para nossos jovens, que estão crescendo sem a visão de um mundo melhor, onde só se impera a violência, drogas,  vícios etc.  Que será da nossa juventude nos próximos anos? Eles estão cativos e em grandes aflições e opróbrio. Não tem paz, não tem esperanças, e por isso buscam soluções, nas drogas, bebidas, vícios de todas as maneiras. Qual é a solução? Jesus é o caminho a verdade e a vida. (João 14:6)  Se conheceres a verdade ela vos libertará. (João 8:32) Esta é a solução, para o povo que sofre e estão em desespero  e sem solução.

3)      – Prostituição, Pornografia  e Sexo Desenfreavél  e Homossexualismo.

O problema da prostituição e todo tipo de libertinagem sexual é muito antigo. Já nos tempos de Velho Testamento Deus teve que intervir com a destruição de Sodoma e Gomorra. Por cauda do pecado em relação ao sexo. Coisas horríveis  aconteciam dentro da cidade e Deus não deixou isso impune. Hoje no mundo moderno o prazer sexual é mais sujo que nesta época de Sodoma e Gomorra. A liberdade promíscua e a sodomia têm crescido alarmantemente nestes últimos tempos. Casamentos de homens com homens  e mulheres com mulheres contrariando a Palavra de Deus tem crescido em todas as partes do mundo.  Em todas as classes sociais é normal este tipo de relacionamento. O mundo busca para  si mesmo prazer da carne e com isso avançam cada vez mais em busca de valores pervertidos, onde o prazer carnal é mais forte que espiritual. As  famílias  estão sendo deturpadas, com novos tipos de mentiras sedutoras de Satanás, onde os valores morais eram elevados, hoje estão caindo no ridículo da promiscuidade, dos abusos sexuais, com os adultérios, trocas de casais (Swing), pedofilia, homossexualismo e todos os tipos de taras, tais como zoofilia, necrofilia, sexo oral, sexo anal   e outras manias sexuais abusadas que não convém a vida sexual normal como se ensina os padrões bíblicos.
            Os povos  estão cativos e em grande aflição e opróbrio. Não conseguem a felicidade e busca nos prazeres carnais uma maneira de se ajustarem o comportamento conforme ensinam os padrões do mundo, mas só encontram problemas, famílias quebradas, assassinatos, crimes odiondos, caminham para um grande abismo imoral, pervertido e sem solução. E o que mais entristece a própria sociedades, que estão de olhos vendados apóiam este tipo de problemas. Hoje neste mundo moderno, quando “tudo é normal”, quando “não tem nenhum problema”, esquecem se de Deus, mas como a Bíblia declara: “ Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gl 6:7-8)
4)      – A  Miséria

A fome e a miséria têm tomado conta de maior parte do mundo. Milhares de crianças morrem por não poder comer um pouco de alimento. Onde há guerra, morte e destruição, a fome tem sido devastadora nestes últimos tempos. Em muitas nações do mundo a pobreza e a miséria tem sido um contingente cada vez maior. A fome tem chegado para muitas famílias e assolado em grande miséria e pobreza. Mas pior que isso é quando a miséria chega à vida espiritual da pessoa. E nestes últimos tempos o homem tem estado em uma miséria espiritual.
Ela tem atingido a vida de milhares de pessoas em todo estilo de vida. Pode ser que uma pessoa tenha posse e muito dinheiro, mas muitos vivem em uma vida lastimável de condições espirituais extremamente miseráveis. Faltam a paz, a tranqüilidade, o sossego e descanso para a alma cansada e aflita. Muitos milhares de pessoas já perderam a vontade de  viver e estão  jogados em uma cama com depressão e para muito é sinônimo de estresse. Muitos se suicidam procurando na “morte” um pouco de alívio para sua vida de miséria. As pessoas caminham numa banca rota sem fim e esquecem de Deus que é o alívio para o sofrimento humano. A miséria tem assolado em todos os seguimentos a sociedade vigente. Muitos culpam o Governo e seus parlamentares, e de certa forma alguns não se preocupam com isso, mas a miséria humana e decadente é conseqüência do pecado que assola a vida do homem que não quer saber de Deus.
Em muitos lugares e em muitos paises, as drogas, o vício, a libertinagens sexuais e outros males tem sido a causa da grande miséria que assolam estas pessoas. A vida sem Deus realmente é conseqüência da miséria. O Diabo, pai da mentira, acusador de nossos irmãos, vem destruindo, matando e roubando aos  milhões ao logo dos séculos, porque estas pessoas  estão longe de Deus.
O pecado separa o homem de Deus e o homem separado de Deus vive em miséria espiritual e conseqüentemente muitos sofrem todo tipo de pressão, desde a pressão psicológica, a pressão física, a pressão espiritual.
Jesus disse sem mim nada podereis fazer (João 15:5). Ele é a solução para a miséria do homem. Ele disse: ”Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviáreis (Mt 11:28)
Só Jesus pode resolver o estado lastimável do homem e isto se ele desejar uma mudança de vida. Os povos estão cativos e em grande aflição e opróbrio.


2) - Também Está Derribado O Muro De Jerusalém, E As Suas Portas Queimadas A Fogo”.(:3)


MURO – PROTEÇÂO


            O muro é parte de proteção, para uma residência, ou mesmo um palácio. No entanto muitos dos muros que fazem a proteção para vida privada estão sendo derribados em nossas vidas. Quando não derrubado, são deixadas muitas brechas e rachaduras enormes fácil para a entrada do inimigo e ladrão.
Alguns muros que ao longo dos tempos tem  sido a defesa de muita gente hoje já estão derrubados e não se consegue fazer mais nada. Vejamos alguns muros quebrados e destruídos:

1)      – Os Muros Morais e a Corrupção.

No  Governo, no Parlamento, e muitos outros tipos de governos, na  polícia, magistrados  e tantos homens que deveriam ser a proteção para a população, infelizmente devido a homens cruéis e corruptos  os muros morais e a corrupção tem sido a destruição das pessoas. Quanto já não sofreram por causa da imoralidade e sonegação e propina de políticos corruptos. A imoralidade afeta a sociedade e as portas estão queimadas e não se consegue fazer mais nada. Os muros estão quebrados e destruídos.
O que deveria ser a proteção, hoje estão quebrados, pior que isso ainda é quando a corrupção esta entrando dentro da casa de Deus. Ministros que deveriam ser a proteção para o povo de Deus estão destruindo os filhos de Deus. Homens se passando por pastores, mas são verdadeiro lobos enganadores, corruptos amante do dinheiro, esquecem o valor de uma alma. A corrupção afeta toda uma sociedade. Isto desagrada a Deus, que a ma cada pessoa. A imoralidade já adentrou as portas da igreja, e as portas estão destruídas. Homens e mulheres amantes de si mesmo e não se preocupam mais com a vida limpa e sem corrupção. O engano e todo tipo de problema tem assolado os muros morais e as portas queimados a fogo. Quem poderá livrar esta sociedade do julgamento de Deus? Quem poderá fazer  que a terra que cambaleia como um  ébrio e  mudar o seu curso. Tocai a trombeta em sião, porque o fim vai chegar . Ai dos corruptos, ai daquele, que diz ser e não são.  Deus julgara seu povo com justiça e saberá fazer o que for certo.

2)      – A Família Perdendo Seu Valor Diante Da Sociedade.

Nesta últimas décadas a família vem perdendo seus valores. O que era comum e mais restrito a portas fechadas hoje a vida moral  familiar está decaindo. Nestes últimos tempos o casamento que era uma instituição sagrada deixou de ser  e passou a ser promiscua, onde o casamento homossexual, casamento misto,de  homem com homem e mulher com mulher.
Os padrões morais do casamento tornou-se mais uma questão de convivência do que uma vida conjugal sadia dentro dos padrão de Deus. A família deixou de ser, ainda que poucas, um lar em família para ser um negócio em família. Muitos lares estão sendo destruídos por causa do divórcio  e outras práticas ilícitas no casamento.
Hoje em dia muitos filhos estão revoltados com seus pais, por não fazerem suas vontades, e conseqüentemente muitos estão a deriva no submundo das drogas e outras perversões. A vida que era comum em família, hoje muitos lares estão sendo destruídos por todo tipo de problema envolvendo, incesto, perversão de menores, pedofilia e em outras diversas áreas.
O casamento deixou de ser uma instituição em família e passou a ser  um grupo de gente morando num mesmo teto. Não se tem diálogo, não reúnem-se  em família, mas cada um buscam  o seu próprio interesse. A televisão é o meio de comunicação em família e ela tem sido neste últimos tempo a mãe eletrônica, a baba eletrônica e com isso temos visto filho rebeldes e pervertidos e família inteira sacudida pela violência e pornografia mostrada na tela da televisão.
Satanás como suas mais sutis investidas  malignas, nestes últimos tempo vem destruindo famílias inteiras e com isto tem ganhado terreno.

3)      – A televisão sendo exaltada como um “Deus”

No livro “Tocai a Trombeta em Sião” do Pr. Davi Wilkersom comenta do grande problema que a televisão tem causado a milhares de lares e no mundo. O que parece inocente, tem pervertido a humanidade com suas mais sutis artinhas malignas. O diabo com suas mais pervertidas estratégias consegue enganar  milhões de pessoas com a televisão.
Estrelas  e celebridades do mundo da televisão são adorados como um “deus”. Seres humanos exaltados como um “deus”. A fama e o poder tem sido a causa da busca pelo ser humano. Satanás esta vencendo pela televisão  de um modo como nunca aconteceu antes em nenhuma outra investida demoníaca. Ele tenta e engana esta geração através das imensas seduções que são três: a soberba da vida, a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne (1° João 3:15-16). Todos estes três males corruptores operam através da televisão. Algumas décadas atrás era algo  inocente e inofensivo. Havia distração sadias para a família, e os padrões morais eram preservados.
 De certos anos para cá tudo mudou, e a TV nada mais tem de inocente, hoje a pornografia, o adultério imoral, a violência, tem sido propagado nas novelas, filmes satanistas e de  terror com mortes violentas tem sido uma das práticas mostradas na TV. Os desenhos animados para as crianças são cheios de desenhos de monstros,  duendes, fadas e gnomos reforçando a idéia satanistas, com o objetivo  da criança abandonar a igreja e o ensino  da Palavra de Deus.
Hoje a TV esta sendo exaltada com um “deus”, o que era doce e inocente, esta preocupando ministros e o governo, mas com poder mundial financeiro que estão  por detrás da TV, não se pode fazer nada. Homens milionários, ganhando muito dinheiro não estão preocupados com o estrago nas vidas das crianças e famílias, o que  eles querem é  vender o  seu “Programa de TV”, mesmo que isto custe a vida de muitas crianças e não se pode fazer nada  a não ser orar e pedir a Deus o fim disso tudo.
Mas chegará o dia em que o Senhor da Justiça fará sua justiça com aqueles que são adorados como “deus”  por intermédio da televisão, e Ele saberá como agir diante disso.

PORTAS -   ENTRADA  E  SAIDA

A porta é a entrada, ou a saída para alguém. Mas no episódio de Neemias elas estavam queimadas pelo fogo. Assim é a vida de muitas pessoas, não tem mais portas, elas estão queimadas. A corrupção, a vida social destruída,  pelo imoral queimaram as portas e o inferno apoderou-se delas.
As portas estão queimadas e nada poderá ser feito por elas. Não pode ser restauradas porque foram queimadas e destruídas. A  esperança, já não existe mais.
O medo toma conta da sociedade e destruíram as portas  da entrada para a esperança.
Os assaltos, os roubos e a corrupção têm deixado muitas portas destruídas nas sociedades. Deus não pode fazer nada por causa do livre  arbítrio do homem. Cada um anda pelo seu próprio caminho e esquecem de Deus. As portas estão queimadas pelo fogo e estão destruídas.
O povo de Deus clama pela vitória e as portas do inferno não podem prevalecer contra a igreja de Cristo. Embora as portas estejam queimadas, mas a verdadeira porta, pode ser aberta para quem deseja. Ele abra a porta e porta que Ele abra não pode ser fechada, e a que Ele fecha não pode ser aberta. Jesus disse:  Eu Sou a porta das ovelhas e minhas  ovelhas ouvem a minha voz e me segue.
           
3) - O Sentar-me  - O  Chorar – O lamentar

 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu ( Ne,1:4)


         Tendo eu ouvido estas palavras....

            Uma das nossas faculdades de nossos cinco sentidos  é poder ouvir. Com certeza nestes últimos tempos temos ouvidos muitos assuntos concernente ao reino de Deus. As palavras de Deus tem soado em nossos ouvidos como um grande alerta para o que esta para acontecer neste mundo. Mas muitas vezes não temos  dado a ouvido a voz suave de Deus. Pior ainda é quando fechamos nossos ouvidos para as calamidades em nossa volta. Vemos tantos problema e simplesmente ficamos com os ouvidos tapados e não queremos ouvir o que temos que ver.
            Vemos o mundo cambaleando em suas próprias misérias e as pessoas presas a tantas dificuldades e não queremos saber  o que se passas na vida de cada um. Não se importamos com as condições humanas e de como elas estão sem Deus.
            Deixamos de ouvir o lamento, deixamos de ouvir o sofrimento das pessoas que clamam pedindo socorro e ajuda e não se importamos com as condições dos perdidos sem Cristo. As pessoas já não tem mais esperança e vivem em miséria e desprezo. A igreja que deveria ouvir o lamento das pessoas estão com seus ouvidos tapador para  seu clamor.
Temos que ser como Neemias que ouviu estas palavras. Que palavras foram estas? Eram estas palavras: “Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo” .
            Quando começarmos a ouvir as condições do povo, quando começarmos a ouvir as palavras de socorro das pessoas perdidas, seremos como Neemias, iremos nos envolver. Mas o que acontece é  que tapamos os ouvidos  ao clamor dos  necessitados  e dos perdidos.
 Mas mesmo assim não podemos, porque o Espírito Santo nos impulsiona a ouvir a voz dos que estão perdidos. Precisamos ouvir cada pessoa que clama pedindo socorro. Precisamos perceber  a  necessidade  de cada  pessoas, precisamos ouvir o clamor do necessitado  e se envolver, como Neemias se envolveu.
Neemias sentou-se e chorou e esteve orando e jejuando pelas condições do povo. Esta deve ser nossas atitudes diante de Deus. Quando ouvirmos as palavras e  ouviremos a voz de Deus, faremos o que for necessário para o reino de Deus.Faremos o que for preciso para levar a palavra de deus para o povo em sofrimento e tristeza, para o povo em condições de sofrimento


Sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu (1:4)

            Neste mundo em que estamos vivendo, de um cristianismo quase  sem vida, de olharmos para as condições das pessoas e não sermos sensíveis as suas necessidades, somos  pessoas de coração duro. Não estamos preocupados com a vida de ninguém. Não queremos se envolver em questões que achamos difíceis demais. Somos pessoas egocêntricas e quando achamos que não devemos nos envolver, então damos as mais vis das desculpas.
            Mas não podemos agir assim. Neemias fez duas coisas importantes e não deu nenhuma desculpa.

1° - Sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias. Aqui está um coração aflito pela necessidade de outros. Sentou-se não para  descansar, mas por estar  estupefato, pela miséria do povo. Chorou não de alegria, mas de tristeza pelas condições  do povo.
2° - Continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu. Hoje em dia jejuar e orar esta ficando fora de contexto. As pessoas não estão mais preocupadas em orar e jejuar pelos outros e sim em buscar as benção de Deus para si mesmo. Cada ano que passa,vemos igrejas preocupas em estar dentro do templo e levando uma vida de mesquinhez, olhando para si mesmo ao invés de olhar para as necessidade das pessoas perdidas e muitas delas estão perdidas dentro da igreja.
O diabo sabe disso e consegue segurar as pessoas dentro da igreja sentadas de domingo a domingo e não fazendo nada para Cristo e quando se pensa em fazer alguma coisa é mais com ensaios de corais,  os de jovens e de outras coisas menos de ouvir as necessidades de cada pessoa.
Quando se trata de jejuar e de orar vemos as igrejas cada vez menos lotadas. Jejuar e orar deixou de ser uma prática contínua de cada pessoa.
Mas onde está o povo que ora e jejua? Estão preocupados consigo mesmo, preocupados com a vida de prosperidade materiais e deixaram de buscar a Deus em oração e jejum. Vivem uma vida de m´séria espiritual sem vida com Deus. Deus deseja que seu filhos sejam homens e mulheres de oração. Assim Como Neemias que orava e jejuava de contínuo assim deve ser a nossa vida diante de Deus. Não dê  desculpas e seja como Neemias e ore e jejue ao Deus dos céus e você verá que Deus se importa com os necessitados e Ele irá te dar autoridade para fazer a obra de Deus.
Jejue e ore e veja o que Deus tem para você. Quando você jejuar e orar, os demônios vão parar de te molestar. As almas serão salvas e as pessoa serão curadas. Quando se jejua e orar e o diabo vai tentar te impedir de trabalhar, mas o Deus dos céus estará com você diante de tuas dificuldades. Deus será com você e você verás as mãos do teu criador.Veja a oração de Neemias:

A ORAÇÂO DE NEEMIAS


E disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:  Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;  na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;  mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)


TEXTO BÁSICO: NEEMIAS »  - 2: 1 - 9

“ Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira. e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo? Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo. Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá; como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim. Então fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros”.


II -  A INVESTIDA DOS  INIMIGOS TENTAM IMPEDIR A RECONSTRUÇAO DO MURO

TEXTO BÁSICO

1) “O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel”(Ne 2:10)

2)  O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? (Ne 2:19)

 3) Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me. (Ne 6:14)
        
Eram então 4  inimigos: Sambalate – Tobias – Gosem (Gesem)  – Noadias.

Sambalate:- Seu nome significa “o deus lua – sim deu vida” . Sanabalat -  (Sambalat) – Um horonita de Horonaim, em Moab. O chefe militar de artaxerxes, monarca persa, o qual governava a Samaria (4:2). Na ocasião em que Neemiasveio para Judá encarregado de reedificar os muros de Jerusalém, Sambalate era auxiliado por Tobias,judeu governador de Amon, e por Gosém (Gesem), rei da federação árabe de cedar,território localizado no sul da Transjorânia e da Palestina. Ele fez quanto pode para inquietar e contrariar Neemias (Ne 2:19 – 4:7). A sua filha casou com um neto de Eliasib. Tendo sido expulso do sacerdócio o seu genro, o fato resultou novo conflito com neemias, o novo governador da Judéia, e com os judeus vindo da Babilônia. Ele e seus filhos são mencionados nos papiro 403 A.C, encontrados em Elefantina. Ref. 2:10 ,19;4:1,7;6:1,2,5,12,14.

Tobias :- Seu nome significa Javé é bom. Era governador judeu de Amon que se opôs a reconstrução dos muros de Jerusalém; no período final da reconstrução. Tobias chegou a subornar um profeta, talvez como a última tentativa para fazer Neemias recuar. Tobias recebeu do sacerdote Eliasibe uma espaçosa câmara no novo templo de Jerusalém, onde depositavam os dízimos. (Neemias 13:4-5).

Gosém (Gesem) – Seu nome significa “chuva”. Chamado também de Gasmu (gaxmu) Ne 6:6). Líder árabe de Cedar, que se aliou a Sambalate e a Tobias. Ridicularizou o plano de Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém, atribuindo a esta obra indicio de novas rebeliões. (Ne 2:19). Não conseguindo atemorizar os judeus, por estes meios, uniu-se a outros inimigos para traiçoeiramente, assassinarem a Neemias. Falhando este novo plano fez circular em toda parte que Neemias estava se preparando para nova rebelião contra a Pérsia para proclamar-se rei (Ne 6:1).

Noadias:- Seu nome significa “Jeová encontrou”. Segundo informação de Neemias  6:14, ela era profetiza que tentou amedontrar  Neemias com suas profecias estranhas.

No mês de nisã, ou seja quatro mês depois de Neemias ter recebido o recado de seu irmão Hanini. Já havia passado alguns meses, mas o coração deste jovem valente continuava agoniado pela situação do povo de Jerusalém. Com certeza havia orado e jejuado ao Deus dos céus, mas a resposta era sempre a mesma. Seu coração desejava ir a Jerusalém reconstruir os muros derrubados e assim certo dia quando Neemias o copeiro do rei trouxe o vinho para o rei, estava triste e sua tristeza foi notada pelo rei, que lhe perguntou a causa de sua tristeza e de sua dor. Quando Neemias explicou para o rei a causa de sua tristeza, também explicou o desejo de ir a Jerusalém para reconstruir os muros de sua terra natal.
O rei Artaxerxes  deu-lhe carta de salvo conduto e autorizou pegar todo material necessário, para sua grande viagem a Jerusalém. Neemias sabia da grande empreitada que estaria à sua frente e pelas provações que deveria  passar. No entanto com fé e determinação foi trabalhar em prol de sua terra. Quando Neemias começa o seu trabalho surgem seus primeiros obstáculos.

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel”(Ne 2:10).

Veja que coisa estanha, alguém fica agastado, quando Neemias  quer ajudar e fazer o bem para o povo de Israel.  Agastar é o ato de ficar irritado, irar-se, enfadar-se, pôr-se de mal.
Sambalate e Tobias ficaram irritados por saber que o povo de Israel  iriam receber ajuda de Deus. E isso não é diferente em nossos dias, quantas pessoas precisam de ajuda, mas é começar a ajudá-las e assim se levanta os obstáculos para impedir as benção de Deus, sobre elas.
Ao longo dos séculos tem sido assim,  o inimigo de nossas almas quer impedir as nossas benção a qualquer custo. Deus quer suprir e abençoar nossas vidas, mas o diabo fará de tudo para impedir que as bênçãos chegue para nossas vidas. Mas neemias não se importou com este problema continuou em sua marcha, para seu grande alvo. Não se importou com as más ações de Sambalate e Tobias, simplesmente ele sabia que a obra não poderia ser interrompida e ele continuaria a fazer o que Deus lhe chamou para fazer. O trabalho era muito e não poderia perder tempo com coisas pequenas.
Quando a fúria do inimigo é colocada em ação, percebe-se então os primeiros ataques, contra a vida de Neemias. 

2)  O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? (Ne 2:19)

            Uma terceira pessoa se ajunta para derrubar as intenções de auxiliar o povo de Israel e logo em seguida os ataques começam ser despejados no meio do povo. Eles  difamam a Neemias zombando deles, desprezando-o e ainda por cima chamam-no de rebeldes contra o rei. Esta intenção é clara, quando o inimigo começa a perder espaço, duas coisas ele faz para impedir o avanço  do trabalho.

a)      – Busca união com mais pessoas para se fortalecer e destruir seu alvo.
b)      – Intimida a pessoa com zombaria e desprezo.

Mas o valente Neemias não se deixa dominar por estas astutas ciladas do inimigo e avança para o seu alvo. Do começo ao término da obra seus inimigos  lutaram, criaram situações para impedir o progresso e sucesso de seu trabalho. Notaremos  que em cada situação, ouve sabedoria para lidar em cada caso. Assim vamos percebendo que as intenções de Sambalate, Tobias  e   Gesem, e mais tarde as profecias de Noadias e outros profetas fizeram de tudo, para desanima-los e tentar parar  a grande obra que estava em suas mãos.


 Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias.(11)

         Com a chagada de Neemias a Jerusalém, as medidas começaram a ser tomadas para que a obra fosse então concluídas. Durante três dias ele permanece na cidade e foi o suficiente para saber os que fazer diante da situação que lhe estava proposta.
Nos textos em questão vemos suas próprias palavras definindo tudo a respeito de seu propósitos. Vejamos o texto:

Neemias 2:12-16

“Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu Deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava. Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava. Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei. E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra”.
Que lições podemos apreender destes textos, dos momentos que Neemias viveu.  Que orientação de Deus podemos apreender  através deste texto bíblico. Muitas são as lições que podemos apreender  e  esta orientações são importante para cada um de nós.Vejamos:

1) - “Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu Deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. (v.12)

a) – Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo...

         A noite é um momento comum, quando a maioria das pessoas estão descansando e dormindo. A noite é o momento em que muitas  coisas  acontecem  enquanto muitos dormem. A noite fala de trevas,  de escuridão, de medo, de sofrimento. A noite fala ilusões e de terror. Muitos crimes bárbaros aconteceram na noite escura. Mas é também na noite que Deus cuida dos seus  enquanto as pessoa dormem. Mas é também de madrugada, na noite escura que se pode buscar a Deus, porque Ele tem prazer naquele que de madrugada busca a Deus em oração. Veja o que o Salmista  escreveu no Salmo 88:13: “ Eu, porém, Senhor, clamo a ti; de [madrugada a minha oração chega à tua presença”.

            E nas madrugas, nas noites longas que com poucas pessoas que devemos buscar a Deus, embora o texto de Neemias não diz que foram buscar a Deus, mas é de madruga que a fila é menor. A noite quando todos estão dormindo podemos buscar a Deus com mais determinação. E Deus deseja que seus filhos lhe buscam nas madrugas. São poucas as pessoas que se atrevem ir de madruga orar e buscar a Deus. Mas o que assim fazem com certeza receberão de Deus as suas vitórias. Vamos tentar fazer isso, orar de madrugada, ou pelo menos buscar o Senhor enquanto se pode achar.  Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e[noite  clamo diante de ti. (Sl 88: Isaias 55:6)

b) E não declarei a ninguém o que o meu Deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. (v.12)

            Existem momentos em nossas vidas, que precisamos guardar silêncio de muitas coisas. Alguns de nosso segredos, confiados por Deus para nossa vidas devem  ficar no silêncio. Ninguém precisa saber e se o inimigo souber, com certeza tirará proveito da situação. Neemias estava numa missão, e o que Deus lhe colocara em seu coração, ficou quieto e não revelou ate´chegar o momento. Por que? Porque sabia que se falasse alguma coisa, seus inimigos iriam usar de esperteza para destruí-lo.
 Então durante três dias rodou  pela cidade, buscando saber o que precisava fazer e isto guardava em seu coração e  a ninguém relava, por prudência  e por sabedoria dada por Deus em sua vida  e assim que precisamos fazer com certas coisas concernentes  ao Reino de Deus, precisamos guardar em silêncio ate´o momento certo.
            Nem tudo que precisamos fazer pode ser revelado às pessoas, porque muitas pessoas não entendem  e nosso inimigo sabe usar de artimanhas para destruir nossos alvos. Temos que se importar sim com muita prudência diante de Deus, porque só Ele interessa saber o que fazemos e podemos fazer.
            Guardar no coração projetos e planos pode fazer com que eles se tornem em realidades, desde que tenham  a direção de Deus para fazer que eles sejam realizados. Todos projeto que vem da parte de Deus  Ele deseja que sejam realizados. Não podemos deixar que nossos projetos, nossos sonhos sejam frustrados pelo inimigo, porque fizemos comentário com pessoas que não tinham a mesma visão, ou quem sabe por inveja e contenda acabaram frustrando nossos ideais.
Não fale o que não seja  necessário, comente apenas o que Deus lhe permitir que seja necessário. Saiba  que o inimigo esta atento a cada passo de nossas vidas e não medirá esforços e criará todo tipo de problema para que seus projetos e seus sonhos não se realize. Confie apenas nas provisões de Deus e só a Ele  fale de seus sonhos e projetos. Ele te entende e te ajudará a realiza-los, confia nele e o mais Ele fará. (Salmo 37:5)   



A Busca de Cooperação.

 “Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém”. (Neemias 2:17-20)

            A busca de cooperação é um elemento essencial para toda obra bem sucedida. Foi o que fez Neemias depois de ter inspecionado a cidade de Jerusalém  e visto a situação em que se encontrava a cidade. Mostrou ao povo a triste situação, mas também declarou que não precisariam mais estar nesta miséria e opróbrio, mas que  as  mãos de Deus que lhe  fora favorável  iria estar com eles, assim como também a palavra do rei.
            Neemias chamou o povo para se unir nesta causa nobre e edificar os muros. E o povo responderam: “Levantemo-nos e edifiquemos e eles fortalecendo as mãos para a boa obra  E assim Neemias respondeu que o Deus do céus fariam eles prosperar, deixando seus inimigo de fora desta empreitada. O capitulo 3 de Neemias relata os nomes dos cooperadores e cada função e as  localidades  na obra da reconstrução do muro.  Que lições poderemos tirar destes textos do  Capítulo 2.

1° - Antes de começar qualquer coisa, peça direção de Deus . E uma vez tendo a direção de Deus, convoque o povo para fazer parte do trabalho.

2° - A união faz a força. Sem cooperação mutua, não se tem êxito em nada. Asmãos que trabalham  unidas, conseguem edificar mais rápido e com mais precisão. A unidade faz a força, mãos  unidas, trabalhos concluídos.

3° - Dê  toda a glória ao Senhor. Pois  é Ele que dá força, para fazer todo trabalho, sem Ele não podemos fazer nada. Dê glória a Deus por tudo e peça sempre sua direção, para todas as coisas que fizer.

4° - Não dê ouvido as críticas de seus inimigos: Construa sua vida baseada nas promessas de Deus e não nas críticas das pessoas. Geralmente quem critica , ou tem inveja ou tem raiva por você esta fazendo a obra de Deus.

5° - Faça  tudo o que Deus te colocar as mãos  para fazer. Faça  com muito amor e carinho. Faça  com determinação  e seja sempre abundante, sabendo que a vossa obra terá uma  recompensa. (1° Cor. 15:57-58)

6° - Não desista de fazer o que tiver de fazer. Muitos  se levantarão para impedir de você fazer a obra de Deus. Seja persistente e não desfaleçam tuas mãos e Deus te dará capacidade para você fazer. Então mãos a obra Ele sabe como você  agirá  e te dará forças para você vencer. Não desista, continue na marcha, mesmo que tudo pareça contrário, isto não significa que você esta perdendo, mas esta apreendendo a visualizar novos parâmetros. Apreenda com teus erros e se for preciso de volta por cima, diante das dificuldades seja esperto,  criando estratégias e verás tua vitória.

 



As Sete Portas

Neemias » 3: 1 -  32
           
As portas das casas, bem como as das cidades, eram de madeira, de ferro ou de cobre (1° Sm 4:18; At 12: 10-13). As portas das cidades eram lugares de maior influencia do povo para negócios, processo judiciais, conversação e passatempo na ociosidade.
Nas  cidades muradas e nos palácios, as portas eram essenciais para o regresso e ingresso dos seus habitantes e serviam de proteção contra os inimigos. Por cima das portas das cidades edificavam torres, donde os guerreiros poderiam defender a entrada. ( 2° Cron. 26:9). Também eram fortalecidas por meio de trancas, a fim de oferecerem maior resistência aos assaltos. (Dt 3:5 1° Rs 4:13). As portas das cidade se reuniam negociantes e juizes para tratarem dos interesses sociais. (1° Rs 22:10; 2° Rs 7:1; Ez. 11:1), onde faziam transações com a presença de testemunha, (Gn 23:10,18; Rt 4:1-11) e se pronunciavam sentenças  (Dt 21:19). Os muros que encerravam as mansões aristocráticas também tinham suas portas. (Lc 16:20, por onde se exibia o fausto das riqueza humanas. (Prov. 17:19).

            Nesta parte de nosso estudo, entramos no capítulo 3 onde Neemias fala dos cooperadores que  são mencionados como parte importante do trabalho de restauração do muro. Cada pessoa teve seu nome escrito no Livro Sagrado, juntamente com suas funções na parte de construção. Comenta-se                                   sobre as 7 portas e cada uma delas com seus nomes. Vamos fazer uma comparação com os nomes das portas com nossas vidas espirituais:

1)      -  A Porta dos Peixes – ( 3)

Ficava no quarteirão novo da cidade. Segundo historiadores a industria da pesca, nas costas do Mediterrâneo, estava quase nas mãos dos Finícios de Tiro e de Sidon. Este povo abastecia de peixe a cidade de Jerusalém,devendo ter sido considerável o negócio, porquanto uma das portas da cidade tinha este nome: “Porta dos peixes” (2° Cron 33:14). Isso faz crer que havia ali um mercado de peixes. Devido as muitas transações de pescadores e a venda do peixe, este local ficou sendo conhecido como a “porta dos peixes”.

O Senhor Jesus Cristo, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. (Mt 4:18 – 20)
A “porta dos peixes”  nos lembra  “pesca”  – Pescar almas.Esta foi  uma das principais tarefas dada pelo  Senhor Jesus aos seus discípulos. E esta deve ser também nossa missão, pescar  homens para o reino de Deus. Esta deve ser a nossa lição ganhar almas para Cristo. A “porta dos peixes” nos ensina que devemos pescar peixes e levar para a cidade celestial, a Nova Jerusalém, assim como os mercadores , os pescadores faziam, levavam seus peixes para a cidade e vendiam no mercado.Vamos enquanto há tempo, vamos pescar e usar o peixe como símbolo do cristianismo, Como faziam nossos irmãos nos tempos da perseguição romana, que usavam o símbolo do peixe para se identificarem usando a palavra (ICHTUS) que  significa:Jesus Cristo Filho de Deus Salvador (ICHTUS ) - (Iesus Cristo Filho Deos Salavador)


2)      – A Porta Velha – (6-; 12:39)

 Ficava um pouco mais distante deste ultimo ponto, estava o muro da rua larga e mais adiante a torre dos fornos.

               Nos faz lembrar do Passado – Tudo que foi ficando para traz. A velha vida ou a velha natureza.  Devemos esquecer o passado, tudo que estava no velho homem e começar uma nova vida,  com uma nova natureza. A natureza dada por Jesus. Paulo expressou bem quando disse: Irmãos quanto a mim não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo - me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fl.3:13-14). A velha natureza deve morrer na cruz de Cristo, e ressuscitar uma nova vida. Em gálatas 2: 20 Paulo expressa com retidão o assunto:  “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” Completando suas palavras escreveu para o povo de Corinto “ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.(2° Cor. 5:17).

3)      – A Porta do Vale - (13) – Planícies  ou depressão entre  montes.

A Palestina é um território der montes e vales, e por isso encontramos muitas povoações com o nome de vale ou de serra, onde foram fundadas. Geralmente, quando se menciona um vale, com mais propriedade quer dizer-se “desfiladeiro” ou ravina, porquanto a natureza abrupta e escabrosa dos montes da Palestina e a estreiteza do espaço entre muitas serras tornam esses nomes mais apropriados. A Porta do Vale estava localizada de frente para o “Vale de Hinom”, cuja localidade compreendia-se ao sudoeste de Jerusalém, tendo cerca de 2 Km de cuomprido. Começando parte ocidental da cidade, estende-se na direção sueste até a portas de Java, e depois forma uma curva para o sul; e ali dobra-se de repente em volta do cume a suduoeste da cidade, seguindo por fim para o oriente a juntar-se ao Vale de Cedrom, ou de Josafá. Perto desta junção esta um pedaço de tereeno em forma oblonga, que é o sítio de Tefote. Este vale é alguma vezes chamado o vale dos filhos de Hinom ( 2° Rs 23:10) Ele marcava o limite entre Juda´e benjamim (Js 15;8), e foi local daquele culto idolatra, que compreendia o sacrifício de crianças, conforme os ritos de Moloque (1º Rs 11:7; 2° Rs 16:3 2° Cr. 28:3 etc. Finalmente era usada para receber todo refugo, para serem destruídos pelo fogo essas imundícias. E por isso esse sítio era tomado como símbolo do lugar reservado para o castigo dos maus. (Mt 5:22,29,30;18:8,9 Mc 9:43 a 48).

O  Vale nos  fala das Dificuldades – Olhando para a palavra  Vale  (A porta do Vale), é isso que entendemos. São nossas  dificuldades que nos esta proposto em nossas vidas cada dia. A montanhas e serras e vales tornam símbolos das nossas dificuldades e com isso podemos compreender que um de nós passamos por vales. Mas para cada um Deus sempre nos dará um escape. O vale pode ser difícel, mas é no meio do vale que Deus entra com providência. E ali que as mãos do Senhor estão estendidas para nos amparar.

4)      – A Porta do Monturo - (14) –

Melhor tradução seria “porta do monte de refugo”. Estava provavelmente perto, do ponto mais meridional da cidade.  Era uma das portas de Jerusalém, conhecida também como a “Porta do Esterco”. – Passagem para  lugar onde se depositava  lixo,  bem paralelo ao Vele de Hinom.
 Fazendo uma comparação.  Nossas vidas algumas vezes   é o local que juntamos todo tipo de lixo. É o tipo de  pessoa  sem valor – sem forças – desvalido -  (Lixo) – a escoria do mundo, é   as coisas loucas deste mundo ,as coisas fracas deste mundo, as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, aquelas que ninguém da nenhum valor. Olhando para vida espiritual do homem podemos ver e observar que é o local onde jogamos todo tipo de problemas.
Mas a palavra de Deus nos informa que Jesus veio para aqueles que não são, para aqueles que não tem valor. Jesus veio para os doente e  pecadores e ainda veio para restaurar o homem. A porta do Monturo era a passagem para levar as coisas ruins para ser jogado fora, no entanto Deus quer transformar a vida de cada pessoa.
Em 1° Samuel 2:8 lemos: “Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo”. No livro dos Salmos 113:7 Lemos: “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado,  Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo”.

5)      – A Porta da Fonte - (15)

Era a entrada para onde estava o muro para o tanque de Siloé e também ao longo do jardim do rei,  e até aos degraus que descem da cidade de Davi (3:15) . Para  o lado do oriente deste ponto estava a porta das águas, com largo terreiro na sua frente, mencionado somente em Neemias  8:3 e 12:37.

Fonte – Nascente de água, ou manancial de que se faz menção muitas vezes na Bíblia. Em terras secas da Judéia eram de particular valor e provém daí o uso figurativo da palavra como emblema de esperança, benção e consolação. Lugar para beber água -  Mata a Sede e nos dá a Vitória. É o local de benção de Deus.. Em Apocalipse 7:17 diz: “Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.”
            È nesta fonte que precisamos beber água. E fonte que nos dará segurança para continuar a viver nesta vida, e a fonte que no garante a vitória para a salvação em Cristo Jesus E Ele é a Salvação de Israel e a vida eterna. Jesus Cristo é a água da vida á a água que mata a sede. Sem esta água que jorra  direto da fonte eterna não podemos ter esperança e não temos consolação. Esta fonte garante a vitória. Muitos estão bebendo de uma fonte errada, onde as águas são amargas e poluídas, mas quem beber da fonte verdadeira receberá a água viva. E esta água brotará para a vida eterna. (João 4:14 diz:  

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.

6)      – A Porta dos Cavalos – (28 )

“ O cavalo é vã esperança para a vitória; não pode livrar ninguém pela sua grande força”  (Sl 33:17) “Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem”. (147:10)
.

A “Porta dos Cavalos” ficava ao oriente olhando  para o Vale de Cedron, (Jr 31:40).

O cavalo bem  cedo foi este animal subjugado pelo homem. Já era cavalgado nos tempos de Jacó ( Gn 49:17). A tradução da palavra hebraica Zarzir, que se move airosamente (Prv. 30:31. também pode se referir a um cavalo de guerra,ajaezado com correias e fivelas; ou ao estorninho, a palavra corresponde ao Árabe, no Sírico, e no Hebraico pós – bíblico.                                                                                                                                                                         

            Quando falamos  do cavalo  lembramos -  nos  da grande  força que ele possui. A Bíblia Sagrada descreve um animal com muita força. E quando pensamos em força precisamos entender que do Senhor vem a nossa força.. O cavalo é um animal  que  pela sua beleza e pela sua força tem sido ao longo dos anos um animal que atrai um número muito grande de criadores e a venda de cada animal custa-se muito caro e chega-se a milhares de dólares.
            Nos tempos Bíblicos só os ricos possuíam cavalos. Não eram  criados em Israel antes de Davi. A posição geográfica do país permitiu a Salomão tornar-se intermediário, que comerciava carros importado do Egito e cavalos importados  da Turquia (Cilicia). O cavalo era “arma de guerra e simbolizava poder e força.

Prov. 21: 31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.

A força do cavalo é algo que a Bíblia raramente comenta, mas quando ela fala orienta-nos como uma grande força.  Embora muitos confiam em carros e cavalos,(na força do cavalo) mas somente o que confiam em Deus é que possui a verdadeira força, veja o texto Bíblico:

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.(Sl 20:7)

A nossa força não deve ser  igual a do cavalo, (bruta) mas ter a força que vem do Senhor, porque em Neemias 8:10 nos diz que a alegria do Senhor é a nossa força. A nossa força vem do Senhor e não de um animal. Comparando a força do cavalo, significa que não podemos esmorecer, mas ser forte, como a força do cavalo, embora o Apostolo Paulo define que quando estamos fracos é que somos fortes (2° Cor. 12:10), mas do Senhor é a nossa força. (Êxodo 15:2; Deut. 8:18) E nestas palavras o mesmo Paulo nos recomenda“Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Efésios 6:10. Nossa força deve sempre vir do Senhor e do seu poder e nada mais.
Mas diante de tantas dificuldades, com toda certeza precisamos desta força. Veja a história de Davi com o Golias, como um simples jovem lutou sem armaduras, mas com apenas 5 pedras venceu o gigante Golias. Venceu na força do Senhor (1° Sm 17). Nossa luta não contra a carne e o sangue, mas contra as forças diabólicas do mal, e para vence-las precisamos de armas espirituais fortes, que são as armaduras de Deus, mas mesmo revestidos delas precisamos da força do Senhor para vencer o inimigo. E a nossa força  esta  em Deus, nossa força. O salmista Davi fala no Salmo 27:1 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”
Diante de nossas lutas temos que buscar a força em Deus, somente nele, porque dele  vem nossas esperança, e nossa  esperança é  acreditar que em Jesus nos podemos tudo. Diante  de nossas fraquezas podemos dizer:  “Que tudo podemos naquele que nos fortalece” (Fil. 4:13).
“Uns confiam em carros e cavalos, mas nós fazemos menção ao nosso Deus” (Sl 20:7),  e esta é a garantia de quem conhece e vence o mundo e o que faz com que vencemos o mundo e a nossa fé, e a nossa fé esta firmada na força de Jesus em nossas próprias vidas . 


7)      – A Porta das Ovelhas – ( 32)

A ovelha é um animal domestico (Gn 4:2) de grande importância como fator de riqueza dos patriarcas e dos antigos povos orientais (Gn 12:16).  A ovelha é um animal  afetuoso ( 2° Sm 12:3) dócil ( Jo 10:3 - 4)  meigo e submisso (Is.53:7 -  Jer. 11:19) , indefeso (Mq 5:8) e  independente (Nm 27.17) . As ovelhas eram animais limpos usado como alimento, tanto a carne, como o leite, (1° Sm 14:32) . As peles serviam para fazer roupas (Hb 11:37) e as vezes também convertiam em couros (Ex 26:14). Da lã faziam tecidos  (Lv 13:47. A lã era de grande utilidade até mesmo para pagamento de tributos ( 2° Rs 3:4 Is. 16:1). O tempo da tosquia era celebrado com festa. (Gn 38:12). Os chifres das ovelhas serviam como frasco e de trombetas (Js 6:4;  1° Sm 16:1). Como a ovelha fosse  um animal limpo servia para o sacrifícios (Ex. 20:24; Jo 2:14; Nm 22:40 e para o holocausto de vítima para o pecado do povo  (Lv 1:10 –  4: 32 e para as ofertas pelo pecado e transgressões -  (Lv 5:15; 6:6).
A ovelha é representada na Bíblia Sagrada como uma característica do cristão tendo como Pastor o Senhor Jesus Cristo ... “ Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)
            Na passagem de Neemias vemos a porta das ovelhas. Era o local de aceso a entrada e saída das ovelhas,  para o comercio e para sacrifícios. Quando falamos de ovelha lembramos a vida dócil deste pequeno animal que representa o cristão. Das características da ovelha podemos observar três, vejamos

1)      - A ovelha é um animal  afetuoso ( 2° Sm 12:3)

O carinho e o afeto deve ser em nossas vidas como cristão, uma parte muito importante para o testemunho de Cristo em nossas vidas. Homens rudes e brutos não são ovelhas e sim bodes. As ovelhas é uma animal afetuoso e o crente deve ser afetuoso com seus irmãos em Cristo Jesus.

2)      Dócil -  Meigo e  Submisso - ( Jo 10:3 - 4 (Is.53:7 -  Jer. 11:19)

A Palavra de Deus, nos ensina que a ovelha conhece a voz de seu pastor e a segue, isto porque ela e submissa a sua voz e por ser ela dócil não se rebela aos cuidados de seu pastor. No entanto outro animal não tem esta característica de ser submissa por natureza, somente com muito treino ou preparo, mas a ovelha pela sua natureza conhece a voz do pastor e o segue.

3)      Indefeso (Mq 5:8) e  Independente (Nm 27.17)

A ovelha é um animal indefeso, por esta razão  precisa dos cuidados do pastor. Ele é quem defende a ovelha do perigoso lobo ou predador. Nesta tipologia o cristão precisa dos cuidados de Jesus para proteger do inimigo de nossas almas.
A ovelha também é um animal independente, ou seja ela deseja fazer o que quer, mas nem sempre é o melhor  para ela, por esta razão precisa da orientação do pastor que irá guia-la aos pastos verdejantes e as águas tranqüilas. ( Sl 23: 1-2)

Cuidado das Ovelhas

            A Bíblia Sagrada garante que o Senhor Jesus cuidara de cada uma de suas preciosas ovelhas, e quando algumas delas se perder ele ira busca-la e trará nos seus ombros a ovelha perdida e foi para isso que Jesus veio para buscar e salvar a ovelha perdida da casa de Israel. ...“ Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Mt 15:24)

 

III – OS INIMIGOS PRETENDEM RETARDAR A  EDIFICAÇÃO DOS  MUROS



NEEMIAS 4: 1- 3

 Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;  e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?  Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.


            Não estava nada fácil para Neemias começar os trabalhos da reconstrução. Com a ajuda do povo a construção mesmo que ainda em passos lentos, ganhava forças. A cada tijolo que era colocado em cima do outro,  o muro ia crescendo e trabalho ia sendo feito. Segundo o relato do versículo 6 o muro estava sendo construído e chegou até a metade de sua construção.

 “Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.” (4:6)

            E foi por causa do inicio da construção que os inimigos de Neemias, iraram-se, tentando retardar a edificação. O inimigo usou de uma malicia para fazer com que os trabalhadores parassem de fazer o trabalho colocado em suas mãos.  Essa malícia é manifesta de cinco maneira. Vejamos:

1° - Por zombaria e escárnio – (2:19) – O trabalho e o esforço pareciam aos inimigos pequenos e desprezíveis – quase ridículo.

 “O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?”

2°) – Por ira provocada pela inveja. (4:1-2)

“Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?

3°) – Por ironia (3) -

“ Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra”.

4°) – Por conspiração e assalto (8,11)

Esperavam uma oportunidade para assaltar os judeus, isolados uns dos outros, em diferentes partes do muro.
5°) –Por mandar judeus vizinhos desanimarem os edificadores (12). Dez vezes vieram estes dizer que o inimigo chegava.

“Mas sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares de onde moram subirão contra nós”.

O valente Neemias combateu isto de quatro maneiras:

1)      – Pela oração. (9) “Nós, porém, oramos ao nosso Deus...”
2)      – Pela vigilância (9) “e pusemos guarda contra eles de dia e de noite.”
3)      – Por encorajar o povo.dizendo aos magistrado e anciões. (14) “Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível,
4)      – Por  mandar que pelejassem pelos seus queridos (14) “pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas”.

‘Em resposta a esta grande luta o povo, os edificadores, os carregadores,  trabalhavam unidos, cada um  com uma mão fazia a obra e com a outra tinha uma arma. Provavelmente isto não era para entender ao pé da letra, e sim que cada homem era tanto um soldado como também um trabalhador.
Neemias estava realmente edificando os muros, trabalhavam duro e o muro ficou pronto pela metade (6). Mas a obra estava longe de ser concluída e precisaria ainda de muitos dias para terminar esta tão grande tarefa.
Se aplicarmos em nossas vidas estas lições veremos que podemos edificar nossos muros espirituais. E Deus quer que cada um construa seus muros  bem edificados  e bem alicerçado na rocha que é Cristo. (Lc 6:48)

            Uma das coisas mais importantes que resultou para Neemias a sua vitória, foi que diante de cada ataque ele orava a Deus dos céus, pelos seus inimigos. E assim com oração iam vencendo seus inimigos. (Ne 4: 4-5)

“Ouve, ó nosso Deus, pois somos tão desprezados; faze recair o opróbrio deles sobre as suas cabaças, e faze com que eles sejam um despojo numa terra de cativeiro.  Não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te provocaram à ira na presença dos edificadores.”


Trabalhando em Conjunto

 Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (6)

            A metade do muro já estava pronto. E isto foi feito com o trabalho do povo, que não deixavam de fazer cada um a sua parte. Neemias sabia que cada trabalhador era importante para que os muros fossem construído. Essa é uma importante lição para nossa vida. Sem trabalho a obra não cresce. Existem no seio da igreja  e do  povo três grupos de pessoas.
            Certo pastor teve de Deus  o seguinte sonho: No seu sonho observou que os irmãos se reuniram para fazer um pick-nick . Todos foram em um caminhão. Mas no decorrer da viagem, ouve uma tempestade e o caminhão acabou atolando em um lamaçal. Ele observou que alguns irmãos, saíram do caminhão e foram ficar debaixo de uma árvore tranqüilos e ainda zombavam e riam porque o caminhão estava atolado, enquanto observou que um segundo grupo ficou em cima do caminhão a espera de uma solução, e observou também que ele e mais um grupo de irmãos tentavam  empurrar o caminhão,mas sem sucesso.   Esses três grupos, estão em toda parte na  sociedade. Vejamos:

Primeiro grupo. São aqueles que não trabalham. Não fazem nada e ainda por cima, zombam dos outros que estão trabalhando. São aqueles que ficaram debaixo da árvore descansando e rindo das pessoas.

Segundo grupo. São aqueles que não trabalha, mas dão trabalho e só atrapalham. São aqueles que ficaram encima do caminhão, sendo um peso   para aqueles  que estão  tentando empurrar o caminhão.

Terceiro grupo. São aqueles que trabalham e fazem de tudo para tenham êxito de seu trabalho. São aqueles que ajudam e tentam empurrar o caminhão, mesmo que seja difícel.

O trabalho é de suma importância  para que o resultado de qualquer empreendimento possa ter sucesso. Todo  trabalho feito em conjunto alcança seus objetivo . A Bíblia Sagrada declara que ninguém pode fazer a obra do Senhor negligentemente, porque do tal Deus declara ser ele maldito, veja o texto:
“ Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que vedar do sangue a sua espada! (Jeremias 4:10). O trabalho portanto é a função mais importante em qualquer segmento. Sem ele nada se fazer. A Bíblia diz que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo dia. Jesus declarou que seu pai trabalhava em todo tempo.

“Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:17)

Reparando  as Brechas  ( Ne 4:7- 8)

“ Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, e os arábios, o amonitas e os asdoditas, que ia avante a reparação dos muros de Jerusalém e que já as brechas se começavam a fechar, iraram-se sobremodo; e coligaram-se todos, para virem guerrear contra Jerusalém e fazer confusão ali”.

Quando Neemias, observou que o muro já esta adiantado e construído  pela metade, percebeu também que precisava reparar as brechas e tapar todos os trincos que haviam no muro. Esta coisas estavam sendo feita, quando seus inimigos perceberam também que estavam reparando o muro e tapando as brechas, ficaram de sobremodo irados e se uniram para guerrear e criar confusão no meio do povo.
Estas atitudes do diabo tem sido assim ao longo dos tempo, quando há concerto, quando há perdão, ele criará todo tipo de problema para impedir as benção de Deus. Mas quando as brechas não são tapadas e não há concertos há espaço para o inimigo trabalhar. Então precisamos perceber quais tipos de brechas ou trincos espirituais estão em nossas vidas. Precisamos perceber que tipos de pecados estamos guardando em nossas vidas, que com certeza serão brechas fatias para o inimigo de nossas almas. Neemias reparou o muro e tapou  as brechas. Assim deve ser a nossa atitude diante de Deus  concertar o que esta quebrado e tapar toda fresta dos muros espirituais.

Oração e Vigilância

 Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite. (4:9)

            Em meio a vida atarefada  e a eventos estressantes. Neemias nos permite sentir o pulsar de seu hábito de oração. Em nove ocasiões  Neemias lembrou suas palavras a Deus. Ele fazia  orações curtas e freqüentes. Quatro vezes disse pouco mais que estas palavras: Lembra-te de mim..Ó meu Deus ( 5:19,13:14,22,31). Embora fosse um líder claramente decidido., neemias praticou dependência de Deus. Quem faz boas obras neste mundo sempre encontrará oposição. Os inimigos de Jerusalém queriam que a cidade permanecesse em ruínas. Indignaram-se quando Neemias organizou o povo para reconstruir os muros. A principio escarneceram,depois ameaçaram e finalmente planejaram atacar. Cresceu a pressão para interromper o trabalho. Neemias orou contra as zombarias e ameaças. Ele confiou em Deus e pós uma  guarda de dia e de noite.
            As Escrituras contém exemplos de oportunidades em que Deus instruiu o povo a orar e apreciar de longe seu trabalho como  (em 2° Rs 19:35, quando Deus aniquilou um exercito que sitiava Jerusalém) Essas ocasiões são extremamente raras. Oração e fé são vitais, mas cumprir a nossa parte é também da maior importância.
            Como saber quando devemos  orar e agir ou apenas orar? A resposta é: mantenha-se em oração e Deus lhe mostrará. Neemias orava constante mente. Suas conversas contínua com Deus lhe forneciam discernimento para agir. As vezes, Deus dizia: “Eu cuido disso”. Outras: “Cuido disso”, mas peça ao povo para que coloque uma guarda. “Todos se sentirão melhor”.
            Independente do caso, você  o que fazer quando for capaz de perceber a orientação de Deus, como ocorreu como Neemias. Ele e o povo não chegaram a lutar, mas tiveram de preparar-se para a luta. As orações renovavam sua confiança em Deus; seus atos evidenciavam a disposição de permitir a ação de Deus, segundo sua vontade. Quer tivessem de lutar, quer não, eles não interromperiam a construção do muro, pois se  achavam sob as ordens de Deus.
            Tal motivação para Neemias e seus colaboradores, superavam qualquer tipo de tentativa hostil dos inimigos. Temos de mantermos-nos vigilantes, em oração e sempre pontas a seguir as orientações de Deus. Quando permanecermos em comunicação estreita com Ele, o Senhor nos mostrará como agir.

A Estratégia de Neemias

            Após Neemias perceber a intenção dos ataques de seus inimigos criou uma estratégia muito importante. Levantou o povo para orar e colocou guardas contra eles de dia e de noite. Aqui esta sem sombra de dúvida uma boa estratégia. A oração é o meio pelo qual alcançamos a vitória diante do inimigo. Sem oração não se vai a lugar nenhum. Sabemos que Neemias por várias vezes buscou a Deus em oração contra seus opositores e mais uma vez vemo-lo agora convocando o povo para orar e buscar a Deus pela vitória contra seus inimigos. Tem sido assim ao longo das décadas, homens e mulheres que venceram foram pessoas de oração. Sem a oração Deus não pode trabalhar contra seus inimigos.
            A oração é a alavanca que retira os obstáculos da nossas vidas, e foi assim na vida de neemias. A Bíblia Sagrada conta que Jesus Cristo foi  um homem de oração, mesmo sendo ele quem foi buscou a Deus em momentos mais difíceis da sua vida. E com certeza para  nós  também deve ser o e elo que nos liga a Deus. A oração é a chave que abrem  as portas fechadas e fecha  as porta do inferno que se levanta contra o verdadeiro cristão. A oração é o balsamo nas horas triste e amargo de cada um de nós. Não podemos parar de orar, porque sem a oração, somos frágeis diante do inimigo, e através da oração e chegamos diante de Deus um pouco mais fortalecidos, um pouco mais preparados para enfrentar as astutas ciladas do diabo. Em Efésios 6:10 diz a Bíblia: “Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder”. Só através da oração é que se fortalece o espírito, por isso a Bíblia recomenda “Orai cem cessar     (1° Tes. 5:17) . Mas orar só não basta, precisamos também vigiar. Jesus disse: “Vigiai e orai”..(Mc 14: 38). A oração é literalmente uma forma de vigilância, mas temos que apreender como vigiar, diante das astutas ciladas do  diabo.

1)      – Não durma em serviço. Esta é uma regra de vigilância. Todo vigilante que dorme em trabalho não esta apto a exercer seu trabalho.
2)      – Esteja sempre pronto para fazer seu trabalho. Mesmo que as vezes custe momentos difíceis, você não deve fazer seu trabalho com descaso.
3)      – Esteja sempre preparado pelo inesperado. Isso significa que diante das coisas imprevistas você sabe como sobre sair.
4)      – Seja sempre firme diante de tuas dificuldades. Para nós todo momentos de dificuldades as vezes parece como um sério problema. A principio achamos assim. Mas saiba que todas dificuldades  te fará capaz para enfrenta-las e ganharás mais experiências, fortalecimento e edificação.

Portanto a oração e vigilância faz parte da vida do cristão. Além disso é uma ordem Bíblica.

“Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e [vigiai] em oração” (1° Pe 4:7

 “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar”. (1° Pedro 5:8)

Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro. (4: 10)

            Sem dúvida Neemias e o povo já estavam trabalhando por mais ou menos 25 dias. O inimigo não cessava de perturbar o trabalho. Estratégias por parte do líder Neemias eram organizadas e o povo confiava em suas sábias decisões,avançavam com firmeza.
            Então disse Judá:... Esta pessoa por nome de Judá não é o filho de Jacó e nem a tribo de Judá, mas um individuo da tribo de Benjamim. O superintendente de uma parte de Jerusalém no tempo de Neemias (Ne 11:9).

“Desfalecem as forças dos carregadores e, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro.

Este foi um diagnóstico, sem dúvida péssimo para a construção do muro, que já estava na altura da metade. Os trabalhadores já estavam perdendo as forças e ainda tinham  muito escombro para carregar. A palavra foi enfática: Não dá para continuar o trabalho desta maneira. Precisamos fazer algo. Dois problemas estavam impedindo o avanço da construção. O primeiro referia-se a pessoas e o segundo referia-se a coisas materiais. O primeiro fala de gente e o segundo fala de coisas. Mas mesmo assim eram dois problemas. Vamos dar uma analisada  nos dois problemas:

1) – Desencorajamento:- “Desfalecem as forças dos carregadores”. Numa fabrica ou qualquer outro seguimento, quando as forças das pessoas começam a enfraquecer, as coisas começam  ir de mal a pior. A força  das pessoas é muito importante para que o resultado saia de acordo com a preparação do trabalho. Na vida cristã  não é diferente, quando o desanimo  afeta a pessoa a tendência é o enfraquecimento espiritual. Coisas neste gênero é normal numa guerra ou qualquer outro tipo de trabalho. E não foi diferente na construção em que Neemias estava realizando. O povo já estava trabalhando a vários dias e por certo, com as investidas do inimigo é natural que o desencorajamento e o desanimo tomasse conta das pessoas. É muito importante numa situação como esta o encorajamento, para que as pessoas tenham ânimo em seu trabalho. Ficar lamentando e resmungando não adianta e não fará o trabalho prosseguir. Uma palavra de encorajamento e de ânimo é meio mais certo para alcançar um bom resultado. Numa jornada de trabalho, em que as forças estão se acabando é muito importante um descanso para que as forças retornem renovadas. Nesse caso um tempo de descanso é muito importante. Na área espiritual, nosso descanso é braços e nas forças de Deus. A Bíblia recomenda:”Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. (Efésios 6:10).  E como se busca esta força que esta em Deus.

a) – Um descanso renova as forças. Descansar é confiar em Deus. Descansar é esperar em Deus. A bíblia diz em Isaias 40:31 o seguinte: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”. 
             
b) – Um viver de oração: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1° Pedro 5:7.

c) – Confiança na Palavra de Deus:  A Palavra de deve ser tudo para nossas vidas. ´E nela que temos que depositar nossa confiança. E ela é o balsamo para nossas vidas. A “bíblia diz que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho” Quando confiamos na palavra de Deus temos segurança por onde caminhamos e temos lâmpadas pra o nosso caminhar.

2) – Impedimentos:- Há muitos escombros e não poderemos edificar o muro. Quando há muito escombros em uma construção não se pode fazer muita coisa. A primeira coisa a fazer e tirar todos os entulhos e escombros e assim limpar o local de trabalho e dar seqüência na construção.
Na nossa vida espiritual  não é diferente. Precisamos tirar todo tipo de entulho que guardamos ao longo dos anos. Precisamos tirar  os escombros e assim Deus fará a obra que pretende realizar em nossas vidas. Que tipo de escombros temos guardados em nossos corações? Talvez a discórdia, o rancor, o ciúme, o medo, a desconfiança, o ódio, a ira, ou qualquer outro pecado da carne (Gl 5:19-21), poderá  impedir as bênçãos de Deus.
O impedimento pode resultar no retardamento da obra, ou a construção dos muros espirituais em nossas vidas. Deus não poderá fazer nada  enquanto não tirarmos todos os entulhos e escombros  das  nossas  vidas e só assim as  bênçãos virão. A Bíblia Sagrada fala-nos que o pecado faz separação entre Deus e o homem. Isto é o pecado é o impedimento para as bênçãos  de Deus. Então precisamos tirar todo entulhos  de nossas vidas e só assim Deus nos abençoará. Façamos isto; tiremos todos os impedimentos de nossos corações  e  Deus será conosco. A maneira de tirarmos os impedimentos e confessando os   nossos pecados. A Bíblia diz: Se andarmos na luz, como na luz ele esta, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus nos purificará de toda injustiça. (1° João 1:7 – 2:1) Este é o segredo, limpar o coração. Limpar significa purificar. E só o sangue de Jesus que tem este poder de purificação, sem isto não podemos ver as benção de Deus em nossas vidas.
Com toda a certeza nosso inimigo deseja que nossas vidas estejam com todo tipo de impedimento para que ele possa atuar.  O texto a seguir mostra-nos como eles são sutis e como desejam parar a obra de Deus em nossas vidas. Perceba:

“E os nossos inimigos disseram: Nada saberão nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos, e façamos cessar a obra.  Mas sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares de onde moram subirão contra nós”. (4:11-12).

Baseado neste texto podemos apreender 4 coisas que o inimigo de nossas almas tentara~]ao par impedir que continuemos a avançar na obra de Deus.Vejamos:

1° - Nada saberão e nem verão:- Aqui esta uma de suas sutilezas, fazer com que ninguém saiba de sua existência. Quanto menos pessoas  souberem de suas artimanhas, mais espaço ele ganha contra Deus. O diabo não quer que as pessoas saibam e vejam suas armadilhas. Esta é uma artimanha muito sutil. Porque muitas pessoas não percebem seus ataques e suas armadilhas.

2° - Até que entremos no meio deles:- Esta estratégia maligna é muita séria, porque o diabo se faz de anjo de luz, para enganar seus adeptos. Muitos não percebem que em muitas igrejas ele esta atuando em muitas pessoas. Das mais variadas maneiras ele fica no meio do povo, não se incomoda com liturgias e grandes trabalhos desde que para isso tenha ao seu alcance seus adeptos. A sutileza maligna no seio da igreja é terrível, porque todo tipo de problema pode surgir entre o povo.

3° - E os matemos:- Pode parecer forte demais esta intenção dos inimigos de Neemias. Mas é isto mesmo que o Diabo tem em mente. Matar,destruir e roubar (Jo:10:10). Neste caso a morte física é lucro para o diabo, mas terrível mesmo é a morte espiritual de um individuo. Se a pessoa morrer espiritualmente ela pode perder a salvação de sua alma, embora a perdão no sacrifício de Jesus, ela poderá morrer espiritualmente e fisicamente e isto é lucro para o diabo e seus anjos.

4° - Dez vezes nos disseram: De todos os lugares de onde moram subirão contra nós.:- Aqui esta a mais vil das artimanhas. Intimidar as pessoas com terror e medo. Jogando as pessoas umas contras as outras caluniando e fazendo intriga. Quando isto acontece, a pessoa se enfraquece e corre perigo. Dissensões e contendas também são criadas e ele ganha espaço na vida da pessoa. Note o texto: “dez vezes nos disseram”... Quantas palavras foram ditas para desanimar e destruir a força da batalha. É assim que o diabo age, com artimanhas, sutileza e intrigas .

A Colher e a Espada

 Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma; ( 4:17)

            Neemias organizou todo o povo e suas famílias, preparando-as com armas enquanto enfrentavam seus inimigos. A partir do versículo 13, ele além de organizar o povo para trabalhar também deu condições de se organizarem  preparando-os para enfrentar seus inimigos com  suas espadas, com suas lanças, com seus arcos. Desde aquele dia metade dos meus moços trabalhavam na obra.  Percebe-se também que a metade dos moços estavam preparados  para enfrentar o inimigos com,  lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.

            Cada um fazia a sua parte, Neemias animava o povo com palavras de animo (14) e ainda ajudava estando com eles no meio da construção do muro (15). Mas uma coisa importante também aconteceu. Houve momento em que precisavam estar com uma mão a ferramenta de trabalho e com a outra a espada (v.17).
            Temos aqui duas alegorias, uma ferramenta de trabalho, mais precisamente uma desempenadeira ou  colher de pedreiro e uma espada, arma pontiaguda para  defesa e de ataque. Vamos estudar esta duas alegorias:

1° - Ferramenta de trabalho - ( desempenadeira e a colher de pedreiro)

            Conhecida como trolha ( utensílio de madeira que   consta de uma pequena tábua, com uma das faces bem lisa e a outra provida de alça, de que serve o pedreiro para distribuir a massa de reboco que o pedreiro vai retirando com a colher). É uma  ferramenta muito usa pelos pedreiros para o seu trabalho. Com esta ferramenta o pedreiro conseguiu edificar sua construção.
            Esta ferramenta é  pode ser comparada a oração, que edifica cada momento em nossas vidas. Já fizemos vários comentários sobre a oração. Mas é suma importância compreender que não podemos de possuir esta preciosa ferramenta: Uma  vida de oração. Sem esta ferramenta fica difícel fazer qualquer tipo de trabalho para o Senhor. Ele estavam com uma das mão com ferramentas e com a outra empunhavam a espada, isto garantiam-lhe tranqüilidade para construir o muro

2° A espada – ( arma de ataque e defesa). A espada é o símbolo da Palavra de Deus  (Efésios 6:17). Precisamos manter uma vida de oração mais a leitura da palavra de Deus, sem a qual não poderemos vencer as astutas ciladas do inimigo.

Precisamos fazer como faziam os trabalhadores que estavam engajados na construção do muro: “  Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma;8 e cada um dos edificadores trazia a sua espada à cinta, e assim edificavam. E o que tocava a trombeta estava no meu lado.

Grande e Extensa e a Obra

Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro, longe uns dos outros. ( 4:19)

            A visão de Neemias era grande, assim como ele enxergava que a obra também era grande, assim também o trabalho a ser realizado era  grande e extensa. De forma que ele não podia parar de trabalhar, mas percebeu que o povo estava separado no muro e longe uns dos outros . Aqui está uma questão a ser abordada, porque muitas as vezes a obra que temos a realizar não anda é porque estamos fazendo exatamente como este texto bíblico.

1°) – Estamos  separados....

            Tudo que desejamos realizar em prol da obra de Deus, precisamos de uns aos outros. A união faz a força, mas o que vemos,  estamos separados uns dos outros. E isto tem causado sérios problemas em muitos lugares e igrejas. As pessoas estão mais preocupadas consigo mesma do que com a obra de Deus. Não damos mais o valor necessário em prol do reino de Deus. Estamos separados uns dos outros, cada qual em seu canto,  tentando fazer o que importante para si mesmo. Aos invés disto deixando a obra de Deus para outros. Quando  muitos não conseguem ver a necessidade da obra. Não percebem o sério problema que isto pode causar.  Neemias percebeu que o povo que construía os muros estavam separados uns dos outros.
Devemos perceber também que não podemos estar separados uns dos outros, porque isto pode trazer seqüências desastrosas para a obra de Deus e para nossas vidas. Precisamos se unir e estar juntos para realizar qualquer obra da parte de Deus. Salomão escreveu: “ Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.  Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.(Eclesiastes  4:9-12)
Sim! Com   ajuda de alguns podemos  fazer melhor o trabalho da obra de Deus, isto sem sombra de dúvida é o melhor para que obra seja realizada com mais força e determinação.

2°) – Longe  uns dos outros...

            Estar longe uns dos outros  tem sido uma péssima característica da igreja de Jesus nestes últimos tempos. Estamos separado uns dos outros e longe uns dos outros. Estamos preocupados com placas denominacionais, com  rótulos esternos, do que mesmo com a unidade do corpo. Falamos em união, mas estamos separados uns dos outros. Cada qual tentando vender o seu “peixe” ou seja o seu peixe, a sua placa de igreja,  a sua religião. “Venham  para minha igreja, porque lá Jesus habita, fora desta ou daquela denominação, você não vai entrar no céu”.
Estamos separados uns dos outros pelas denominações e outras tantas coisas. Mas chegará o dia em que o Sumo Pastor irá ajuntar suas ovelhas no aprisco e lá não haverá separação. Precisamos orar ao Pai das Luzes para quebrar o muro que esta separando as pessoas umas das outras. Só assim a obra de Deus vai ser completa.
Temos que ter a visão de Neemias que percebeu que as pessoas estavam trabalhando no muro, mas separadas umas das outras, longe umas das outras. Isto não é bom para o reino de Deus, e o diabo sabe disse é quer que as pessoas continue desta maneira, longe umas das outras e separadas  umas das outras. Não devemos esquecer que Jesus fez uma oração simples, mas de muito importância, veja o versículo de João 17:21:

“Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. O salmista diz:   Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! ( 133:1)

 Como as pessoas irão crer, se estamos separados, pregando um Jesus denominacional, ao invés de enfatizar a salvação Nele e somente Nele. Precisamos deixar os rótulos denominacionais e pregar Cristo e este crucificado e que vive pelos séculos dos séculos. Aleluia!

A Peleja é do Senhor

Em qualquer lugar em que ouvirdes o som da trombeta, ali vos ajuntareis conosco. O nosso Deus pelejará por nós ( 4:20)

            Quando amanhecia Neemias  e o povo ouvia o som do tocar da trombeta. Eles se reuniam e iam para o trabalho. O texto Bíblico diz que levantavam com a subida da alva e trabalhavam até o romper das estrelas (21), e povo e seu os moços, permaneciam a noite em Jerusalém para vigiar a noite, como guardas noturnos  e durante o dia continuavam na construção do muro (22). O sacrifício era muito grande a ponto de não abandonarem nem as suas roupas e ainda seguravam as suas armas de guerra.
            Neemias compreendia o grande sacrifício, mas sabia também que eles estavam numa grande guerra, embora trabalhavam com muito esforços, seus inimigos não queriam que eles acabassem a construção dos muros.  Neemias relembra o povo: Quando você ouvirem o som da trombeta, sejam unidos, porque  a peleja não é de vocês, mas do Senhor. Ele pelejará por nós.
Aqui  está  uma grande verdade, a luta pode  ser  muito grande mas  do Senhor é a peleja. Temos que confiar Nele, porque Ele sabe o que fazer, diante da guerra, diante da batalha. A luta é grande mas a vitória é maior ainda. Não temos que lutar sozinhos o Senhor esta conosco nesta guerra.
Quando ouvir o som da trombeta, saiba que o Senhor esta conosco e a peleja é do Senhor e Ele pelejará por nós.

 



 

 

IV – O CLAMOR  DO  POVO  E  A  CONSPIRAÇÃO  DO  INIMIGO


(Neemias 5: 1 – 5)

“Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos. Porque havia quem dizia: Nós, nossos filhos e nossas filhas, somos muitos; então tomemos trigo, para que comamos e vivamos. Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome. Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas. Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas”.

O Clamor do Povo

A construção do muro de Jerusalém estava indo muito bem, até que começaram rumores do povo. Segundo o relato Bíblico a frase mais comum é que: “havia quem dizia”. Esta frase é dita por três vezes em 5 versículo e acrescenta que o grande clamor do povo, foi bastante vulnerável, constituindo assim um sério problema para Neemias.
            A queixa dos judeus tinha fundamento, porque era bastante afligidos por condições que tinham tristes conseqüências. As condições ruins eram principalmente três:

a)      – A falta de casa, que resultou em pobreza;
b)      – Escassez de alimento, que resultou em dívida;
c)      – Impostos, que resultarão  em escravidão.

Percebemos que o inimigo usou de uma nova estratégia, fazendo com que o povo clamassem e o falatório não trouxeram  benefício nenhum para a construção do muro, pelo contrário estava retrocedendo a construção. Uma das coisas mais terríveis para a obra de Deus é quando certo grupo de pessoas começam a falatório  contra quem quer que seja dentro da igreja ou trabalho.
As  reclamações  do povo Judeu eram porque estavam necessitados  de alguma coisa e por causa disto  estavam murmurando e o clamor dos que “assim diziam” aumentava a ponto de Neemias ter que tomar algumas atitudes.
Todas as tentativas do inimigo por fora fracassaram, mas a tirania dos principais judeus operou a ruína por dentro. Onde se faz bom trabalho para Deus, as  dificuldades surgirão, mas o mal de dentro é mais perigoso do que a oposição de fora. Uma falta de unidade e harmonia entre o povo de Deus é fatal para a obra de Deus.
Neemias tratou energicamente da situação. Começou por ficar zangado (v.6) Porventura é bom ficar zangado? Paulo disse: “irai-vos e não pequeis” As vezes é rui não ficar calado. Então considerei comigo mesmo no meu coração (7). Depois pelejei com os nobres e os magistrados”.
De fato Neemias começa um trabalho de conscientização com o Judeus ricos e fala-lhe direto no assunto:
 “ Então consultei comigo mesmo; depois contendi com do nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Estais tomando juros, cada um de seu irmão. E ajuntei contra eles uma grande assembléia. (7)

            Depois da repreensão dos ricos,  uma Assembléia foi organizada, o assunto foi colocado em pauta e muitas discussão foram  levantada, mas a dificuldade foi sanada e o povo resolveram suas questões . Os pobres deixaram de pagar juros para com os ricos e a alimentação e moradia foram conquistadas por todos. Neemias levou o povo mais ricos a fazer juramento (concerto) perante Deus e no final toda congregação disse Amém e louvaram ao Senhor; e o povo fez conforme esta palavra.
            Nem sempre o mal se conserta tão rapidamente como nestes capitulo. A firmeza e prontidão de Neemias são dignas de reparo. Um homem bem pode ser positivo, quando sabe que tem razão. E  esta foi a razão que fez de Neemias mais uma vez vitorioso diante de um problema, ele sabia que estava certo e tinha razão de fazer o que era certo.

A Conspiração

1) - Os inimigos conspiram contra e intimidam Neemias

 Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?  E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi. Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;  E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gesem diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;  E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.  Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.


Veja o procedimento dos inimigos de Neemias:

Sucedeu  que ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe e o resto de nossos inimigos....

Temos que tomar muito cuidado pois nossos inimigos estão nos ouvindo e vendo a cada atitude e palavras. E com certeza por aquilo que fazemos, eles saberão como agir em nossas vidas. O diabo não pode ler os pensamentos humanos, pois eles não possui os atributos de Deus, mas podem ouvir o que falamos e com isso tomam liberdade para agir. Sua ação e táticas são demonstrada também por aquilo que criam como armadilhas e laços para cairmos em suas mãos. Veja o procedimento do inimigo:

1°) – Convidam para uma conferência.  (v.2) Um convite repetido por 4 vezes (v4). Com alguns podemos conferenciar e consultar. Com os inimigos, nem conversar e manter um dialogo de amizade. Veja o que eles queriam: “Porém intentavam fazer-me mal” (v2).

2°) – Escrevem uma carta aberta. (v 5). Esta carta aberta estava cheias de calunias e citam as palavras de Gesem (6). Mandar uma carta aberta era um insulto a uma pessoa da qualidade de neemias. No Oriente, as cartas para os governadores deveriam ir em bolsa de seda e lacradas.

3°) – Uma  sugestão de traição e maus desígnios: “que tu farás rei” (6). É muito fácil imputar motivos maus, mas é muito difícel prova-los.

4°) – Uma tentava de intimidação. (9 - 13). Isso por empregar falsos profetas e a profetiza Noadias (14). Esta tem sido uma das coisas mais sutis de Satanás nestes últimos tempos, tenta a pessoa a se  intimidar e não fazer o que lhe esta proposto pelo Senhor.

“ Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se       efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. (V 9)

 Os inimigos de Neemias fizeram várias tentativas para persuadi-los a parar a construção do muro. Algumas vezes mostraram-se “amigos”, mas seus planos  eram de mata-los,  contudo Neemias não se esmoreceu e nem foi conversar com eles porque dizia: “estou fazendo uma grande obra e não posso parar” (3). Quando os  inimigos  perceberam  que não havia mais brechas, organizaram-se para tentar causar alguma brecha convidando-os para conversar e se reunirem  para um bate-papo  e assim parar a construção do muro.
Em nossas vidas não pode haver nenhuma brecha,caso assim aconteça são portas abertas para a entrada do inimigo de nossas almas. Ele tentaram atemorizar, criar pânico e assim dirão: “As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Mas precisamos agir como Neemias orar a Deus dizendo: “Senhor Fortalece minhas mãos”. Percebe-se que no texto ainda não haviam colocado as portas nos portais, isso significa que as portas devem ser coladas no tempo certo e então uma vez colocadas elas irão se abrir e fechar, como entrada e saída. Em nossas vidas Deus abre porta e a porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que ele fecha ninguém abre. (Ap. 3:7 - 8)

Subornaram Um Profeta

Texto de Neemias 6:10 -15

“E  percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.  Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.  Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me”.

            A construção já estava no final, muitas das opressões causado pelo inimigo, tiveram efeito contrários na vida de muitos dos amigos e irmãos de Neemias. Mas de todas as investidas, ele permaneceu firme não esmoreceu suas forças. Mas como uma de suas táticas finais o inimigo tentou com mais um argumento destruir e fazer com não terminassem a construção, subornaram profetas falsos que falariam palavras de temor e medo (falando que ele iria morrer). Esse profeta de nome Semaías foi um dos adversário de Neemias, que foi subornado a dizer profecias e intimidar a Neemias
Para se esconder-se  no templo, que seus inimigos iriam mata-los.

“ E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te”.

            Mas diante de tão grande pressão, Neemias não se intimidou e nem se acovardou, mesmo sabendo que sua vida estava em risco, permaneceu firme diante das acusações e ameaças. Veja o que ela fala:

Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. (11)


“Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me”. (v. 14)


Percebendo as intenções que não era de Deus, mas de seus inimigos, “Tobias e de Sambalate”, permanece firme diante das dificuldades e continua com seu propósito de acabar a construção do muro de Jerusalém, o que fez no prazo de 52  (cinqüenta e dois) .

 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias. (15)


Última  Lição

            Quando Neemias viu que a obra da construção do muro estava terminada pode aliviar tranqüilo, porque seu alvo fora conquistado. Mas ele sabia que construir só os muros não bastava, precisava ainda fazer muitas coisas em prol de seus irmão e de seu povo. A lição que aprendemos com o termino da construção são muitas, mas não podemos de deixar de notar uma lição muito importante. Terminar  de fazer  o que se começou. Vamos analisar do ponto de vista da construção desde o inicio, quais foram a perspectivas de Neemias para chegar ao fim da construção num prazo de 52 dias.

1°) – Neemias sabia que sua tarefa era difícel, mas estava disposto a enfrenta-las. Ne. 1: 2-3)

            Quando alguma coisa ou tarefa for colocada em nossas mãos par fazer ou  para ser realizado, não podemos nos esmorecer e nem desanimar diante de nossos obstáculos. Com certeza os obstáculo irão surgir, mas devemos enfrenta-los e avançar até alcançar o objetivo.
 A oposição fará de tudo para que não terminemos a nossa tarefa. Mas  se confiarmos nas promessas de Deus e no nosso potencial  com certeza faremos com que tudo possa ser realizado. Independente de qualquer coisa nossos esforços é chave mestra para a realização do trabalho.
O objetivo pode ser conquistado desde que empenhamos todo o esforço necessário para que a tarefa seja cumprida. O Senhor nosso Deus deseja ver este esforço e a tarefa ser cumprida, para que o Nome dele seja glorificado. Devemos estar disposto a enfrentar todo tipo de peripécias que possam surgia diante desta tarefa.
Nossos inimigos  farão de tudo para que sejamos desanimado e abandonemos a  tarefa. Mas se estivermos disposto ir até o fim conseguiremos fazer a tarefa e conquistaremos a vitória no trabalho almejado.

 2°) – Neemias sabia que precisa ter a visão do trabalho e de muita perseverança. (Ne 2:12-16)

Visão e perseverança são duas coisas que não pode faltar, para quem deseja conquistar seu alvo. Tudo depende da visão de como enxergar  sua perspectivas. Se compreender que tudo pode ser feito com determinação, a visão no alvo fará que conquiste seu alvo. Se for uma pessoa negativa e pessimista e sem visão, por mais que deseje, não conseguirá alcançar o alvo.
 Neemias não era pessimista e sabia de seu alvo. Tinha visão do trabalho e quando precisou saber mais sobre o que fazer, andou de noite olhando mais de perto como fazer e a ninguém comentou sobre suas decisões. A visão e determinação fizeram com que ele alcançasse seus objetivos, mesmo que seus inimigos tentassem para-lo, não retrocedeu pelo contrário foi até o fim. Perseverou e conquistou sua vitória. Assim devemos fazer. Ter a visão e ter determinação faz com que alcancemos a vitória diante de nossos inimigos.

 3°) – Neemias sabia como conquistar a vitória através da oração -  (Ne 6: 3 - 14 ) 
           
            Durante os meses que se seguiram neemias não poupou forças e juntamente com seus amigos e irmãos fez o trabalho que lhe estava em seus ombros. Nada fez sozinho, sempre com auxilio de seus companheiros. Por muitas  vezes seus inimigo investiram pesado, para tentar para-lo, mas ele sabia como conquistar a sua vitória.
Vemos Neemias, um homem com muita sabedoria, mas também um homem que diante das suas dificuldades buscava socorro em Deus. Sua vida de oração e narrada em muitos de seus episódios. A confiança no Deus Javé  fez de Neemias um vencedor, que durante muitas vezes,  em orações  busca conforto e sabedoria,  diante das pressões de seus inimigos.
Neemias sabia que lutar sozinho seria muito difícel, então contou com o apoio de seus amigos, mas de tudo ele sabia que podia contar com o apoio de Deus em sua vida e isto fez dele um grande vencedor, quando com 52 dias terminou a construção do muro. Para alguns uma tarefa impossível,  mas para  ele era real, sabia que Deus daria forças em suas mão para fazer a obra.
E em algumas vezes pediu forças em suas mãos para terminar (Ne 6:9) E quando seus inimigos queriam dialogar e impedir de ele trabalhar ele dizia: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco”?
Neemias foi um homem de fé e com certeza  pode fazer sua obra na confiança de Deus provedor e com muita  oração alcançou seus objetivos. E Deus pode ser glorificado na vida deste valente e determinado homem de Deus. Mas a obra continua e desejamos ter proezas em nossas vidas precisamos ser como Neemias um homem de oração.

Quando tivermos um chamado para realizar alguma coisa para Deus, ou mesmo uma tarefa, a ser realizada estas três coisas precisam ser colocadas em práticas em nossas vidas. 1º Mesmo que a tarefa seja difícel, precisamos estar disposto a pagar o preço e faze-la. 2° A visão e determinação são importantes na realização da tarefa, sem estas duas razões não conseguiremos faze-la. É Deus quem dá a visão, mas também da capacidade de determinação para fazermos o que for preciso. 3° E sem uma vida de oração na confiança em Deus, não podemos fazer o que nos esta proposto, embora muitos asso o fazem, mas acabam fracassando e nunca chegam em seus alvo.
Tenhamos por experiência a vida de Neemias que lutou  e enfrentou inimigo, calunias, mas com tudo não perdeu seu alvo de vista, venceu construindo os muros num período de 52  dias, tirando escombros,  entulhos, lixo, mas deixando um legado na história do povo de Israel.
 Neemias o homem de oração e de confiança em Deus, que deixou seu trabalho de confiança  ao lado do rei Artaxerxes  para ser o servo do Reis dos Reis e Senhor dos Senhores Jesus Cristo de Nazaré.

Fim do Capitulo 6


V – NEEMIAS RESTAURA A LEITURA  DO  LIVO DA LEI


TEXTO: NEEMIAS 7: 1- 4

Neemias estabelece guardas

“Sucedeu que, depois que o muro foi edificado, eu levantei as portas; e foram estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas. Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, líder da fortaleza, em Jerusalém; porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos. E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça, e enquanto os que assistirem ali permanecerem, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa. E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas”.

            Com a leitura deste texto percebemos  que neemias faz 5 coisas:

1°) – Explica a conclusão da edificação do muro.
2°) – Termina a construção das portas e coloca os porteiros em cada porta.
3°) – Prepara os cantores e os levitas.
4º) – Coloca um líder na fortaleza – Este era fiel e temente a Deus.
5°) – Ordena uma guarda, com ordem expressas de abrir e fecha-las.

            Com tudo Neemias deixa claro também que na construção precisava ainda terminar as edificações das casas, mas que o povo era muito pouco e havia muito espaço para se trabalhar. E assim na seqüência do capitulo notamos que Neemias acha o livro das relação  dos que primeiro vieram a Jerusalém (7:5) o livro da  genealogia. Deus coloca no seu coração reunir os nobres e magistrados com uma direção imediata de Deus para fazer este relatório. Tais listas de nomes têm um interesse muito positivo para as pessoas nomeadas. E nós apreendemos a convivência do fazer tudo “com ordem e decência”. (1° Cor. 14: 40)  Neemias 7:5 –73).


ESDRAS – O  SACERDOTE  E ESCRIBA.


Neemias 8:  5 – 6

 “E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra”.


            O Sacerdote era alguém que intercedia a Deus diante do povo. O escriba (grammateús) era uma espécie de secretário, ou chanceler (Mt 19:35), geralmente é um judeu versado no Tora (livro da lei) Mt 2:4, e um sábio 1° Cor. 1:20.  No inicio eram burocratas antigos de um sistema de escrita para melhorar a administração, por volta do III milênio a.C.. Sua função era simplesmente escrever. E aqueles  de atuação  judicial tinham  função pública (Esd 8:1.
O sacerdote, que ra escriba ou mestre costumava ser conhecido por “pai”  (Jz 17:10;18:19).
Esdras como escriba interessou-se pelo trabalho de compilação das Escrituras (Esd. 7:10-11)

            A  história de Esdras começa quando o rei persa Artaxerxes no ano 458,resolve envia-lo para Jerusalém com o fito de organizar a coletânea de leis,  e sanciona-las com penas estatais, ensina-las ao povo e instalar administradores e juizes por todo o Judá ( Ed 7). Assim que ele chega a Jerusalém, os relatos afirmam que ele teve que resolver uma questão sobre casamento mistos que havia entre o povo (Esd 9-10). Depois disso, há uma pausa na história de Esdras, que é retomada treze anos depois a partir de Neemias 8, com a restauração da Lei por Esdras, uma confissão (Ne 9) e o juramento de obediência à lei por todo o povo. Isso significa provavelmente que o papel de Esdras nessa reforma política de neemias, era promulgar a lei e coloca-la novamente  em prática pelo povo.
            Quando Neemias chegou a Jerusalém e reparou seus muros, Esdras tomou a direção do serviço religioso, lendo a lei de Moisés ao povo (Nee 8) Segundo o historiador Josefo, contemporâneo da época.  Esdras morreu no tempo em que Eliasibe assumiu as funções de sumo sacerdote.  


ESDRAS LÊ A LEI DIANTE DO POVO

Este capítulo é o grande clássico sobre a leitura da Bíblia. Sabemos que a “fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus”, de maneira que ouvir a Palavra de Deus é o começo de toda a vida espiritual. E isso traz seu fruto em santidade de vida por isso o Senhor Jesus orou “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Consideraremos três questão:

1°) – A Maneira de Ler:-   Esdras reuniu “todos os sábios para ouvirem”. (V 2). Primeiramente guiou-os em oração, e todo povo disse “Amém” (v. 6). Então leu “declarando e explicando o sentido” (v.8), de maneira que todos pudessem ouvir bem. A boa e clara leitura da Palavra ainda hoje traz muito proveito. “Ele explicou o sentido” para que não somente ouvissem, mas compreendessem também. Ele leu de modo que entendessem a leitura. ( v8). Podemos crer que ele explicou as palavras difíceis.

2° - O  Resultado de ler:- O resultado da leitura foi tristeza e vergonha, e convicção de pecado, mas Esdras e Neemias ordenaram ao povo que não chorassem, mas que regozijasse.

3°) – O fruto de ouvir a Palavra:- Foi a obediência (17). Depois de apreender a vontade de Deus com respeito  festa do Tabernáculo, o povo logo tratou de pôr em prática o ensino. Em conseqüência “houve grande mui alegria.
A leitura da palavra continuou de dia em dia (v 18), “porque nunca fizera assim,...desde os dias de Josué (v 17). Isto não quer dizer que a festa do Tabernáculo não tinha sido observada de qualquer maneira (2° Cron. 8:13 – ed 3:4), e sim que o povo não a tinha observado devidamente”

Que lição aprendemos destes textos: Pelo menos três coisas. Vejamos:

1) – Quando Esdras convoca o povo na praça enfrente a porta das águas, todos comparecem para ouvir a leitura do Livro da Lei. Desde de manhã bem cedo até ao meio dia ficaram em pé,  e o povo estava atento ao livro da Lei. (.3) – Ficar a tento a leitura da Palavra é a primeira grande lição.
Ficaram em pé, é a segunda lição,significando total reverência a Palavra de Deus é a segunda lição.(v. 5). Ser perseverante, compreendendo a leitura da Palavra de Deus, e quando for bem ensinada e explicada, trará bons resultado na vida de quem ouve. (v.17). Esdras louvou ao Senhor e todo povo respondeu. Amém -Amém

A Palavra de Deus.

A Palavra de Deus (escrita e falada) deve ser procurada como um tesouro escondido, que de tudo se faz para encontra-lo. A Palavra de Deus deve ser ensinada e apreendida por todas pessoas, porque Disse que Examinando as Escrituras terá nelas a vida Eterna (João 5:39). A Bíblia Sagrada responde a própria Bíblia e ela é comparada a uma poderosa espada de dois fios, que quando corta transpassa todo entendimento humano. Veja o texto : Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Isto é  a ação da Palavra de Deus comparada a uma espada poderosa de dois fios. Ela é muito mais que isto porque ela conhece toda intenção do coração humano. E dela mesma ela é comparada também a uma poderosa luz (Salmo 119:105 diz:  “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”, para aqueles que resistem a ação da palavra de Deus ela é compara a um martelo que esmiúça a pedra.
 Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?Jeremias 23:29, para  aqueles que estão sedentos no deserto desta vida ela é comparada a água purificadora, que limpa e santifica e mata a sede. João 15:3 “ Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” “ fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra. (Efésios 5:25-27).  Para os famintos ela é o pão que mata a fome e o doce mel que alimenta e que adoça a vida .“ Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.. (Sl 119:103)  Para aqueles que estão em campanha de evangelização a Palavra de Deus  é a semente, que pode dar fruto cem por um. “ É  pois, esta a parábola:  A  semente é a Palavra de Deus. (Lc 8:11 ). A palavra de Deus é muito importante para nossa vida, sem ela não podemos compreender a razão  de nossas existência.    

            E assim Neemias restaurou na vida do povo o propósito de ler o Livro da Lei e isto era feito todos os dias, depois que o Sacerdote Esdras deu instruções. Na Festa do Tabernáculo o povo fez cabanas, como estava Escrito no Livro da Lei, e durante o período da festa do Tabernáculo fizeram conforme tudo que estava escrito. (8:13 - 18)  Veja o texto:

“ E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria. E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito”. (Nee.8: 17-18)


A Palavra de Deus quando entra no coração humano começa a transforma-lo de modo que o homem percebe sua mudança. A medida que ela vai tomando forma na vida da pessoa Deus começa restaurar  a vida do homem. Onde havia ódio e ressentimento, Deus coloca amor alegria, assim a a Palavra de Deus vai mudando a vida do homem e Deus por intermédio de sua Palavra vai  derramando todas as benção que o homem precisa e Ele o Senhor é glorificado. Jesus disse:  Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17. Além  da santificação a limpeza pela palavra é coisa certa na vida do homem. Deus conhece cada um e assim faz para ser Glorificado.




ARREPENDIMENTO E CONFIÇÃO  DE  PECADO


Neemias 9: 1 – 3

“E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. E a descendência de Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram confissão pelos seus pecados e pelas iniqüidades de seus pais. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus”.

No capítulo 8: 9-12 os chefes exortaram o povo a reprimir a sua tristeza e a regozijar-se, isso era para estar de acordo com a Festa dos Tabernáculos que iam celebrar, mas não era para banir o espírito de arrependimento que o comovia. Agora que a festa acabara, o espírito de arrependimento volta, e segue-se um jejum. Segue a oração dos levitas, que têm três divisões: adoração (5; 6), recordação ( 7- 31) , petição  - (32-38).


1) – A Adoração:- (5 – 7) -  A maneira dos levitas adorar a Deus é interessante. Veja o texto:

“Levantais-vos e bendizei ao Senhor, vosso Deus,de eternidade em eternidade;ora bendigam  o nome da tua glória, que esta levantado sobre toda benção  e louvor.  Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora”.

            O louvor é a parte mais importante que uma pessoa pode fazer em relação a igreja, ministério ou momento pessoal. Deus convida a todas vir louva-lo, pois  só ele é digno de louvor e sem esta adoração não estaremos  em perfeitas condições. Jesus disse que o Pai procura adoradores, mas que este o adorem em espírito em verdade. ( João 4:24)

2) – Recordação:- ( 7 – 31). Quando os levitas começam a adorar a Deus também recordam das maravilhas que o Senhor Deus fez na vida do povo de Israel durante o Êxodo, e quantas vezes eles falharam, mas que mesmo assim as misericórdias de Deus estiveram presentes sempre na vida do povo. Ele recordam como a bondade de Deus para com eles eram grandes. E Deus sempre faz assim, permite que homem tenha sua queda mas também o Senhor levanta e restaura a vida do homem.

“ Na parte mais longa , a recordação prevalecem: a bondade de Deus e o pecado do povo. Depois do relatório impressionante nos versículos 7 – 15, segue um “porém”, no versículo 16 e uma confissão da perversidade de Israel. Em seguida, no versículo 17, vemos outra mudança de pensamento com as palavras: “Porém, tu, ó Deus perdoador...” .  Mais adiante (26), lemos:”Porém”, e no versículo 27. Pelo que... No versículo 30 “Porém... . Em 31 “mas..”. Os “próprios juízos de Deus são misericórdias com o propósito de salvar seu povo dos seus pecados”.

 3) – Petição:-

A petição do povo é algo comum na vida de Israel. A Bíblia nos ensina a pedir e muitas das vezes não recebemos as benção de Deus porque pedimos mal para gastardes em nossos próprios deleites. Mas a palavra de Deus no adverte para pedirmos segundo a vontade de Deus e quando pedir, peça em nome do Senhor Jesus. Em Mateus 20:21 diz que tudo o que pedirmos nas oração crendo recebereis. E esta é a vontade Deus que saibamos pedir. A palavra de Deus diz: Pedir dar-se-vos-a buscai e a achareis e quando pedirdes peça em nome do Senhor Jesus.


Arrependimento

            A palavra “arrependimento”  vem de sua origem grega, que significa “metanoia”, que quer dizer, “mudança de direção”. Esta mudança esta embutida numa nova vida. Ou seja deixar os erros para traz e começar tudo de novo, em outras palavras dar meia volta e ser uma nova criatura.
            Esta mudança de vida começa quando o individuo reconhece seus erros e toma uma nova direção fazendo totalmente o contrário que se fazia.
            Veja o texto em análise: “... ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. E a descendência de Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram confissão pelos seus pecados e pelas iniqüidades de seus pais. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus”.

            Veja bem, jejuaram como um modo de arrependimento, apartaram se dos estrangeiros, puseram-se em pé,  leram o livro da lei do Senhor, depois fizeram confissão e adoram o Senhor. Tudo isto esta  embasado no fato de que se arrependeram e passaram a buscar o Senhor.
            E esta deve ser nossa atitude diante de um problema de origem de pecado, reconhecer o erro, em segundo lugar confessa-lo e por último abandona-lo. O texto de Provérbios 28:13, enfatiza estas características : “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Confissão de Pecado

            A confissão de pecado esta diretamente ligado desde os primeiros momentos do Jd do Éden, quando Deus chamou por Adão e questionou suas  atitudes de desobediências, e ele por sua vez jogou a culpa na sua mulher Eva, esta também jogou sua culpa na serpente (Ge. 3) A confissão baseia-se no fato de a pessoa errar, mas diante de Deus confessar o seu erro e não culpar terceiros. E a palavra de Deus diz “Se confessarmos o pecado ele é fiel e justo para perdoar todos os pecados”, porém “estas coisas foram escritas para que não pequeis, mas se pecar temos um advogado diante do pai Jesus Cristo o justo é ele é fiel para perdoar os pecados”. ( 1º João 1:9 – 2:1)

Quais são as regras para a confissão de pecado. Nenhuma regra existe para isto, mas a pessoa de vê ser sincera em relação a suas atitudes. Confessar de coração e não somente de boca. Tudo pecado confessado de coração é perdoado e purificado: Veja o texto: “mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.(1° João 1:7).
Portanto basta confessarmos o pecado e abandona-lo, numa atitude mudança de vida o Senhor com certeza mudará cada atitude negativa que possamos ter cometido. Porque a Palavra de Deus diz: Que Ele é fiel e justo para perdoar todos os pecados.




OS NOMES DO QUE SELARAM O CONCERTO

           
E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento, Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos”( Ne 10: 28 – 29)


Do capítulo 10 ao 12 vemos os nomes registrado com tanto cuidado nos livros sagrados, parecem ter pouca significação para nós hoje, salvo que nos fazem pensar que Deus faz questão de anotar, certos nomes no seu livro; e isso, ao menos para as pessoas registradas, bem pode ter algum interesse. Quando encontramos na Bíblia algum trecho que nos parece ter pouco valor imediato, devemos reconhecer que para algumas pessoas em algum tempo a sua importância podia ter sido bastante evidente.


ABUSOS CORRIGIDOS

“ Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção”.( Nee 13:1-2)


            Depois de 12 anos como Governador de Jerusalém (444 – 432 a.C). Neemias para cumprir a sua palavra, voltou a Susã e, segundo parece, foi outra vez a Jerusalém no ano seguinte (6).
            Na sua volta ele achou que a aliança, tão somente ratificada, havia sido transgredida, e imediatamente tratou de corrigir os abusos. Cinco desses abusos aparecem neste capítulo:

1) – Aliança Ilícita (1-3). Um perigo para a igreja ainda hoje é a fraternidade com o mundo descrente, e o jugo desigual no matrimônio.

2) – Profanação do Templo (4-9).Hoje não existe mais o  templo em Jerusalém, mas é possível ao crente profanar outro templo de Deus, que é seu próprio corpo, que é o templo do Espírito Santo , ( 1° Cor.3:16-17 e 6:19)

3) – Sustento do Ministério Descuidado, (10 –14). E ainda hoje os que dão todo o seu tempo ao serviço do Evangelho necessitam ser sustentado com os “dízimos do grão e do mosto e do azeite (12).

4) – A Profanação do Sábado ( 18 – 32). Na aliança do capítulo 10, um dos compromissos foi a guarda do Sábado, mas agora vemos o povo fazendo precisamente o que prometeu  não fazer (v.16) Hoje embora o crente não esteja sob qualquer lei, ele deve resolver consigo ( e com Deus) se há de considerar um dia mais  santo do que outros (Rm 14:5), para nele dedicar-se ao serviço do Senhor.

5) -  Casamentos com Pagãs – jugo desigual ( 23 - 28):-Aqui diz neemias “(25) -  E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos”.

            Neste texto vemos um meio enérgico para corrigir os transgressores, embora não seja desta forma isto significa que não podemos deixar de corrigir o erro. A quem diga que as crianças travessas não devem ser corrigidas, mas Palavra de Deus garante que Deus corrige o filho que ama, e da criança não deve retirar  a vara. (deixar de corrigir).

“Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a [vara], nem por isso morrerá
“Tu a fustigarás com a [vara] e livrarás a sua alma do Seol”. (Provérbios 23: 13 – 14)


CONCLUSÂO

            Chagamos ao final do estudo do livro de Neemias. Vimos nestas poucas palavras o quanto ele foi dedicado na sua missão de restaurar os muros de Jerusalém. Deus com certeza colocou sua história na Sua Palavra para que em todos os tempo apreendamos  lições importantes no reino de Deus.
            Com a vida de Neemias apreendemos que não podemos  parar de fazer o que Deus colocar em nossas mãos, mesmo que enfrentando todo tipo de obstáculos no final de tudo vale pena ter lutado.
            A vitória é daqueles que perseverar em seguir a  sua carreia que lhe esta proposta, mesmo enfrentando todo tipo de dificuldade, sabendo que depois da peleja a vitória é certa.
            Nossa luta não é vão no Senhor, porque ele nos dará uma coroa ao que vencer e todo trabalho não é vão no Senhor, porque a vossa obra terá uma recompensa.

 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.(1º Cor. 15:57-58)


 Bibliografia


  • Dicionário Bíblico Universal Buckland –Editora Vida – ano  1981
  • Dicionário da Bíblia John D. Davi – 13° Edição – Juerp – ano 1985
  • Dicionário Bíblico – João Batista Ribeiro Santos – Editora Didática Paulista – ano 2006
  • Pequena Enciclopédia da Bíblia – O. S.Boyer = 13° edição – ano 1986
  • Bíblia de Estudo de S.E. Mcnair – CPAD - 2206
  • Bíblia de Estudo Thompson
  • Enciclopédia Ilustrada da Editora Paulinas.
  • Mapa 1: Jerusalém no Tempo do Novo Testamento – (Página 656)
Dicionário da Bíblia John D. Davi – 13° Edição – Juerp – ano 1985
  • Mapa 2: Jerusalém nos dias de Davi e Salomão (Página 648 )
Dicionário da Bíblia John D. Davi – 13° Edição – Juerp – ano 1985
  • Mapa 3: Jerusalém nos Tempos do Velho Testamento
Bíblia Edições Vida Nova
  • Mapa 4: Bíblia de Estudo de S.E. Mcnair – CPAD – 2206
  • Toca a Trombeta em Sião – David Wilkerson – 1988 - CPAD
 http://mensagemdopoeta1.no.comunidades.net